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20.03 Dia Mundial da Felicidade.

20/03/2015 14:25

A ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o Dia Internacional da Felicidade no dia 20 de Março com o objetivo de promover a paz, a justiça, os direitos humanos, o progresso social e a melhoria dos padrões de vida. Nada mais oportuno do que usar este dia para fazer uma reflexão do que é realmente necessário para ser feliz. De acordo com Sociedade Brasileira de Coaching, mais do que uma sensação passageira e efêmera, a felicidade torna as pessoas muito mais positivas, gerando ações mais criativas, generosas e construtivas.

A boa notícia é que é possível desenvolver comportamentos que, somados, ajudam a construir forças que impulsionam o ser humano ao seu patamar mais alto de realização pessoal. O psicólogo americano Martin Seligman criou a psicologia positiva, que foca exatamente em tudo aquilo que torna as pessoas saudáveis, felizes e produtivas. Seu conceito engloba, por exemplo, como sair de uma situação em que a pessoa se veja incapaz de se sentir plena e feliz. Para Seligman, o caminho é trabalhar as suas emoções positivas para elevar os campos do prazer, gratidão, força, virtude, significado e propósito.

A vice-presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e especialista em psicologia positiva, Flora Victoria, explica que algumas estratégias dão resultados imediatos, como a aplicação do conceito de “flourishing”. Palavra inglesa que remete a ‘florescimento’, o flourishing refere-se ao funcionamento positivo do ser humano, o que potencializa o seu bem-estar e felicidade. Ao participar de um processo de coaching com foco no desenvolvimento de emoções positivas, a pessoa pode encontrar o caminho para uma vida com mais prazer, engajamento e significado. De acordo com a especialista Flora Victoria, algumas ações podem ser colocadas em prática de forma imediata para elevar o seu estado de felicidade:

§  Gratidão: relacione coisas positivas que aconteceram com você nos últimos dias ou meses. É uma ótima forma de desenvolver o hábito de se sentir grato por todas as suas conquistas, bem como selar cada realização.

§  Apreciação: reserve tempo para focar no presente e saborear algo prazeroso do seu dia a dia, o que elevará o seu bem-estar de forma objetiva.

§  Otimismo: encare desafios com otimismo, focando na vitória e, principalmente, na superação dos obstáculos inerentes à vida. Com essa forma de agir você reduzirá a negatividade dos seus pensamentos.

§  Relacionamentos: pense em algo positivo, extremamente importante, que alguém fez para você, procure essa pessoa e agradeça-lhe. No primeiro tópico, a gratidão é voltada para si mesmo, nesse tópico a força de gratidão é desenvolvida para a sua relação com o próximo.

 §  Renovação: faça uma lista focando o lado positivo dos seus desafios ou o que você aprendeu com situações críticas, isso ajuda a realizar uma verdadeira faxina mental libertando-se dos ressentimentos, frustações e emoções negativas vividas. Em um segundo momento, relacione todos os sentimentos positivos, realizações e novas oportunidades, renovando o padrão psicológico e fortalecendo as suas perspectivas.

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Dia Mundial da Água - 22.03

20/03/2015 15:54

Consumo consciente e reuso da água exigem cuidados e atenção com a saúde
 
A crise no abastecimento de água, que afeta diversas cidades brasileiras, tem estimulado a reflexão sobre o uso racional da água e as diversas possibilidades de reaproveitar o líquido nas atividades domésticas. “Sem dúvida, as novas práticas contribuem para a preservação desse bem essencial à vida, mas é preciso ficar atento e aliar ao hábito do reuso cuidados com a qualidade dessa água, como e onde ela pode ser usada sem colocar a saúde em risco”, alerta o infectologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Artur Timerman. 
 
Veja as dicas que o CHEV preparou, com a ajuda do infectologista Artur Timerman, para você economizar, preservar o meio ambiente e cuidar da saúde.
 
