seta

1068 postagens no blog

Prefeituras assinam pacto para ações do Escola 10

27/07/2023 11:59

A educação foi o centro das atenções na manhã desta terça-feira (25), no teatro Gustavo Leite, do Centro de Exposições e Eventos Ruth Cardoso, em Jaraguá. De uma só vez, o governador Paulo Dantas e o secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, assinaram a pactuação com as prefeituras alagoanas das metas do programa Escola 10, e também as ordens de serviço para construção de quatro escolas indígenas no interior do estado.

“Esse é um programa que oferta capacitação aos nossos profissionais, prepara nossos alunos para as provas do saeb e do ideb e com certeza é uma grande revolução para educação do estado de Alagoas e vamos dar continuidade a esse programa tão import. Por isso, agradecemos o governador Paulo Dantas “, afirmou o presidente

O governador e o secretário entregaram, de forma simbólica, a dois alunos da Escola Estadual Maria Rosália Ambrózzio, os kits educacionais para a rede pública, e lançaram o edital da chamada pública da agricultura familiar, contemplando 17 itens do cardápio das escolas estaduais.

Segundo Paulo Dantas, ações como esta reforçam a preocupação do Governo com a área da educação. “Praticamente todos os dias eu inauguro praças, rodovias e entrego equipamentos em todos os municípios alagoanos, mas o que me dá mais felicidade é fazer entregas na educação. Porque estamos tratando do futuro dos alagoanos, desde a primeira infância até a profissionalização”.

O governador citou como exemplo a criação da Secretaria da Primeira Infância (Cria), que atende às crianças de zero a seis anos de idade. “Somos o único estado da Federação que possui uma secretaria assim. O Cria é um projeto especial, que inclui a construção de creches em vários municípios. Já passamos de 40 creches construídas, e a meta é chegar a 200”, afirmou.

Paulo também citou programas como o Vem que Dá Tempo, para alunos que estão fora da idade escolar, e o Cartão Escola 10, que destina R$ 150 aos estudantes matriculados na rede estadual. Aliás, ele anunciou que está elaborando projetos para transformar os programas em leis estaduais, garantindo, assim, a perpetuação das ações, mesmo com a troca de governos.

“Já estamos conversando com a Assembleia Legislativa. Queremos que esses programas sejam mantidos como política de estado, evitando que um futuro governo acabe com o que foi construído”, disse.

O programa Escola 10 foi bastante elogiado durante o evento pelo ex-ministro da Educação, Henrique Paim, que atualmente coordena programas de políticas educacionais na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Segundo Paim, o Escola 10 é um dos programas mais efetivos de gestão educacional do país, dentre todos monitorados pela FGV.

“Preciso parabenizar o governador e todos os gestores envolvidos nesse programa, porque ele está proporcionando resultados relevantes na melhoria dos índices educacionais do estado”, afirmou.

Pactuação do Escola 10

A pactuação 2023 do programa Escola 10 reforça a parceria entre as redes municipais e estadual de ensino. Instituído por lei estadual em 2018, o programa visa promover os direitos de aprendizagem dos estudantes da educação básica, e conta com mais de 1.700 articuladores de ensino – bolsistas que atuam diretamente nas secretarias municipais e em escolas de ensino fundamental.

O principal objetivo é fortalecer as ações de preparação para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica – o Saeb. O programa assegura ainda que os estudantes da rede pública estejam alfabetizados em língua portuguesa e em matemática, reduzindo os índices de alfabetização incomplet

“Essa parceria entre Estado e os municípios alagoanos é de fundamental importância, porque é na primeira e segunda séries do Fundamental 1 que precisamos intervir para que a gente possa oferecer uma melhor escolaridade aos alunos”, diz Marcius Beltrão.

Ele ressaltou também a distribuição de 80 mil exemplares de um kit educacional para alunos e professores dos 102 municípios alagoanos que obteve resultados excelentes no Ceará. O material didático foi cedido gratuitamente pela Associação Bem Comum, especializada em educação, e impresso na Imprensa Oficial Graciliano Ramos. “Esse material é fundamental para que a gente aja de forma harmônica e integrada em todos os municípios”, explicou Beltrão.

Escolas Indígenas

Prefeitos, secretários municipais e líderes indígenas também participaram da assinatura das ordens de serviço para a construção das escolas indígenas Aconã, em Traipu; Karapotó Terra Nova, em São Sebastião; Kalankó, em Água Branca; e Campinhos Karuazu, em Pariconha.

