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Formada pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL. Pós graduada em Nutrição Clínica pela Faculdade São Camilo-SP. Realizou aprimoramento no Hospital das Clínicas-SP, Hospital Beneficência Portuguesa-SP e curso de extensão no AMBULIM- HC-SP, na área de obesidade e transtornos alimentares. Em Brasília, atendeu em consultório no Senado Federal. Pós graduanda em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho-RJ. Atualmente, atende em Consultório, localizado no Edifício Harmony Trade Center, sala 511, Jatiúca, Maceió-AL. Tel: (82) 3034-5540/ (82) 9992-2329.

Emagreça! Mas com saúde.

03/08/2012 07:38

       Já foi o tempo em que o desejo de perder peso era sinônimo de sofrimento. Hoje em dia, com a modernidade dos tempos, conseguimos sim deixar de comer o que nos engorda, mantendo uma boa nutrição e o mais importante ajudando ao seu corpo a obter resultados não só na perda de peso, mas também, na nutrição do cabelo, pele, unhas, na disposição física, digestão e na prevenção de surgimentos de várias doenças, como diabetes, hipertensão, doenças intestinais, intolerâncias, alergias alimentares, doenças adquiridas pela baixa imunidade       

     A pirâmide alimentar é uma guia básico e serve como um instrumento para orientar a população brasileira de como se comportar na mesa, pois com tantas opções de alimentos chegamos a nos confundir e acabamos até achando de uma maneira muitas vezes errada que o que era certo comer antigamente, já não é mais e vise versa.

       O que podemos perceber é que na base da pirâmide, existe a recomendação de até 6 porções ao dia de massa, ou seja, arroz, macaxeira, inhame, pão, cereais, que é de onde tiramos nossa energia. Lembrando que as massas integrais sempre vão ter preferência por serem ricas em fibras, que ajudam no trânsito intestinal e na prevenção de doenças.
         As frutas e hortaliças dividem o segundo lugar, pois são muito importantes para a nossa imunidade, ou seja, elas nos ajudam a ficar fortes contra doenças, além de nutrir, cabelo, unhas, pele e também serem ricos em fibra.

       Em terceiro lugar, mas não menos importante que os outros alimentos, estão os alimentos ricos em proteínas, que nos ajudam a desenvolver músculos, na digestão dos alimentos e que também estão envolvidos em muitas outras reações no nosso organismo. São as carnes, frango, peixe, que devem ser consumidos 1 até 2 vezes ao dia, os leites, ovos, queijos, que variando, podem chegar até 3 vez ao dia, o feijão ou soja, com uma porção ao dia. Importante optar pelos desnatados ou lights e no caso das carnes vermelhas e frango retirar as gorduras visíveis, pois as gorduras dos alimentos proteícos, com exceção dos peixes que possuem a gordura boa, geralmente trazem malefícios para a nossa saúde, e são as chamadas gorduras saturadas.

          E por último, ficam os óleos vegetais, como os de canola, milho, soja e azeites, junto com os doces, tortas e salgados, com uma porção pequena ao dia. Os óleos são importantes para a nossa saúde, pois eles são ricos em W-3, a chamada gordura boa e que ajuda a melhorar nossa imunidade, além de evitar o aparecimento de doenças, principalmente as do coração, mas apesar disso, eles ficam apenas com uma porção porque as gorduras são calóricas. Os doces, não custa nada lembrar, estão ocupando a ponta da pirâmide porque são ricos em gorduras saturadas e trans, gorduras ruins, além de também serem ricos em açúcares, que podem levar a obesidade, pressão alta e diabetes.

       Não podemos esquecer da água! Temos que tomá-la muitas vezes ao dia, ela é fundamental para todos esses benefícios acontecerem!
       Atividade física? Temos que fazer dela nossa aliada e a colocarmos nas nossas rotinas. Ela anda junto com a alimentação, pois trazem benefícios semelhantes, por tanto, ela é muito importante para ser deixada em segundo plano.
      Agora, que já sabemos como é importante comer bem, vamos pensar duas vezes antes de exagerarmos nas guloseimas e gorduras, podemos comer de tudo, mas com equilíbrio e bom censo, pois nosso corpo agradece!