Na cozinha
- A água do cozimento de um legume, como cenoura, pode ser reaproveitada para cozinhar outros vegetais como batatas ou beterraba e até ovos, por exemplo. Essa água também pode ser usada para o cozimento de macarrão ou até enriquecer o arroz; 
- A água da lavagem de legumes e verduras pode ser usada ainda para molhar plantas;
- Ensaboe toda a louça antes de enxaguá-la. A água desse enxágue pode ser armazenada para o uso em vasos sanitários.
 
No banheiro
- A água de chuveiros a gás demora a esquentar alguns minutos. Mas lembre-se de que essa água é limpa e pode ser usada para lavar roupas, louça e higiene pessoal. Atenção: o recipiente de armazenamento deve estar limpo;
- Use água das chuvas, da máquina de lavar roupas ou do enxágue da louça no vaso sanitário;
- Tome banhos de, no máximo, cinco minutos. Feche o chuveiro, enquanto se ensaboa;
- Aperte a descarga somente o tempo necessário.
- Na hora de escovar os dentes ou fazer a barba, mantenha a torneira fechada.
 
Na lavanderia
- junte mais roupa antes de ligar a máquina de lavar;
- lave primeiro as roupas claras e reaproveite a última água da máquina (aquela com o amaciante) para lavar as roupas escuras. A água da máquina também pode servir para a limpeza e vaso sanitário;
- se estiver lavando a roupa à mão, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega a roupa.
 
No quintal e no jardim
- não use mangueira para regar as plantas, lavar a calçada ou o carro.
 
Lembre-se: O mosquito da dengue não perdoa!
- Além dos cuidados já conhecidos, todos os recipientes de armazenamento de água devem ser vedados. Até pequenas quantidades de água podem ser criadouros. A larva do mosquito também sobrevive em ambientes fechados e apartamentos;
- Higienize todos os recipientes antes de armazenar água;
- Se for armazenar água limpa, além a vedação para evitar os criadouros da dengue, use um copo de 200 ml de água sanitária para 20 litros de água. Mas saiba que essa água não deve ser ingerida.
 
 
COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS
Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.400 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, conquistado pelo quarto ano consecutivo em 2014.
 
 
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A crise chegou, as vendas caíram. E agora?

23/03/2015 07:13

“Quando escrito em chinês a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade.” (John Kennedy)

Um momento de instabilidade econômica assola nosso país, mas quais providências podem ser tomadas caso os resultados positivos desapareçam? O que fazer, em 3 passos, para não deixar a crise abalar suas vendas e a sua empresa?

Primeiro passo: reunir a equipe, jogar aberto e ser o mais transparente possível podem auxiliar a entender qual é o verdadeiro problema. Um diálogo franco ajuda, afinal, participação gera comprometimento. Isso cria um ambiente favorável e todos perceberão que precisam estar empenhados para reverter a situação.

Esse bate papo colabora, ainda, na diminuição das conversas de corredor e fofocas sobre o período que a organização enfrenta e ainda tende a gerar um maior engajamento das pessoas diante das dificuldades.

Procure também blindar o pessoal contra o pessimismo, pois o bom humor e o otimismo colaboram (e muito) para manter a calma e promovem assertividade nas decisões a serem tomadas.

Segundo passo: propor mudanças. É hora de sair da zona de conforto, mudar para melhor, quebrar paradigmas e, neste momento, a criatividade deve ser a palavra-chave. Uma fase de turbulência pode também ser o tempo certo de descobrir novas ferramentas para focar no alvo certo, atender de forma mais personalizada os clientes atuais, além de implementar novas práticas para vender mais e melhor.

Trata-se de um período adequado para unir ainda mais o grupo, tempo de substituir a competição por colaboração interna. Se quiser competir que seja com a concorrência.

Terceiro passo: algo a mais. Talvez, esta seja a etapa mais importante. Em tempos difíceis, é hora do líder pedir um extra e de cada colaborador se dispor a dar um algo a mais. Tenha em mente que, se você deseja vencer a crise, será preciso fazer mais do que já tem feito até agora, um esforço extra que valerá a pena logo à frente.

