seta

790 postagens no blog

Startup de Penedo é selecionada em concurso nacional do Ministério da Saúde

03/09/2019 10:34

Startup de Penedo é selecionado em concurso nacional do Ministério da Saúde

 O projeto desenvolvido pela público-privada PGS Medical em Penedo (AL) foi um dos selecionados para a segunda etapa de um concurso realizado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Ao todo, 135 projetos foram escolhidos entre 1.294 inscritos para o Prêmio APS Forte para o SUS, voltado para iniciativas de atenção primária à saúde. 

O projeto da PGS Medical  - “Tecnologia na Saúde: facilitando o acesso e a gestão do cuidado de pessoas portadoras de doenças crônicas” - está entre os 24 selecionados na região Nordeste.

A plataforma de inteligência artificial auxilia na gestão dos atendimentos de pacientes com doenças crônicas realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Com ela, em seis meses - de setembro de 2018 a março de 2019 - a média mensal de atendimentos de pacientes assistidos, no município, caiu 90% e a média de internações caiu 66%.

Os resultados possibilitaram uma economia de 78,5% por paciente atendido. “A tecnologia permite ainda que os gestores acompanhem os resultados obtidos pelo município com a gestão de saúde”, explica o diretor da PGS Medical, Gustavo Menezes. “Isso permite um uso mais eficiente dos recursos e melhora a qualidade de vida dos pacientes atendidos.

Essa economia possibilita a realização de mais atendimentos e investimentos em outros serviços. “É uma ferramenta que todo gestor público deveria ter. A economia em saúde que obtivemos com os pacientes crônicos permitirá investimentos na atenção básica”, ressalta Marcius Beltrão, prefeito de Penedo.

Como funciona

Foi instalado, na UPA, um Centro Altamente Resolutivo (CAR) de doenças crônicas, que possibilita o controle e monitoramento de pacientes, centralizando o atendimento dos doentes crônicos. Com isso, esses pacientes não precisam mais comparecer com frequência às unidades, passaram a receber atendimento domiciliar periódico e tiveram uma melhora significativa em seu quadro de saúde, o que reduziu, também, a necessidade de internações.

A melhora na percepção de qualidade de vida dos pacientes atendidos foi de 33,3%. A redução de peso entre os pacientes atendidos, em média, foi de 3,4%, a redução da pressão arterial foi de 8%, a redução da glicemia foi de 32,02% e a redução do IMC foi de 3%.

PGS Medical

Primeira startup público privada, criada a partir da regulamentação da Lei de Inovação, com o propósito de desenvolver tecnologias e implantar novos processos na área de saúde pública no Brasil.

O objetivo é a redução do encaminhamento do paciente para tratamentos de alta e média complexidade, a integração e a análise compartilhada dos diagnósticos, melhor performance no uso de equipamentos e infraestrutura, além da prevenção substancial das doenças crônicas.

A intenção da PGS Medical agora, é levar essa tecnologia para mais municípios brasileiros.

Website: http://www.pgsmedical.com.br/

seta

Anadia celebrará seus 218 anos com semana cultural, inaugurações e shows artísticos

10/07/2019 11:45

Para celebrar os 218 anos do município, a Prefeitura de Anadia preparou uma vasta programação que inclui cultura, arte, música e várias solenidades que marcam o compromisso da administração do Prefeito Celino Rocha com o desenvolvimento da cidade e a oferta de uma melhor qualidade de vida aos anadienses.

As festividades iniciam na sexta-feira (12) e segue nos dias 15 e 16 com a Semana Cultural, que contará com diversas apresentações da rede municipal, de grupos dos programas sociais e de artistas da terra. Na quarta-feira (17), o prefeito irá inaugurar, a partir das 8h, a reforma de quatro escolas da rede municipal. Já na quinta-feira (18) - dia do aniversário da cidade, as solenidades terão início às 07h em frente ao prédio da prefeitura com o Hasteamento das Bandeiras e, em seguida, a Missa em Ação de Graças. Logo após, serão inauguradas mais escolas e acontecerão as solenidades de assinatura da ordem de serviço de várias obras - como a pavimentação asfáltica do Povoado Tabuleiro.  