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Como se alimentar para desenvolver seus músculos?

07/08/2012 11:53

      Ao assistirmos aos jogos olímpicos, muitas vezes nos perguntamos como esses atletas conseguem ir além do seu limíte físico? Acredito que a resposta seja: dedicação! Contudo, para atingirmos os nossos objetivos temos que ter foco e pensar em como chegaremos lá. Praticamente todos esses atletas seguem um plano alimentar rígido, com uma alimentação rica em proteína, com consumo adequado de carboidrato (açúcares), vitaminas, minerais e o mínimo de gordura(mas sem eliminá-las totalmente), sempre aliados a um treinamento intenso.
      Mas a maioria das pessoas não deseja disputar competições e sim manter um corpo que o deixe satisfeito e que se tenha saúde! Porém, quem disse que também não precisamos nos dedicar?  Qualquer atividade física que fazemos deve sim, ter o mínimo de preparação, ou seja, devemos ter um treinamento físico diário adequado para o nosso objetivo e com uma alimentação equilibrada e focada em resultados, pois não adianta, por exemplo, querer ganhar massa magra, malhando intensamente, mas sem ter os nutrientes necessários para que aquele músculo se desenvolva, podendo trazer até efeitos contrários aos que desejamos. Ou então, treinar intensamente, mas baixar a imunidade e ficar fraco para adquirir doenças.

           Então para para realizarmos exercícios com o objetivo de ganho de massa (hipertrofia), vamos dar algumas dicas importantes sobre alimentação!

          • É imporante consumir antes dos treinos, alimentos ricos em carboidratos complexos   (açúcares que demoram até 2h para serem liberados na corrente sanguínea) como o macarrão, batata doce, cereais, pois eles fornecem anergia para o treino. Cuidado com as quantidades de massas ingeridas, pois nossos corpos possuem necessidades diferentes uns dos outros. 

           • As massas integrais, nesse caso e nesse horário, antes de treinar, nem sempre são indicadas.

            • Ao demorar mais do que 2h para treinar, é importante fazer um pequeno lanche, contendo carboidratos simples (açúcares que demoram 15- 20 min para fornecer anergia) para dar a energia inicial do treino, aonde essa vai agir junto com o carboidrato consumido 2h antes. Exemplo: frutas, sucos naturais, mas depois vá direto malhar!

            • Consumir alimentos ricos em proteína durante todos os horários do dia, principalmente após os treinos de força (musculação), mas sempre variando nas quantidades.

           • Lembrando que os alimentos ricos em proteínas também contém gordura, por isso prefira os desnatados ou os sem gordura visível.  

        • E ainda consumir uma porção de carboidratos depois do treino, para recuperar as energias! Assim diminui a fadiga muscular e evitar a consumo das proteínas pelo nosso corpo para outros objetivos que não seja os de aumentar os músculos.

         • Vitaminas e minerais são sempre importantes consumir, como as frutas, verduras, legumes, sucos, pois por serem anti-oxidantes vão ajudar a reduzir o estresse que a atividade física promove no nosso corpo, quando feita de forma regurar.

       São muitosos detalhes, né?! Lembrando que um plano alimentar balanceado e apropriado para cada indivíduo é o muito importante, por isso procure seu nutricionista!
 

Karla Tenório.

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Remédios para emagrecer. Bom ou ruim?

14/08/2012 21:38

          Mesmo sabendo que a matemática para perder peso é dieta + exercício físico = perda de peso, ainda existem pessoas que procuram alternativas para conseguir esse objetivo, como o uso de medicamentos, mas será que posso ter riscos para minha saúde?

