Vamos esperar a transição
05/12/2020 12:39
Pode não parecer, mas um dos momentos mais importantes de uma eleição para cargos executivos e essa foi uma delas com a dos prefeitos é exatamente a transição. Para o leigo pode significar a simples passagem do cargo de um para outro. Mas não é. No caso de prefeitos eleitos eles precisam receber a prestação de contas da gestão anterior e tudo o que diz respeito a essa gestão. Primeiro, para que não haja solução de continuidade; segundo, para que as contas estejam perfeitas porque será o novo prefeito que, em março irá prestar contas da gestão anterior. Parece estranho e talvez seja, mas se o prefeito atual passar tudo direitinho e sob recibo nenhum problema poderá haver para ele no futuro. Pelo contrário, automaticamente ele recebe o aval de quem o sucede com a viabilidade de uma transparência e de uma liquidez totais. O Tribunal de Contas de Alagoas e o Ministério Público de Contas, aliados, encetaram uma campanha junto aos prefeitos eleitos e reeleitos no sentido de elucidarem todas as dúvidas, incluindo a distribuição de uma espécie de cartilha enumerando dos principais passos a serem tomados. Com isto, e como diz a campanha, “prefeitos e prefeitas, façam a transição como manda o figurino e durmam em paz”.
seta
Cuecas de plantão
16/10/2020 16:22
É danado como elas, as cuecas têm mudado de função nos últimos tempos. Como a metodologia e a criatividade de determinada classe de brasileiros começou a descobrir funções outras nas famosas cuecas que já tiveram o nome de ceroulas e eram bem mais compridas. Será que a corrupção era maior naqueles tempos? E elas são famosas desde os idos da Roma antiga. Criadas para esconder as partes íntimas do homem com alguns preservando a frente e outros nem preocupados em preservar atrás, as cuecas tiveram muita história e muita estória ao longo dos séculos Hoje elas passaram a ser usadas como um cofrinho inteligente cujos segredos eram preservados pela inocência ou pela certeza de que os semelhantes só procurariam desvendá-los se devidamente autorizados pelo proprietário e assim mesmo de maneira íntima e bem preservados da população em geral. Mas, a Polícia Federal que não é boba nem nada, lembrando-se de antecedentes de um certo cidadão, achou de levar em conta isto quando entrou na casa de outro cidadão, gordinho, senador da república e que mais gordinho estava exatamente da cintura pra baixo. Esbanjando enchimento suspeito o dito senador na sanha de querer esconder o precioso guardado acabou por ceder às garras do lobo guará que o deveria estar incomodando, principalmente no momento em que, diante da cena policialesca era óbvio que seus intestinos já estivessem prestes a manchar as paredes do dito cofrinho. Segredos confiscados, cofres vazios, o pobre senador vai ter que amargar a perda de seus míseros 30 mil reais retirados do povo para sua privadinha portátil.
seta
Pensaram Educação. Será?
31/08/2020 11:46
Finalmente pensaram educação. Pensaram na educação básica que, como o nome está dizendo é o começo de tudo, a base para que haja continuidade e os alunos cheguem a topos maiores com conhecimento de causa. A manutenção do FUNDEB que estava com seus dias contados até o final deste ano foi um passo importante para que as coisas comecem a mudar de figura. Isto porque, além de tornar o Fundo como permanente aumentou as participações de todos incluindo a União que gradativamente vai chegar a 23% até 2023. O importante também é que a aplicação do Fundo vem bem definida visando às construções e manutenções de escolas e chega graças a Deus à valorização do professor, não só em termos salariais, mas e, sobretudo no que diz respeito à sua capacitação e qualificação em períodos ditos como necessários e aceitáveis. O nosso “será?” no título deste artigo tem uma razão de ser exatamente no conteúdo e na definição do que se pode e do que se deve fazer com os recursos do Fundo. É exatamente aí que nossa dúvida vai pairar até que se prove o contrário. Até que se veja que a vergonha na cara chegou para determinados administradores que vierem a gerir as verbas exatamente como está escrito no papel que gerou a lei. E como até agora pouca gente de bem administra o dinheiro do povo ficará a nossa dúvida para provocar e ver se coisa vai funcionar. Tomara! Nossas crianças merecem o melhor.
seta
A guerra das vacinas.
15/08/2020 08:31
Duas guerras em andamento: a primeira contra o desacerto médico-social em todo o mundo quando foi surpreendido pelo novo coranavírus e teve que enfrentá-lo sem saber como. A famosa história do inimigo oculto que tem uma poderosa arma e dela faz uso sem que tenha adversário para enfrentá-lo. Foi assim que tudo começou na China lá pelos idos de fevereiro. A segunda grande guerra é a de descobrir a arma verdadeira que acabe com o inimigo e o afaste de suas investidas mortais por onde passa ou onde coabita. E aí a disputa de vários países, de muitas instituições principalmente as científicas que querem ser as salvadoras da pátria, às vezes mais pela honra de descobrir a vacina salvadora à frente de países politicamente adversários do que pela graça de encontrar o remédio que vai encostar na parede e dar o “knockout”no inimigo comum. A Rússia, por exemplo, declarou que descobriu a vacina e que em dois meses estaria vacinando em massa. Imediatamente encontrou muitos países a declararem a ineficácia, a falta de testes definitivos e a afastarem sua validade já considerando que aquele país estava na corrida como um dia esteve na luta com os Estados Unidos por uma viagem à Lua. Na verdade esperamos que ninguém fique lunático e que as forças e os testes se unam além de que todos procurem encontrar aquilo que será o bem comum da humanidade. Uma vacina ou, quem sabe, muitas vacinas.
seta