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Ação Empreendedora chega ao município de São Sebastião

18/10/2019 09:20

Com a proposta de levar informações e orientar os empresários sobre práticas de gestão e inovação nos negócios, a fim de contribuir para o desenvolvimento econômico e empresarial da região, o Sebrae em Alagoas, por meio do Escritório Regional de Arapiraca, realizará nos dias 24 e 25 de outubro, mais uma ação empreendedora. Desta vez, será com os empresários do município de São Sebastião.

A ação é voltada para os empresários locais e terá início com Atendimento e Orientação Empresarial, na quinta-feira (24) e na sexta-feira (25), das 9h às 16h, no Largo Luiz Falcão, em frente ao Banco do Brasil.  Ainda na sexta-feira (25), os empresários poderão participar da palestra ‘Atendimento e Vendas - uma combinação de sucesso’, no auditório da Prefeitura.

Susylane Ferreira, analista do Escritório Regional do Sebrae em Arapiraca, afirma que a Ação Empreendedora é uma solução que ajuda os empresários a abrirem ou melhorarem seus negócios e contribuir para que não invistam de forma errada. Ela ainda destacou a importância desse momento para o desenvolvimento empresarial da região.

“A proposta é que o Sebrae esteja, ainda mais, presente nos municípios. Na oportunidade, vamos ter orientação empresarial, utilizar a metodologia Canvas, consultoria e entre outras coisas. É a interiorização dos serviços, permitindo que essas empresas tenham acesso à informação, aumentando a nossa atuação e atendimento a mais pessoas. Com essas capacitações, estamos ajudando a promover o desenvolvimento e o aumento de vendas nos empreendimentos, já que o foco é esse”, afirmou Susylane Ferreira.

As inscrições das palestras são gratuitas e podem ser feitas pela Loja Sebrae, no site https://loja.al.sebrae.com.br/loja/ ou na Sala do Empreendedor. Mais informações pelo 0800 570 0800

Por Fátima de Paula

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Sebrae realiza capacitação ‘Como Desenvolver uma Empresa de Sucesso

18/10/2019 09:16

Com o objetivo de trabalhar os comportamentos, as habilidades empreendedoras e a gestão dos negócios como pilares fundamentais para a sustentabilidade das micro e pequenas empresas, o Sebrae em Alagoas, por meio do Escritório Regional de Delmiro Gouveia, realizará a capacitação ‘Como Desenvolver uma Empresa de Sucesso’. Essa ação ocorrerá de 28 de outubro a 01 de novembro, sempre das 19h às 22h, no Ginásio da Casa do Menor, em Santana do Ipanema.

Na oportunidade, estudantes, empresários e potenciais empresários participarão de atividades sincronizadas – que oportuniza trocas de experiências significativas entre os participantes, criando as condições necessárias para o desenvolvimento de diversas competências.

O curso está dividido em cinco partes, onde estão previstas atividades com foco nas competências gerais definidas, que possibilitem a mobilização dos conhecimentos adquiridos visando à consolidação da aprendizagem. Além disso, ao longo do curso, há a possibilidade de receber uma consultoria no tema abordado.

“Durante toda a semana, os participantes receberão orientações técnicas sobre práticas de gestão e inovação em negócios por meio de oficinas e consultorias em suas próprias empresas. Assim, terão a oportunidade de pôr em prática os conceitos abordados no evento. É um verdadeiro laboratório de negócios. Vão passar por tudo que um empresário experimenta no dia a dia da gestão empresarial”, destacou Danúbia Dantas, analista do Escritório Regional do Sebrae em Delmiro Gouveia, sobre a importância do curso para o público participante.

Para participar, basta se inscrever na Associação Comercial de Santana do Ipanema ou na tenda do Sebrae, localizada na Praça de Alimentação da Cidade. O valor do investimento é de R$20,00 mais 1kg de alimento.

O curso é uma realização do Sebrae em Alagoas e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, da Associação Comercial do município e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santana do Ipanema (CDL).

Por Fátima de Paula

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Pilar recebe Feira Agrária do Crédito Fundiário

17/10/2019 17:52

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) tem difundido o projeto Feira Agrária do Crédito Fundiário em todo o Estado de Alagoas, com o objetivo de fortalecer o escoamento da produção da agricultura familiar e a autoestima das famílias camponesas. A próxima edição acontecerá no município do Pilar nos dias 22 e 23 de outubro a partir das 6h, especificamente, ao lado do Mercado Municipal na Chã do Pilar.

 “A feira é um projeto de grande importância para o nosso Estado e o apoio das prefeituras municipais é essencial. São instaladas cerca de 40 barracas e os agricultores estão tendo a oportunidade de negociar uma diversidade de produtos agrícolas, sem veneno, de qualidade e o melhor de tudo com o preço justo para a população. A feira é uma verdadeira festa nas cidades!” afirmou Jaime Silva, diretor presidente do Iteral.

Estarão presentes representantes destaques das unidades produtivas do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF); pequenos produtores rurais; artesãos do Loteamento Manguaba; além quilombolas convidados de outros municípios e agricultores de assentamentos e acampamentos. Serão comercializados: frutas, raízes, hortaliças, mel, farinha, tapioca, beiju, doces caseiros, bolos, caldo de cana, comidas típicas e artesanatos diversos. 

