seta

797 postagens no blog

Produção agroecológica desenvolvida em Flexeiras é premiada pela Fundação BB

31/10/2019 19:06


 

Premiação certifica tecnologias sociais que contribuem para o desenvolvimento social no país

Numa época não muito distante, a independência financeira para mulheres agricultoras era vista como um sonho difícil de ser alcançado. Apesar de contribuírem com as atividades nas plantações e colheitas, muitas vezes, cabia às mulheres também a responsabilidade dos afazeres domésticos, do tratamento de animais e da criação dos filhos – tarefas que impossibilitavam outras atividades para gerar renda extra e não depender exclusivamente dos proventos garantidos pelo homem da casa. De alguns anos para cá, a realidade no campo mudou. A agricultura familiar se fortaleceu e com ela, o protagonismo feminino vem se destacando pelo país. Um exemplo vem de Flexeiras, no interior de Alagoas, por meio da Cooperativa Agropecuária de Alagoas (Coopaal), que desenvolveu uma metodologia para agregar o conhecimento popular das mulheres da região e, ao mesmo tempo, possibilitar a venda de produtos em feiras da localidade.

Segundo Paulo Rodrigues Agra, diretor-presidente da Coopaal, a ideia começou há pouco mais de três anos, quando se identificou a oportunidade de trabalhar com o beneficiamento de alimentos da sociobiodiversidade local. Nesta ocasião foi construída a Casa de Beneficiamento de Produtos Agroecológicos, para a fabricação de doces e geleias de frutas, além de outros produtos como bolos, pães e biscoitos. “Realizamos cursos com as mulheres da comunidade com a finalidade de escoamento da produção. Atendemos o grupo de mulheres cooperadas que fornecem a matéria-prima e hoje aproximadamente 600 pessoas são beneficiadas diretamente”, explica. 

 

 

A agricultora Júlia da Silva Palmeira (foto), 57, é uma dessas pessoas. Nascida em Santana de Ipanema, no sertão alagoano, ela reside em Flexeiras desde 2010. Nessa época ainda trabalhava na roça, junto ao marido, para a subsistência do casal e cinco filhos. 

  “Antes eu trabalhava só na roça para ajudar com a renda de casa. Plantava macaxeira, principalmente. Depois que comecei na cooperativa a vida melhorou muito. Com a produção de geleia, doces e principalmente do pão caseiro de raízes, consigo uma renda melhor do que antes. Tem uma procura boa nas feiras, porque só trabalhamos com produtos saudáveis ”, avalia a cooperada.

  Primeiro lugar

  A solução “Mulheres Protagonistas no Beneficiamento de Produtos Agroecológicos” foi vencedora do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social de 2019, que identificou metodologias para o protagonismo feminino na gestão da produção agroecológica com a premiação especial Mulheres na Agroecologia. A Coopaal foi premiada com R$ 50 mil, destinados à expansão, aperfeiçoamento ou reaplicação da tecnologia social.

 A premiação deste ano teve a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Instituto C&A, Ativos S/A e BB Tecnologia e Serviços, além da cooperação da Unesco no Brasil e apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Ministério da Cidadania e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Assista ao vídeo para conhecer o trabalho desenvolvido em Flexeiras (AL)

 

seta

Município de São Luís do Quitunde recebe o projeto Vem Ler pra Mim

25/10/2019 19:14

O município de São Luís do Quitunde recebe, de 28 a 31 de outubro, o projeto “Vem Ler pra Mim”, que busca incentivar a leitura de livros infantis brasileiros. Durante o período, artistas e personalidades do estado leem e contam histórias para crianças de escolas públicas com faixa etária de 7 a 9 anos, no Salão Paroquial.  A proposta do projeto é adotado pelo GRUTAL (Grupo Teatral de Alagoas) que pretende transportar a plateia infantil para um mundo diferente.

A partir do dia 28, de 9h40 às 10h40 e de 14h15 às 16h40, os convidados Chico de Assis, Paulo Poeta, Mira Dantas, Maria Terezinha, Isvânia Marques, Fátima Maia, Anobelino Martins, Jane Cássia, Jerfson Tito, Maria Altina e Marciana Cavalcante lerão títulos infantis como O Bode de São Luís do Quitunde, O Sapo Comilão, Tatibitati e os Mitos da Floresta, entre outros. O projeto também conta com a participação de Roberta Rafael, intérprete de Libras.

"Somos parceiros de atividades que incentivem e fomentem a leitura entre as crianças. O livro é instrumento de conhecimento, lazer e formação social", destaca a secretária Mellina Freitas.

A programação segue com os mesmos horários até o dia 31 de outubro, data de encerramento do projeto. A ação conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura.

Texto de Júlya Rocha

seta

Ação Empreendedora chega ao município de São Sebastião

18/10/2019 09:20

Com a proposta de levar informações e orientar os empresários sobre práticas de gestão e inovação nos negócios, a fim de contribuir para o desenvolvimento econômico e empresarial da região, o Sebrae em Alagoas, por meio do Escritório Regional de Arapiraca, realizará nos dias 24 e 25 de outubro, mais uma ação empreendedora. Desta vez, será com os empresários do município de São Sebastião.

A ação é voltada para os empresários locais e terá início com Atendimento e Orientação Empresarial, na quinta-feira (24) e na sexta-feira (25), das 9h às 16h, no Largo Luiz Falcão, em frente ao Banco do Brasil.  Ainda na sexta-feira (25), os empresários poderão participar da palestra ‘Atendimento e Vendas - uma combinação de sucesso’, no auditório da Prefeitura.