Se está difícil vender, não adianta ficar reclamando da vida e culpando a crise. Reflita o que você tem feito além do normal para não deixá-la influenciar suas metas.

Por exemplo, se o vendedor tem o hábito de visitar 10 clientes por dia, é melhor que comece a fazer pelo menos 12 visitas. Ou, se costuma realizar 25 ligações por dia, é hora de fazer 30 para possíveis compradores. Repare: 5 ligações a mais por dia podem significar por volta de 750 novas e diferentes oportunidades no semestre. Se, normalmente, surgem 2 ou 3 clientes novos por semana, mire 5 como objetivo. Quem sabe sair do trabalho meia hora mais cedo ou 20 minutos mais tarde todo dia pode render um novo e grande contrato? Ou seja, aumente suas possibilidades!

Pense e responda: Qual tem sido o meu algo a mais ou novo diferencial nessa fase?

Quando o vento está a favor e tudo segue fácil, qualquer um vende ou executa o serviço proposto.

É muito motivador saber que, nos momentos difíceis, poderemos encontrar verdadeiros talentos preciosos em nossa organização e que são períodos assim que propiciam oportunidades de aprendizados e crescimento pessoal e profissional.

Portanto, aja com calma. Não adianta o empresário se desesperar e jogar tudo para o alto, como também não é hora do vendedor na primeira dificuldade abandonar o barco. Lembre-se, são os mares mais bravos e agitados que costumam formar os melhores marinheiros e marinheiras.

Mãos à obra, o momento é agora! Não adianta nada ficar chorando depois pela redução nas comissões ou perda do emprego. Antecipe-se e faça a diferença já!

* Erik Penna é especialista em vendas, consultor, palestrante e autor dos livros “A Divertida Arte de Vender” e “Motivação Nota 10”. Site:www.erikpenna.com.br


Sobre Erik Penna

É especialista em vendas, consultor e palestrante. Possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, pós-graduação em Administração e Marketing pela Universidade Paulista e graduação em Economia pela Universidade de Taubaté.

Aborda nas palestras ensinamentos baseados nas experiências vivenciadas por ele durante a sua carreira como executivo de vendas, professor, escritor, motivador de equipes e gestor corporativo. É autor dos livros “A Divertida Arte de Vender” e “Motivação Nota 10” e co-autor dos livros “Gigantes das Vendas” e “Gigantes da Motivação”. Site: www.erikpenna.com.br

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Qual a quantidade ideal de sono para cada idade?

23/03/2015 16:05

Estudo feito pela Universidade de Loyola, nos Estados Unidos, revela novas diretrizes sobre a medida certa do descanso saudável em cada faixa etária

O mundo moderno, com todas as suas atribulações, é responsável por um fenômeno interessante: os dias parecem mais curtos e temos a impressão de que as horas passam muito mais rápido do que no passado. Com isso, como conciliar tantos compromissos? Como lidar com agendas lotadas e a necessidade de estarmos 24 horas por dia conectados?

Muitas pessoas dizem ter a receita para lidar com tantos dilemas: dormir menos. "O sono acumulado" é realidade na vida de muitos. Mas será que adotar tal hábito pode afetar o bom funcionamento do nosso organismo? A resposta é simples e direta: sim. Pessoas que dormem menos do que o necessário podem vir a sofrer com o estresse contínuo, aumento de peso, alterações hormonais, dentre outras doenças.

Mas há uma quantidade ideal de sono? As "8 horas" pregadas por muitos especialistas são factíveis e realmente adequadas para todos? De acordo com a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, cada faixa etária tem uma necessidade específica de horas de descanso. A melatonina, hormônio responsável pela regularização do sono, tem o seu pico máximo de produção no ser humano aos 3 anos de idade e, com o envelhecimento, a sua formação vai diminuindo. Uma pessoa de 60 anos possui a metade de melatonina de um indivíduo com 20”, explica. Já aos 70 anos, os níveis são bem mais baixos, chegando, inclusive, a serem nulos em alguns casos. 