O tradicional Desfile Cívico com apresentações de bandas fanfarras dos municípios convidados e de Anadia, está programado para acontecer a partir das 15:30h, na Praça Dr. Campelo de Almeida. Já os shows artísticos, acontecerão a partir das 21h, com apresentações dos cantores anadienses Ever Santos; Abel dos Teclados; Gilvan do Arrocha; Tânia Show e da Banda Cavaleiros do Forró. 

"Convidamos a todos para participar dessa grande festa. Anadia está vivenciando dias promissores, e, com o empenho da nossa equipe de governo e o apoio da população, estamos conseguindo fazer um bom trabalho, cumprindo nossos compromissos, e melhorando a cada dia a vida dos anadienses", avaliou Celino Rocha

Confira a programação completa:

Dias 12, 15 e 16 a partir das 19h - Praça Dr Campelo de Almeida

Semana Cultural 

Quarta-feira (17 de julho)

A partir das 8h - Inaugurações das Escolas:

Antônio Zeferino da Silva - Sítio Lagoa Seca;

Frei Damião - Sítio do Meio;

José Joaquim dos Santos - Povoado Limoeirinho;

Governador Divaldo Suruagy - Povoado Santa Cruz 

 


Quinta-feira (18 de julho)
6h - Alvorada; 
7h - Hasteamento dos Pavilhões;
8h - Celebração da Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade;
9:30h - Inauguração da reforma da Escola José Tenório de Albuquerque Lins (Povoado Duas Estradas);
10:15h -  Inauguração da reforma da Escola Dr. Geraldo Tenório (Centro);
11h - No Povoado Tabuleiro:
. Inauguração da nova sede da Escola Padre Jackson do Nascimento;
. Assinatura das Ordens de Serviço da pavimentação asfáltica; da construção de uma nova Unidade Básica de Saúde; de uma Quadra coberta com Vestiário; e da pavimentação em paralelepípedo de diversas ruas;
15h na Praça Dr Campelo de Almeida 
- Assinatura das Ordens de Serviço da ampliação e reforma do Campo Teixeirão; da construção de uma Escola no Antigo Matadouro; da construção de uma Academia de Saúde; de uma Unidade Básica de Saúde na Baixa da Pedra; da pavimentação em paralelepípedo de diversas ruas: e da cobertura da Quadra na Chã da Mangabeira;
- Desfile Cívico com as bandas fanfarras convidadas e a do município (Praça Dr Campelo de Almeida);
21h - Shows com os artistas da terra: Ever Santos; Abel dos Teclados; Gilvan do Arrocha; Tânia Show e a Banda Cavaleiros do Forró

 

Elaine Rafaella - Rafafá

Assessoria de Comunicação

seta

Estado convoca municípios para adesão ao Mapa do Turismo 2019

21/06/2019 19:10

O prazo para formalização dos documentos e procedimentos requisitados pelo Ministério do Turismo (MTur) para que os municípios alagoanos componham o Mapa do Turismo Brasileiro de 2019 se encerra no próximo dia 30 de junho. Os representantes municipais devem encaminhar toda a documentação até esta data para a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), de forma presencial ou por e-mail.

             A presença do município no Mapa do Turismo garante o envio de recursos federais para fomento e potencialização dos produtos turísticos da cidade. Sandra Villanova, turismóloga e assessora especial da Sedetur, ressalta a importância em atender às exigências e prazos para inclusão.

“O Estado tem trabalhado com afinco para sensibilizar o trade e os gestores municipais da importância de cumprirem os prazos e determinações do Ministério do Turismo. É essencial que as cidades de potencial turístico, que ainda não tenham atendido a estas solicitações, busquem se adequar e garantir sua presença no Mapa. Estamos em campo esclarecendo todas as dúvidas, atendendo aos representantes que nos procuram na secretaria e nos colocamos à disposição para qualquer apoio", ressalta Sandra Villanova. 