As novas escolas terão estrutura para atender 1.200 estudantes indígenas nos três turnos, além de espaços de convívio, refeitório, laboratório, biblioteca, vestiários e quadra poliesportiva. O investimento é superior a R$ 14 milhões, do Tesouro Estadual.

Agricultura Familiar

Por fim, o governador Paulo Dantas anunciou o lançamento do edital da chamada pública da agricultura familiar, contemplando 17 itens do cardápio escolar da rede estadual de ensino. O edital ainda permite a geração de renda a mais de 22 mil agricultores familiares.

Com esta ação, o Estado contribui para a inclusão produtiva e a criação de empregos na zona rural. Para os estudantes é a garantia de produtos de melhor qualidade na merenda escolar.

O evento, que foi aberto pelo cantor alagoano Eliezer Setton, contou com a presença do vice-governador Ronaldo Lessa; secretários de Estado; além de deputados, prefeitos, secretários municipais e representantes de tribos indígenas.

seta

Prefeito Lucas Santos entrega duas escolas reformadas e ampliadas para a população de Traipu

11/07/2023 20:22

A Prefeitura de Traipu vem buscando continuamente melhorias na Educação do município e segue trabalhando para oferecer infraestrutura adequada às escolas da rede municipal de ensino da cidade e da zona rural.

Na última sexta-feira (7), o prefeito Lucas Santos entregou para a população duas escolas que tiveram suas estruturas totalmente reformadas, ampliadas e modernizadas.

A Escola Municipal de Educação Básica Francisco Mangabeira foi a primeira a ser entregue. A solenidade de inauguração iniciou às 15h e, além do prefeito Lucas Santos, contou com a presença da vice-prefeita, Marcela Santos, da secretária de Educação, Juliana Kummer, do presidente do Conselho Municipal de Gestão, Marcos Santos, de vereadores, secretários municipais, autoridades e da população em geral.

Em um momento de emoção, a comunidade escolar, representada pela diretora da escola, Rita de Cássia, prestou homenagens a toda a gestão municipal e realizou a entrega de flores e placas.

Com a reforma e modernização, a Escola Francisco Mangabeira dispõe de salas amplas, modernas e equipadas. Segundo a diretora Rita de Cássia, só das séries do 6º ao 9º ano a escola tem um total de 305 alunos.

“Os professores e alunos da Escola Francisco Mangabeira esperavam ansiosos por essa reforma e modernização. A gestão também ansiava pela conclusão e entrega desta unidade que é tão importante para o nosso município. Ficamos felizes com o resultado. A escola está linda e bem do jeitinho que os alunos e professores merecem”, declarou o prefeito Lucas Santos.

Após a entrega da Escola Francisco Mangabeira, a gestão municipal foi até o Povoado Olho D’água do Campo, para inauguração da reforma e ampliação da Escola Municipal de Educação Básica Manoel Florêncio Filho.

“A escola estava desgastada e toda a estrutura necessitava de uma reforma, pois havia sido esquecida pela gestão anterior. Ampliamos a estrutura, modernizamos e equipamos toda a unidade para oferecer o melhor para os educadores e alunos de Olho D’água do Campo e região. A escola também conta com uma creche que está linda e dispõe de todo o conforto para as crianças”, salientou o prefeito Lucas Santos.

Para celebrar as inaugurações, a Prefeitura levou os shows musicais dos cantores Xandy Farra e Verlinho Piris para animar a população de Olho D’água do Campo e os demais presentes e convidados.

seta

Jovens Senadores: Estudante de escola estadual em Messias representará Alagoas no Senado Federal

07/07/2023 11:39

Éllydy Mayane Gonçalves da Silva, estudante da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Judith Nascimento, localizada na cidade de Messias, será empossada como Jovem Senadora e representará Alagoas no Senado Federal, em Brasília-DF. A jovem integra a comitiva dos 27 Jovens Senadores na edição 2023 do programa, que proporciona a estudantes de todo o país a oportunidade de conhecer a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo.

A seleção foi realizada a partir de um concurso de redação entre estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual, com o tema “Saúde mental nas escolas”. A redação de Éllydy foi selecionada dentre as 18.687 inscritas em todo o estado, sendo 686 da regional (a 12ª) a que pertence a Escola Judith Nascimento. Com o feito, ela já inicia os preparativos para viajar à capital federal, onde permanecerá de 21 a 25 de agosto.

E a comemoração pelo resultado, anunciado na quarta-feira (05), foi dupla. É que, ao vencer o certame, Éllydy também vai realizar o sonho de viajar de avião pela primeira vez. Ao receber a notícia, a jovem de 16 anos fez questão de reconhecer o papel da escola, agradecendo, especialmente, à professora de Língua Portuguesa, Tatiana Fernandes.