          Segundo a farmacêutica, com mestrado em toxicologia pela USP, Aretha Schulz, os medicamentos chamados de anorexígenos, agem através da estimulação do Sistema Nervoso Central liberando dopamina e noradrenalina, e que por consequência induzem a falta de apetite. Possuem em sua formulação substâncias da familia das anfetaminas, como a anfepramona, o femproporex e o manzidol e são conhecidos pelos nomes comerciais de Dualid, Desobesi, Inibex, Moderine etc. Há também os medicamentos que não atuam diretamente no centro de controle da fome, mas agem de forma similar, liberando neurotransmissores cerebrais responsáveis pela sensação de saciedade, como a serotonina. Esses, na verdade, são classificados como antidepressivos, mas que possuem como efeito colateral a falta de apetite e consequentemente a perda de peso, como a sibutramina, fluoxetina, escitalopram, bupropiona e a sertralina, conhecidos pelos nomes comerciais de Reductil, Prozac, Lexapro, Zyban, Zoloft etc.

             Ainda de acordo com a farmacêutica, são muitos os riscos associados ao uso indiscriminado dos anorexígenos, dentre os quais podemos destacar: estado de pânico, agressividade, alucinações, depressão respiratória, convulsões, coma e até a morte, e ainda existem os efeitos colaterais imediatos como, aumento da pressão arterial, taquicardia, alteração de humor, dor de cabeça, boca seca, depressão, insônia, tonturas, constipação intestinal, aumento da ansiedade e náuseas. 

      Assim, devido ao uso indiscriminado de algum desses medicamentos e os agravos à saúde que estavam sendo observados em algumas pessoas que, muitas vezes, se auto medicavam, a Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, decidiu proibir a comercialização de alguns desses remédios, como a anfepramona, femproporex e mazindol em todo Brasil. A comercialização da sibutramina foi recentemente submetida a um controle mais rígido. 

          Contudo, existem diversos caso de pacientes que necessitam sim fazer uso de alguns desses medicamentos, seja devido a alguma doença psiquiátrica ou do metabolismo corporal, com dosagem individualizada e  finalidade específica, mas lembrando que esses medicamento só são adquiridos nas farmácias com prescrição médica e o acompanhamento médico de um especialista na área é de fundamental importância!

          Existe ainda o grupo dos suplementos alimentares ou de alguns alimentos que podem ser comprados livremente e agem principalmente no metabolismo corporal, são os chamados termogênicos (à base de cafeína ou pela substância dimetilamilamina), como o Oxyelite (proibido pela ANVISA) que trazem aumento na liberação de energia, mas que não eliminam gordura e podem levar a efeitos adversos, como ansiedade, insônia e aumento da pressão. Os disabsortivos, ou seja, que inibem a absorção de gordura no intestino, como o Xenical (Orlistarte), que podem causar perda de vitaminas K, E ,D e A, além de diarreia. E os diuréticos, como a furosemida (medicamento) ou o chá verde (natural), que tem a função apenas de eliminar líquidos e não influenciam na perda de gordura.

            Mas, apesar de saberem desses problemas, muitos ainda fazem uso desse tipo de auxílio, sem apresentarem nenhum desconforto físico ou mental, mas que depois de pararem de utilizá-los, conseguindo até uma “perda de peso”, sinalizadas muitas vezes por perda de líquido ou músculos e não de gordura, voltam ao seu peso original, pois não modificaram seus hábitos alimentares e não incluíram uma atividade física em sua rotina, que ajudam não só a emagrecer, mas possuem vários benefícios para à saúde. Por isso é importante se perguntar, vale a pena o risco?
 

Karla Tenório

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Vídeo: Treinamento Funcional - Emagrece e define

