seta

815 postagens no blog

Marechal Deodoro lidera número de picadas de cobra

17/07/2020 11:14

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), como referência para tratamento de acidentes ofídicos no estado, recebeu do início do ano até hoje (16/07), 105 casos de picadas de serpentes. Os dados apontam o município de Marechal Deodoro como o primeiro em número de ataques.

Os casos mais comuns são de empeçonhamentos por picadas de jararaca, com 48 casos em 2020. As cobras não peçonhentas vêm em segundo lugar em número de ataques com 37 casos.

A cascavel aparece em terceiro lugar com 15 casos, seguida da coral-verdadeira com 4 ataques. A surucucu foi responsável por uma única picada.

Em 2020, Marechal Deodoro desponta como o município de Alagoas com maior número de casos atendidos pelo Hospital Helvio Auto, com 13 ataques de cobras venenosas, 11 deles causados por jararaca.

A cidade de São Miguel dos Campos está em segundo lugar, com 7 casos; 6 pessoas picadas por jararaca e 1 por serpente não peçonhenta. Já Maragogi aparece como o município com o maior número de ataques de Cascavel, com 3 casos.

Ao ser picado por qualquer cobra, é imprescindível procurar socorro médico imediatamente. "As pessoas que são acometidas por ataques de serpentes não devem recorrer a crenças populares como passar fumo, espremer, utilizar torniquetes e outros. Devem procurar o serviço médico de saúde mais próximo, para administração do soro correspondente o quanto antes”, explicou a infectologista Luciana Pacheco.

O Hospital Helvio Auto dispõe de quatro tipos de soros diferentes para administração em pacientes de acordo com a espécie de serpentes, que são as mais comuns da fauna de nossa região: jararaca, cascavel, coral-verdadeira e surucucu.

Além do Hospital Escola Dr. Helvio Auto, por uma questão de rapidez e logística, outras unidades no interior do estado também dispõem de soros antiofídicos, como em Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios e Arapiraca.

Ao serem picadas, muitas pessoas trazem o animal vivo ou morto ao hospital para os especialistas identificá-lo, mas Dra. Luciana alerta que esta prática não é necessária: “as manifestações clínicas são soberanas, por meio dos sintomas nós sabemos qual tipo de veneno foi inoculado e qual a serpente responsável, não é necessário correr mais riscos para trazer o animal”, concluiu. 

Por 

Ana Paula Tenório
Assessoria de Comunicação Hospital Escola Dr. Helvio Auto

Jornalista MTE 912/AL, Pós-graduada em Comunicação Empresarial

seta

Santa Luzia do Norte terá caixa eletrônico do Banco24Horas

17/07/2020 11:03

Santa Luzia do Norte, 16 de julho de 2020 - O Banco24Horas chega a Santa Luzia do Norte, em Alagoas. O caixa eletrônico multibanco pode ser encontrado na Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Norte, localizado na Rua Estevão Protomartir de Brito, 84 - Lot. Benedito Mascarenhas. Agora, os moradores e visitantes da cidade podem contar com mais facilidade e comodidade para realizar operações bancárias.

No Banco24Horas, a população tem acesso a saques, consultas de saldo, emissão de extrato, pagamento de contas, a possibilidade de sacar o "coronavoucher", entre outras transações, sem pagar nada a mais por isso. São mais de 100 instituições financeiras conectadas em um único ponto de atendimento. Entre eles estão Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander.
 

Mais de 23 mil Banco24Horas podem ser encontrados em locais como supermercados, padarias, shoppings e postos de gasolina em todo o Brasil. Eles contribuem para o acesso da população bancarizada, desenvolvimento das cidades e aumento do fluxo de clientes e de vendas nos locais em que estão presentes. Os caixas eletrônicos ficam disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana (conforme o horário de funcionamento dos estabelecimentos onde estão instalados).
 

Isenção de tarifas no Banco24Horas
 

O cliente bancário de conta corrente pessoa física conta com saques sem tarifa todos os meses no Banco24Horas. O número de saques é definido no momento da contratação do pacote mensal da conta pelo cliente com sua instituição. Para aqueles que não contrataram um pacote, o Banco Central, por meio da resolução 3.919/2010, determina o benefício de 4 saques sem tarifa por mês, considerando a soma das operações realizadas nos canais do banco e no Banco24Horas.
 

Mais informações no site: http://www.banco24horas.com.br/para-voce/tarifas.
 

Sobre a TecBan
Há 37 anos, a TecBan oferece soluções inovadoras de autoatendimento por meio de um modelo de economia compartilhada, cujo objetivo é criar valor para toda a sociedade. Nos últimos 10 anos, foram investidos R﹩ 3 bilhões para promover o acesso a serviços financeiros a todas as classes sociais, em todos os estados do Brasil.
 