“A expectativa é muito grande. Será minha primeira viagem de avião, e eu já estou muito ansiosa por isso. Vou me empenhar ainda mais a partir de agora. Foi tudo muito gratificante até aqui, porque sempre pude contar com o apoio de todos. A professora Tatiana me mandou textos em que eu pude me basear, mas também relatei casos de ansiedade, registrados aqui na escola, para construir a minha redação. É um tema que precisa ser mais debatido na sociedade como um todo”, disse a estudante.

Orgulhosa, a mãe de Éllydy, Marize Silva, descreveu, em lágrimas, a vitória da filha. “A Éllydy se dedica muito e nunca deixa de tirar as dúvidas em sala de aula. Ela gosta de ler, para melhorar o vocabulário, além do que sempre treinou bastante com as redações que eram corrigidas pela professora. Não foi à toa que ganhou uma bolsa do CNPq, programa do governo federal voltado à iniciação científica. Agora, ganhou um grande presente de aniversário, já que vai completar 17 anos no próximo domingo”, afirmou Marize.

O anúncio coincidiu com o retorno às aulas da rede estadual no segundo semestre e foi feito durante solenidade que contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão. Ele parabenizou a todos os participantes do concurso.

“É uma honra participar desta festa de cidadania e conhecimento. Fico feliz quando o jovem se interessa pela política, porque ela está presente em tudo. Amanhã, qualquer um de vocês também pode vir a ser um político, um legislador. Todos vocês, sem exceção, estão de parabéns por terem participado desse concurso com ampla concorrência e que consagrou a jovem Éllydy. Tenho certeza de que estaremos muito bem representados”, discursou o secretário.

O programa

O programa Senador Jovem Brasileiro foi criado por meio da Resolução 42/2010, englobando o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal. Ocorre anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal a oportunidade de conhecer a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. Os temas sempre abordam tópicos de civismo e questões sociais, convidando à reflexão sobre o exercício da cidadania. Os autores das 27 melhores redações — um de cada estado e do Distrito Federal — são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, conforme a atuação dos senadores da República.

seta

Porto de Pedras é o município número 1 de Alagoas na geração de empregos pelo segundo mês

04/07/2023 11:49

Ranking do Govfácil, uma plataforma de gestão pública apontou a cidade de Porto de Pedras, litoral Norte de Alagoas, em primeiro lugar no Estado na geração de emprego, pelo segundo mês consecutivo, segundo o Caged- o cadastro geral de empregados e desempregados.

A pontuação foi comemorada pelo prefeito Henrique Vilela nas redes sociais do município, que apontou o GovFácil como uma grande ferramenta de inovação tecnológica para gestão pública, principalmente porque os índices e indicadores são compartilhados para os órgãos de controle atestando a seriedade da gestão.

Essa oferta de vagas tem atraído trabalhadores de várias cidades do Estado. A indústria do turismo é a grande responsável pelos novos empreendimentos que sendo construídos. “É uma cadeia que não para de crescer e está oferecendo estabilidade econômica à cidade e sua população”, diz a secretária de Turismo Zélia Cavalcanti.

Os dados também servem como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais. Atuando exclusivamente na área pública, o govfácil une gestão e tecnologia, atrelado num conceito simples e de fácil entendimento, na qual o gestor público pode utilizar a ferramenta diariamente para facilitar a gestão.

A grande indústria do município, o turismo, é apontada como a principal responsável pela absorção da mão de obra. “Podemos dizer que Porto de Pedras é uma cidade onde as vagas de emprego estão sobrando”, diz o prefeito, ao complementar “também estamos oferecendo diversos cursos de aperfeiçoamento para que a população local seja a grande beneficiada. Essa geração de emprego e renda tem mudado a vida de muita gente, para melhor”.

seta

Penedo é selecionada para concorrer uma vaga na Rede de Cidades Criativas da Unesco

26/06/2023 12:46

O município de Penedo, localizado ao sul do estado, às margens do Rio São Francisco, foi a cidade escolhida pelo Governo Federal para representar o Brasil na categoria Cinema na seleção para compor a Rede de Cidades Criativas da Unesco. A escolha ocorreu após reunião do comitê composto por técnicos do Ministério do Turismo, da Cultura e da Comissão Nacional para a Unesco no Brasil, na última quinta-feira (22).