Segundo o prefeito Renato Filho, a feira agrária vai beneficiar a cidade do Pilar, como também reforçar a agricultura familiar que já é valorizada no município com o programa “Plantando o Futuro”. “É uma oportunidade importante para a Prefeitura como também para o Iteral porque mostra a união para realizar a feira. O Iteral já vem fazendo esse evento em outras cidades de Alagoas e tem sido um sucesso já que oferece em um único lugar arte, cultura e alimentos. Com essa feira, vamos fortalecer cada vez mais a agricultura familiar e valorizar as famílias, oferecendo também uma proximidade do homem do campo com o consumidor. Estou muito feliz de Pilar ter sido escolhido como um desses locais”, afirmou Renato. 

Já a programação cultural é totalmente gratuita e contará com a apresentação da Banda Fanfara Dr. Rubens Canuto, carimbó, pastoril, Afro Ginga; atrações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo; e o show do cantor Geraldo Cardoso – o matuto de luxo. 

A próxima edição do projeto está agendada para os dias 30 e 31 de outubro em Santana do Ipanema situado na região do médio sertão alagoano; e para o mês de novembro foram articulados os municípios Matriz de Camaragibe, Delmiro Gouveia e Feira Grande.

exto e fotos: Helciane Angélica Santos Pereira

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Permissionários de Santana do Ipanema aprovam ação de fiscalização da Arsal

04/10/2019 18:28

Em reunião nesta sexta-feira (4), com o diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), Ronaldo Medeiros, representantes da Associação dos Transportadores Complementares e sindicato da categoria aprovaram o trabalho que vem sendo executado pela Agência para disciplinar o serviço de transporte intermunicipal de passageiros na região e em todo o Estado.

Destacaram também a criação de serviços que têm aproximado ainda mais a Arsal dos permissionários, como o ‘Arsal on Line’, que permite que eles tenham acesso a boletos, guias, entre outros documentos, via whatsaap, evitando que se desloquem para Maceió em busca desses serviços.  

Para os permissionários presentes à reunião, realizada na sede da Superintendência de Transporte e Transito de Santana do Ipanema, o crescimento efetivo da fiscalização resultou em uma redução considerável no número de clandestinos em circulação, aumentando a renda dos profissionais legalizados.

 “Os transportadores clandestinos não oferecem nenhum tipo de segurança aos usuários. Eles não fazem cursos de reciclagem e nem a revisão regular dos veículos. Os carros, na sua grande maioria, circulam em condições precárias. Tudo isso aumenta o risco de acidentes nas estradas. Com a fiscalização intensiva, a Arsal garante a segurança dos passageiros e a melhoria dos serviços prestados”, destacou Ronaldo Medeiros.

 

Por Soraya Leite

Jornalista - MTe 515/AL

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Limoeiro de Anadia recebe Feira Agrária do Crédito Fundiário

17/09/2019 18:10

A Feira Agrária do Crédito Fundiário é um projeto do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) – órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) – que ocorre em parceria com as prefeituras. O município de Limoeiro de Anadia, situado na região do agreste alagoano, será contemplado nos dias 18 e 19 de setembro, na Praça de Eventos. A solenidade de abertura acontecerá no dia 18 às 9hs, com a presença de várias autoridades.

Estarão comercializando seus produtos: pequenos produtores dos povoados locais; agricultores das unidades produtivas do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF); representantes das comunidades quilombolas Carrasco (Arapiraca), Jussara e Mariana (Santana do Mundaú); além de trabalhadores rurais acampados na Fazenda Coração de Maria em Teotônio Vilela.

O projeto tem contribuído para o fortalecimento do escoamento da produção da agricultura familiar, valoriza o trabalho, e eleva a autoestima dessas famílias camponesas. No mesmo espaço, temos o melhor da agricultura familiar, comidas típicas, artesanato e apresentações artísticas. A feira tem sido um sucesso por onde tem passado”, declarou Jaime Silva, diretor presidente do Iteral.

A programação cultural é totalmente gratuita, no primeiro dia terá a apresentação da Banda Fanfarra da Escola Nossa Senhora da Conceição, o Grupo infantil de flauta e à noite o grande show de Geraldo Cardoso - Matuto de luxo. No segundo dia, o público irá conferir as apresentações artísticas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo - CRAS/Assistência e da Secretaria Municipal de Educação.

A Prefeitura também executará serviços à população como: vacinação; testes rápidos de HIV e sífilis; entrega de preservativos e materiais educativos; orientações sobre saúde bucal e aplicação de flúor; além de atendimento na área da assistência sobre o bolsa família e a carteiro do idoso.

Para nós essa feira é uma novidade. A gente ouviu falar muito bem dessa feira que dar um movimento muito bacana nas cidades e de pronto solicitamos uma realização de uma edição em nosso município” destacou o prefeito de Limoeiro de Anadia, Marcelo Rodrigues Barbosa.

PNCF

O Programa Nacional do Crédito Fundiário foi criado pelo Governo Federal em 2003. Trata-se de uma ação complementar ao Plano Nacional de Reforma Agrária, sendo um instrumento para a democratização ao acesso à terra, combate à pobreza rural e consolidação da agricultura familiar. Busca oferecer condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento; além de investir na construção da casa, preparar o solo, comprar implementos agrícolas e ter acompanhamento técnico.  Atualmente, o Estado de Alagoas possui aproximadamente 3.500 famílias em unidades produtivas distribuídas em 48 municípios das regiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão.

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Primeira Edição © 2011