21/08/2012 07:13

          Depois de já termos abordado a importância da alimentação para emagrecer e/ou ganhar massa magra (músculos), achei importante trazer para vocês algumas dicas de atividades físicas que possamos fazer para ambos os objetivos.
         Então, hoje vamos abordar com a ajuda do personal trainer, Jonata Nascimento, o treinamento do tipo funcional, realizado em circuitos, e com o uso de equipamentos, exercício esse que anda muito em destaque por trazer benefícios para o corpo como, segundo o profissional, definição muscular, perda de peso e uma melhora no equilíbrio corporal, pois apesar do exercício parecer fácil, exige um grande desempenho físico e uma boa concentração do indivíduo.
          Contudo, o mais interessante desse tipo de exercício é que podemos ter todos esses benefícios de uma forma muito divertida e que com criatividade podemos fazê-lo até mesmo em casa, na praia ou em algum espaço aberto. Lembrando que é muito importante buscar a ajuda de um profissional capacitado para esclarecer a maneira mais correta a ser feito o treinamento, para com isso, não prejudicar suas articulações, principalmente as do ombro, coluna e joelho e poder com isso obter os benefícios desejados, sem prejudicar à saúde, destaca o educador físico.
         Em nosso vídeo, os profissionais optaram por utilizar equipamentos como cones, bola de ferro (Kettlebell), escada de circuito, fita elástica e colchonete, mais existem ainda outros tipos que são vendidos em lojas esportivas, mas para quem não tem acesso a esses materiais, pode substituí-los por garrafas do tipo pet (com água ou areia), bolas, riscos no chão, cordas, elásticos tradicionais etc, pois o importante é não ficar de fora e se exercitar!

          Agradecimentos aos profissionais do vídeo Jonatas, especialista em fisiologia do exercício, ao nosso colaborador educador físico e personal trainer Darlan Hugo e à academia K2.

Link do vídeo no youtube:

http://youtu.be/Wjoo4l8MPro

(Se não abrir através do link no blog, copie e cole o mesmo link direto no espaço para colocar endereços na internet)


 

 

 

                             

 

 

 

       Karla Tenório

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Aperitivos sofisticados, saudáveis e gostosos!

05/09/2012 14:43

        Gente, daqui para o final do ano vamos ter muitos feriados (sem esquecer dos finais de semana), então porque não fazer deles uma desculpa para juntarmos os amigos e familiares para descontrair e assim aproveitá-los da melhor forma? Hum, mas quando envolve muita gente ao redor de uma mesa, sempre temos a companhia de aperitivos, ou seja, comidinhas nem sempre muito saudáveis e que atrapalham todo o nosso esforço de manter a forma durante a semana, não é mesmo? Porém como não podemos deixar de ter esse convívio social, que é muito importante para nossa qualidade de vida, mas também não queremos estragar todo nosso plano alimentar e de exercícios da semana, vou sugerir a vocês três receitas de aperitivos fáceis, saudáveis, gostosos e com uma ótima aparência, já que também comemos com os olhos, não é mesmo?!

Primeira opção: Legumes em tiras ao molho de iogurte

   

 

 

 

 

 

 

   Os franceses chamam de crudités. São legumes como o pepino, cenoura, pimentão amarelo e vermelho, mas pode acrescentar também, abobrinha e chuchu crus (ou cozidos, se preferirem), cortados em tiras. Para acompanhar (na parte de baixo do copinho), faça o molhinho: um pote de iogurte natural, uma colher (chá) de mostarda, outra de molho inglês, duas de azeite de oliva e sal a gosto

Segunda opção: Rolinho de Kani com legumes

Ingredientes:
Dez fatias de pão de forma sem casca
Cinco colheres (sopa) de maionese light
Cinco bastões de kani kama cortados ao meio, no sentido do comprimento
Meia manga cortada em tiras
Meio pepino-japonês cortado em palito

Modo de preparo:
Em uma superfície seca, coloque as fatias de pão e passe o rolo de abrir massa para afinar as fatias. Reserve. Depois, espalhe, em cada fatia, uma camada da maionese. No centro das fatias,a coloque meio bastão de kani kama, uma tira de manga e um palito de pepino. Enrole-as, pressionando-as para que não se desenrolem. Coloque os rolinhos em uma travessa,decore a gosto e sirva em seguida.

 

Terceira opção: Tomate cereja e mussarela de búfala no palito ao molho de manjericão.

Ingredientes:Tomate cereja(pequenino), Mussarela de búfala. Manjericão e azeite para o molho.
Modo de fazer: Coloque nos palitos 2 unidades de tomate cereja, depois a mussarela de búfala e assim por diante. Bata no liquidificador uma porção generosa de manjericão e azeite. Depois derrame esse molhinho por cima dos espetinhos de tomate já prontos. Depois é só servir.
 

 

 

KARLA TENÓRIO

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Primeira Edição © 2011