Segundo um estudo recente, divulgado pela Universidade de Loyola, em Chicago, há novas diretrizes nesse universo, que mudaram as perspectivas de sono para cada idadeAs orientações mudaram principalmente para crianças abaixo de um ano. Agora, a indicação é de que recém-nascidos precisam dormir de 14 a 17 horas. Antes a recomendação ficava entre 12 e 18 horas. “Um recém-nascido precisa dormir mais, pois nessas horas também são consolidadas as funções orgânicas fundamentais para o seu pleno desenvolvimento”,explica a especialista. Do quarto ao décimo primeiro mês de vida, os bebês já têm uma melhor organização dos ciclos de atividade e repouso, e a quantidade de horas varia entre 12 a 15. A indicação anterior era de no mínimo 14 horas.

Depois do primeiro ano de idade, a necessidade de sono diminui. Crianças com idades entre um e cinco anos precisam dormir entre 10 e 14 horas. Dos seis aos treze anos, a quantidade cai para 9 a 11 horas e adolescentes de 14 a 17 anos precisam descansar entre 8 e 9 horas diárias. As diretrizes continuam as mesmas para os adultos entre 18 e 64 anos de idade, cuja a recomendação é de 7 a 9 horas de sono. Já acima dessa idade, a quantidade cai para 7 a 8 horas diárias. A pesquisa foi divulgada no periódico Sleep Health: Journal of the National Sleep Foundation e foram revisados 320 trabalhos para chegar às novas recomendações. 

Quantidade x Qualidade

Apesar da pesquisa, a consultora ressalta que o principal não é somente a quantidade de horas dormidas ou o tempo em que se permanece na cama, mas sim, a qualidade. “Muitas pessoas acreditam que, porque dormem menos, estão dormindo mal, mas nem sempre uma coisa está relacionada à outra. Algumas pessoas chegam a ter as 8 horas diárias de sono que necessitam, mas ainda assim se sentem cansadas quando acordam, mau humoradas ou com dores no corpo”, esclarece

Para uma boa noite de descanso, é indispensável que alguns hábitos sejam preservados,para que todas as fases do sono sejam cumpridas, dentre eles, a posição lateral de descanso, a utilização de um travesseiro adequado a postura e ao biótipo da pessoa, ambiente escuro e silencioso, dentre outros. “Durma, de preferência, de lado, com um travesseiro que preencha completamente o espaço existente entre a cabeça e o colchão, formando um ângulo de 90 graus no pescoço, mantendo coluna cervical e lombar sempre alinhadas. E mantenha as pernas semiflexionadas, com um travesseiro baixinho entre elas, a fim de evitar a rotação da coluna e os atritos entre os joelhos e os tornozelos”, indica Renata.

Sobre a Duoflex

Empresa 100% nacional, a Duoflex está presente há 25 anos no mercado, totalmente focada na produção de travesseiros de alta tecnologia, voltados para a saúde do sono. Lançou com exclusividade no Brasil a espuma especial viscoelástica NASA, além de ter sido a primeira empresa da América do Sul a fabricar travesseiros Natural Látex e a única a produzir os travesseiros de Altura Regulável. Recentemente colocou no mercado os travesseiros Gelflex e Nasalátex, reforçado sua imagem como empresa inovadora. 

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Mulheres: como evitar as doenças cardiovasculares?

24/03/2015 06:42

Nas últimas décadas, houve um aumento significativo da incidência de doenças cardiovasculares na mulher, em especial na doença arterial coronariana (DAC). Dados recentes apontam que essa é a causa de 36,9% das mortes de mulheres. A faixa etária do aumento da mortalidade cardiovascular da mulher ocorre, em média, dez anos após a do homem e isso se explica, parcialmente, pelo papel protetor do hormônio estrogênio, que se mantém presente até a época da menopausa.

A hipertensão arterial é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, tanto nas mulheres pré-menopausa quanto pós-menopausa. Durante o período fértil, a mulher é menos hipertensa que o homem, devido aos elevados níveis de estrógeno ou pela menor viscosidade e menor volume sanguíneo associadas às perdas menstruais mensais.