Susylane Ferreira, analista do Escritório Regional do Sebrae em Arapiraca, afirma que a Ação Empreendedora é uma solução que ajuda os empresários a abrirem ou melhorarem seus negócios e contribuir para que não invistam de forma errada. Ela ainda destacou a importância desse momento para o desenvolvimento empresarial da região.

“A proposta é que o Sebrae esteja, ainda mais, presente nos municípios. Na oportunidade, vamos ter orientação empresarial, utilizar a metodologia Canvas, consultoria e entre outras coisas. É a interiorização dos serviços, permitindo que essas empresas tenham acesso à informação, aumentando a nossa atuação e atendimento a mais pessoas. Com essas capacitações, estamos ajudando a promover o desenvolvimento e o aumento de vendas nos empreendimentos, já que o foco é esse”, afirmou Susylane Ferreira.

As inscrições das palestras são gratuitas e podem ser feitas pela Loja Sebrae, no site https://loja.al.sebrae.com.br/loja/ ou na Sala do Empreendedor. Mais informações pelo 0800 570 0800

Por Fátima de Paula

seta

Sebrae realiza capacitação ‘Como Desenvolver uma Empresa de Sucesso

18/10/2019 09:16

Com o objetivo de trabalhar os comportamentos, as habilidades empreendedoras e a gestão dos negócios como pilares fundamentais para a sustentabilidade das micro e pequenas empresas, o Sebrae em Alagoas, por meio do Escritório Regional de Delmiro Gouveia, realizará a capacitação ‘Como Desenvolver uma Empresa de Sucesso’. Essa ação ocorrerá de 28 de outubro a 01 de novembro, sempre das 19h às 22h, no Ginásio da Casa do Menor, em Santana do Ipanema.

Na oportunidade, estudantes, empresários e potenciais empresários participarão de atividades sincronizadas – que oportuniza trocas de experiências significativas entre os participantes, criando as condições necessárias para o desenvolvimento de diversas competências.

O curso está dividido em cinco partes, onde estão previstas atividades com foco nas competências gerais definidas, que possibilitem a mobilização dos conhecimentos adquiridos visando à consolidação da aprendizagem. Além disso, ao longo do curso, há a possibilidade de receber uma consultoria no tema abordado.

“Durante toda a semana, os participantes receberão orientações técnicas sobre práticas de gestão e inovação em negócios por meio de oficinas e consultorias em suas próprias empresas. Assim, terão a oportunidade de pôr em prática os conceitos abordados no evento. É um verdadeiro laboratório de negócios. Vão passar por tudo que um empresário experimenta no dia a dia da gestão empresarial”, destacou Danúbia Dantas, analista do Escritório Regional do Sebrae em Delmiro Gouveia, sobre a importância do curso para o público participante.

Para participar, basta se inscrever na Associação Comercial de Santana do Ipanema ou na tenda do Sebrae, localizada na Praça de Alimentação da Cidade. O valor do investimento é de R$20,00 mais 1kg de alimento.

O curso é uma realização do Sebrae em Alagoas e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, da Associação Comercial do município e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santana do Ipanema (CDL).

Por Fátima de Paula

seta

Pilar recebe Feira Agrária do Crédito Fundiário

17/10/2019 17:52

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) tem difundido o projeto Feira Agrária do Crédito Fundiário em todo o Estado de Alagoas, com o objetivo de fortalecer o escoamento da produção da agricultura familiar e a autoestima das famílias camponesas. A próxima edição acontecerá no município do Pilar nos dias 22 e 23 de outubro a partir das 6h, especificamente, ao lado do Mercado Municipal na Chã do Pilar.

 “A feira é um projeto de grande importância para o nosso Estado e o apoio das prefeituras municipais é essencial. São instaladas cerca de 40 barracas e os agricultores estão tendo a oportunidade de negociar uma diversidade de produtos agrícolas, sem veneno, de qualidade e o melhor de tudo com o preço justo para a população. A feira é uma verdadeira festa nas cidades!” afirmou Jaime Silva, diretor presidente do Iteral.

Estarão presentes representantes destaques das unidades produtivas do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF); pequenos produtores rurais; artesãos do Loteamento Manguaba; além quilombolas convidados de outros municípios e agricultores de assentamentos e acampamentos. Serão comercializados: frutas, raízes, hortaliças, mel, farinha, tapioca, beiju, doces caseiros, bolos, caldo de cana, comidas típicas e artesanatos diversos. 

Segundo o prefeito Renato Filho, a feira agrária vai beneficiar a cidade do Pilar, como também reforçar a agricultura familiar que já é valorizada no município com o programa “Plantando o Futuro”. “É uma oportunidade importante para a Prefeitura como também para o Iteral porque mostra a união para realizar a feira. O Iteral já vem fazendo esse evento em outras cidades de Alagoas e tem sido um sucesso já que oferece em um único lugar arte, cultura e alimentos. Com essa feira, vamos fortalecer cada vez mais a agricultura familiar e valorizar as famílias, oferecendo também uma proximidade do homem do campo com o consumidor. Estou muito feliz de Pilar ter sido escolhido como um desses locais”, afirmou Renato. 

Já a programação cultural é totalmente gratuita e contará com a apresentação da Banda Fanfara Dr. Rubens Canuto, carimbó, pastoril, Afro Ginga; atrações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo; e o show do cantor Geraldo Cardoso – o matuto de luxo. 

A próxima edição do projeto está agendada para os dias 30 e 31 de outubro em Santana do Ipanema situado na região do médio sertão alagoano; e para o mês de novembro foram articulados os municípios Matriz de Camaragibe, Delmiro Gouveia e Feira Grande.

exto e fotos: Helciane Angélica Santos Pereira

seta

Primeira Edição © 2011