Exigências

            De acordo com a portaria nº 192 de 27 de dezembro de 2018, o Ministério do Turismo estabeleceu que os critérios para inclusão dos municípios brasileiros no novo Mapa do Turismo 2019 são: a criação e/ou manutenção de um Conselho Municipal de Turismo; possuir órgão ou responsável pelo setor; participar de uma instância governamental formada por gestores públicos e privados; comprovar a existência de dotação orçamentária para o segmento; certificação de empreendimentos locais ou prestadores de serviços turísticos no Cadastur nas atividades obrigatórias e Termo de Compromisso assinado pelo gestor do município ou da pasta direcionado ao turismo.

            O envio da documentação por e-mail deve ser direcionado ao endereço eletrônico danilopalencar@gmail.com, até às 00h do próximo dia dia 30 de junho. Para esclarecimentos e eventuais dúvidas, os interessados podem entrar em contato através do telefone  (82) 3315-1888.

DSC_0333.jpg

Texto de Thiago Tarelli

Foto de Kaio Fragoso

seta

Prefeito de Penedo anuncia pela rede social reajuste dos professores

14/06/2019 19:51

O prefeito Marcius Beltrão (PDT) anunciou nesta quinta-feira, 13, que vai reajustar o salário dos professores. O gestor utilizou o aplicativo Instagram para tornar pública a informação. O Anteprojeto de Lei já foi assinado e enviado para apreciação da Câmara de Vereadores.

“Estamos reajustando o salário dos professores em 4,17%, enquanto alguns municípios nem sequer estão conseguindo pagar em dia os salários. É um momento muito feliz para gente. Isso monstra a valorização e o compromisso que a nossa gestão possui para com o servidor público”, comemorou.

O Anteprojeto de Lei que regulamento o reajuste no salário dos professores foi enviado para a Câmara de Vereadores, e deve entrar em pauta nas próximas sessões.

CONCURSO PÚBLICO

Marcius Beltrão também garantiu que vai realizar concurso público, após a aprovação na última segunda-feira, 10, do Projeto da Reforma Administrativa.

“Estamos terminando os levantamentos de cargos em todas as secretarias. Se tudo ocorrer como planejado, nos próximos meses deveremos lançar o edital. O concurso vai contemplar atividades fins. O que deve atingir todos os níveis. Nos próximos dias devemos lançar o edital para contratação da empresa que será responsável pelo certame. Estamos trabalhando muito, otimizando a administração pública e o concurso se faz necessário. Comecem a se preparar que ainda este ano deveremos realizar as provas", afirmou prefeito de Penedo.

seta

Projeto instrui estudantes de Santana do Ipanema sobre hábitos de uso eficiente da energia elétrica em prol da preservação ambiental

11/06/2019 12:18

Na tarde desta quarta-feira (5), no Jatiúca Hotel e Resort, em Maceió, a Equatorial Energia realizou  um evento de apresentação dos resultados do Projeto Luz do Saber nas escolas da rede municipal de Santana do Ipanema. Dentre as escolas contempladas, destacamos as Escolas Municipais de Educação Básica Antônio Rodrigues Damasceno e Ismael Fernandes de Oliveira que participaram do evento com seus alunos, professores, diretores e coordenadores pedagógicos.

O Projeto proporcionou às escolas das zonas urbana e rural a capacitação de professores como multiplicadores dos conceitos relacionados ao uso seguro e eficiente de energia elétrica, orientando alunos e familiares sobre os hábitos de combate ao desperdício de eletricidade, em prol da preservação ambiental.

Durante o evento as escolas fizeram apresentações e deram depoimentos dos resultados alcançados, bem como tiveram a oportunidade de socializar as experiências entre os municípios participantes do projeto.

Além das equipes das escolas, estiveram presentes no evento a Secretária Municipal de Educação, Andréa Brandão e equipe técnica da respectiva secretaria.

Após as apresentações, todos os participantes do projeto foram homenageados e premiados, concluindo com esmero a realização deste importante projeto.

seta

Primeira Edição © 2011