A TecBan também possui um pacote completo de serviços por meio de soluções criadas com o objetivo de atender às constantes evoluções do mercado e às necessidades das instituições financeiras, estabelecimentos comerciais e consumidores. Produtos como o HubDigital, Saque Digital, Open Banking e Transferências Instantâneas P2P, +Varejo Banco24Horas, Mídia Banco24Horas, Switch Interbancário BlockChain, LinkBooster TBNet, SmartSecurity TBNet, AlwaysOn TBNet e Espaço Multibanco atendem a 140 milhões de pessoas, anualmente, em todo o país.

seta

Matriz de Camaragibe

10/07/2020 12:39

A Justiça Eleitoral reconheceu a legalidade de pesquisa de opinião que aponta liderança do pré-candidato, Fernando Cavalcante, à prefeitura de Matriz de Camaragibe. A decisão foi publicada nesta terça-feira (7) pela 12ª Zona Eleitoral de Passo de Camaragibe.


Na decisão, o magistrado reitera que o formulário de pesquisa elaborado pelo Instituto DataSensus não visava beneficiar nenhum dos candidatos e nem influenciar a opinião dos eleitores.

A decisão reafirma que há várias formas de se elaborar licitamente um questionário e o simples fato de que não há menção expressa de que poderiam ser escolhidos mais de um candidato pelo eleitor não é capaz de gerar prejuízos ou a manipulação dos resultados.

Dessa forma, a Justiça Eleitoral deixa claro que o Partido Social Cristão (PSC) e o Instituto TDL Pesquisa & Marketing tentaram induzir os magistrados e a população do município, deturpando o acesso à informação correta. Além disso, o magistrado reconhece que o TDL tem interesse na manipulação das informações, pois já havia elaborado pesquisa no município.

Portanto, a diferença de resultados das pesquisas faz com que o Instituto TDL tenha interesse em comprovar que seu método é melhor ou mais eficaz do que das empresas concorrentes o que compromete sua imparcialidade.

 

seta

Nota de Falecimento - Isnaldo Bulhões

08/07/2020 09:26

O prefeito de Santana do Ipanema, Isnaldo Bulhões e preisidente do MDB, na cidade, morreu na manhã desta quarta-feira (08) vítima da Covid-19. Bulhões estava entubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Coração, em Maceió, em tratando após contrair a doença. 

Seu estado de saúde era considerado bastante delicado devido à evolução da doença. Durante o período em que esteve internado, o prefeito chegou apresentar algumas melhoras no quadro de saúde, mas continuava precisando da entubação. 

Bulhões estava internado desde o mês de maio, quando testou positivo para o novo coronavírus, juntamente com a primeira dama, Renilde Bulhões.

Durante o período em estava internado, a administração do município ficou sob o comando de sua filha, a vice-prefeita, Christiane Bulhões (MDB), que acabou assumindo de maneira interina, a Prefeitura.

Após assumir o cargo, através de nota, Christiane, destacou sua tristeza pelo momento em que sua família passava, na época, com o internamento de seu pai.

O coronavírus é nosso inimigo maior neste momento tortuoso que vive nosso país, juntos lutaremos incansavelmente para diminuir as perdas dessas famílias que vem sendo vítimas deste vírus tão devastador”, diz um trecho da nota publicada na época em que assumiu o cargo.

Nossos sentimentos a família e amigos. 

seta

Prefeitura de Anadia e Polícia Militar realizam fiscalização com foco no cumprimento aos decretos

18/06/2020 14:35

Nesta quarta-feira (17) em Anadia, uma ação integrada entre a Secretaria de Saúde, a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar - por meio da 1ª Companhia Independente, comandada pelo Capitão Levy, realizou abordagens educativas e fiscalizatórias no município. O foco é atender aos decretos estadual e municipal para a emergência em saúde pública, com o objetivo de reduzir a quantidade de pessoas em vias públicas, bem como, evitar aglomerações e o funcionamento de estabelecimentos não autorizados a funcionar, como bares e restaurantes. 

A secretária de Saúde Sônia Mascarenhas destaca a importância do apoio da PM. "Com auxílio dos policiais, garantimos que aquelas pessoas que não estavam cumprindo o decreto, compreendam a importância da colaboração. Sabemos que o momento é crítico e que muitos precisam do seu sustento, mas os números de casos confirmados em nossa cidade, só aumentam. É importante entender que essas medidas visam a proteção de todos, neste momento em que a prioridade absoluta é a saúde. Por isso, vamos continuar nos esforçando para que os anadienses façam a sua parte", disse. 

 

seta

Primeira Edição © 2011