Além disso, neste mesmo período pré-menopausa, a hipertensão na gravidez é relativamente frequente e a pré-eclâmpsia é uma das principais causas de mortalidade materna quando evolui para formas mais graves. Em contrapartida, após a menopausa, há um declínio nos níveis de estrogênios, associados com alterações no metabolismo lipídico, aumento da adiposidade central e desenvolvimento de obesidade, aumentando assim a hipertensão arterial nas mulheres, de tal forma que a sua prevalência se torna maior que as dos homens da mesma idade.                                                                                                

A mudança do padrão de vida das mulheres talvez explique, em parte, a ocorrência de dados tão alarmantes: ao lado das responsabilidades tradicionais com a casa, filhos, marido e parentes idosos, as mulheres adquiriram as responsabilidades que antes se destinavam aos homens, como o trabalho fora do lar.

Ao mesmo tempo, as mulheres adquiriram alimentação irregular, com o aumento da ingestão de gorduras, carboidratos, álcool, falta de atividade física regular e aumento do tabagismo.    Os riscos de doenças cardíacas associadas à hipertensão arterial, podem ser reduzidas nas mulheres seguindo medidas não-farmacológicas, como:

- Perca peso: essa é a maneira mais efetiva para controlar a pressão e mesmo pequenas reduções diminuem significativamente a pressão, bem como riscos cardiovasculares graças à melhora do perfil lipídico e da tolerância à glicose, melhorando também a resposta à terapia de drogas anti-hipertensivas.

- Cuidado com o sódio: o excesso de sódio eleva a pressão arterial por aumento da volemia e, consequentemente, aumento do débito cardíaco. Posteriormente, por mecanismos de auto-regulação, há aumento da resistência vascular periférica, mantendo elevados os níveis de pressão arterial.

- Evite alimentos processados: enlatados, embutidos, conservas, molhos prontos, caldos de carne, temperos prontos e defumados também são ricos em sódio e devem ser evitados. Uma boa opção nesse sentido é introduzir o uso de salgante para o preparo das refeições. Composto à base de cloreto de potássio, salga os alimentos, sendo totalmente livre de sódio. A ingestão deve ser monitorada nos quadros clínicos de insuficiência renal crônica e indivíduos em tratamento hemodialítico.

- Consuma alimentos ricos em potássio: o potássio tem efeito anti-hipertensivo e exerce ação protetora contra danos cardiovasculares. Para isso é recomendado consumir alimentos ricos em potássio, como frutas (amora, abacate, banana), leguminosas (feijão, ervilha, grão-de-bico) e vegetais (beterraba, cenoura, espinafre) e muitas outras.

- Evite bebidas alcoólicas: o consumo excessivo de álcool eleva a pressão, além de ser uma das causas de resistência terapêutica anti-hipertensiva.

- Faça exercícios físicos: o exercício físico regular reduz a pressão arterial, além de produzir benefícios adicionais, como a diminuição do peso corpóreo, ação coadjuvante no tratamento das dislipidemias, diminuição da resistência à insulina e auxílio no controle do estresse.

Seguindo essas dicas, as mulheres tem muito mais chances de se manter longe da hipertensão arterial e, consequentemente, dos problemas cardiovasculares. Sem dúvida, são medidas que compensam.

Bruna Mello é nutricionista e consultora do Bio Salgante, primeiro sal sem sódio do Brasil.

Sobre o Bio Salgante:

www.biosalgante.com.br / (11) 4858 0507

O Bio Salgante é o primeiro sal sem sódio do Brasil. O produto, que foi testado pela Unifesp, é um importante aliado na luta contra a hipertensão, já que sua fórmula é à base de cloreto de potássio. Com um paladar agradável e extremamente próximo ao do sal, muitas vezes seu uso nem foi percebido em testes cegos. Sua única restrição é que não deve ser submetido a temperaturas superiores a 180 graus ºC.

 

 

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Primeira Edição © 2011