Essa conquista coloca Penedo em destaque como um polo criativo cinematográfico e fortalece a visibilidade do turismo brasileiro a nível internacional. Apenas duas cidades brasileiras foram escolhidas para concorrerem a vagas da Rede. O Rio de Janeiro é o representante da categoria Literatura.

Agora, as cidades passarão pela apreciação da Unesco para concorrer ao título de Cidade Criativa do Cinema no seleto grupo mundial que evidencia os destinos como especialistas em suas categorias, ampliando a visibilidade do turismo brasileiro na comunidade internacional.

A Rede de Cidades Criativas da Unesco tem por objetivo favorecer a cooperação entre cidades que consideram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável, em seus aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais. As cidades que aderem à Rede comprometem-se a compartilhar boas práticas e a desenvolver parcerias para promover as indústrias da cultura e da criatividade no âmbito de seus planos de desenvolvimento urbano.

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, destacou a importância da promoção da criatividade para o desenvolvimento do setor. “O Brasil é o terceiro país com mais cidades criativas na Rede, tendo 12 municípios já agraciados com o título e ficando atrás apenas da China e da Itália. Estamos orgulhosos de tantas candidaturas que chegaram aos nossos técnicos e parabenizamos a todos, em especial às duas cidades selecionadas, pelo empenho em mostrar o potencial criativo do nosso país”, disse.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância da escolha da cidade como polo criativo do Cinema. "A escolha de Penedo como representante do Brasil na Rede de Cidades Criativas da Unesco é motivo de grande orgulho para o estado. Essa conquista é resultado do comprometimento e da dedicação da cidade em promover a cultura como pilares fundamentais do desenvolvimento criativo. O Governo de Alagoas está comprometido em apoiar e colaborar com o município nessa jornada, buscando potencializar ainda mais o impacto positivo que a cultura e o cinema podem ter em nossa sociedade”, disse a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

"Ser selecionada para representar o Brasil na categoria "Cinema" na Rede de Cidades Criativas da Unesco é uma oportunidade extraordinária para destacar o potencial criativo e cinematográfico de Penedo. A inclusão em uma rede global de cidades criativas nos permitirá compartilhar experiências, boas práticas e desenvolver sinergias com outros destinos criativos ao redor do mundo. Estamos determinados a fortalecer ainda mais nossos esforços na área do cinema, construindo parcerias, incentivando talentos locais e atraindo investimentos nessa indústria.", disse a Secretária Municipal de Cultura, Lazer e Juventude de Penedo, Teresa Machado.

Critérios de Avaliação

 A missão do comitê de seleção era indicar duas cidades brasileiras de duas categorias diferentes das sete que já existem na Rede (são elas: Artesanato e Artes Populares; Cinema; Design; Gastronomia; Literatura; Artes Midiáticas - Comunicação e Mídia; e Música). A partir daí, os municípios deveriam ser escolhidos a partir da avaliação de critérios estabelecidos pela Unesco, como alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; história e o patrimônio da cidade; sinergia com outras áreas criativas; viabilidade financeira; capacidade do município em contribuir e engajar-se com a Rede; e engajamento de autoridades municipais na candidatura.

Também foram observadas a qualidade da apresentação em língua inglesa e o material de divulgação, como fotos e websites. Além disso, os técnicos levaram em conta a avaliação da Unesco, que aplica critérios de equilíbrio regional e temáticos na seleção das cidades, de modo a privilegiar áreas geográficas e especialidades criativas com menor representação na rede.

É importante ressaltar que os representantes dos ministérios envolvidos salientaram a complexidade na escolha das selecionadas, *dada a qualidade das candidaturas apresentadas, e louvaram a quantidade * de dossiês enviados por cidades de diferentes categorias do Mapa do Turismo (grande, médio e pequeno porte). Os inscritos trouxeram riqueza de detalhes e interesse em participar, o que mostra que o Brasil estará empenhado para indicar cidades de grande potencial nas próximas seleções.

Rede da Unesco

A última seleção realizada pelo Brasil para participar das Cidades Criativas da Unesco aconteceu em 2021, quando foram escolhidas as cidades de Campina Grande (PB) e Recife (PE) para participar do concurso. Os dois municípios foram reconhecidos como Cidades Criativas de Artes Midiáticas e da Música, respectivamente.Além delas, outras dez compõem o seleto grupo no Brasil: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), na categoria de Gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), na categoria de Design; Salvador (BA), em Música; Santos (SP), no Cinema; e João Pessoa (PB), como Cidade Criativa do Artesanato e Artes Populares.

seta

Primeira Edição © 2011