Consciência Ambiental: empresas aderem e 'adotam' ninhos de tartarugas

Programa visa o apoio financeiro que viabilize o tratamento e cuidado necessário que os ninhos precisam para se desenvolver

25/01/2012 08:59

A- A+

Jessica Pacheco

compartilhar:

E em meio a tanta noticias desagradáveis para ao meio ambiente marinho, um notcíca boa para a causa ambiental, em especial para as tartarugas que desovaram nas praias da capital alagoana. O trabalho desenvolvido pela Instituto Biota de Conservação tem ganhado a devida importância e mais empresas tem aderido à causa.

O Programa ‘Adote Um Ninho’, desenvolvido pelo diretor executivo da ONG afim de buscar apoiadores e parceiros que viabilizem a o monitoramente e o tratamento adequado para que os ninhos das tartarugas desenvolvam da maneira adequada, tem ganhado importantes adeptos. Várias empresas e instituição tem aderido a causa e, literalmente, adotado os ninhos cuidados pelo Biota em uma área preparada para recebê-los na Praia do Riacho Doce.

De acordo com o Instituto Biota, os ninhos que são postados em praias de área urbana, são removidos por questão de segurança para uma área na praia do Mirante da Sereia preparada para recebê-los e deve receber um tratamento especial para que a fecundação se concretize.

Arquivo

“Algumas vezes temos que remover o ninho, por que o local onde foram postos não é seguro, e o levamos para uma área lá no Bar do Titio, datamos e ficamos no aguardo dos filhotes”, explicou Bruno Stefanis, diretor executivo da ONG, em uma visita feita pelo Primeira Edição ao ‘berçário’ das tartarugas. “Nós temos que sempre estar monitorando a oscilação da temperatura, para que o ninho possa desenvolver. E para isso é necessário que sempre venha alguém aqui realizar a verificação. Às vezes não disponibilizamos de recursos para sempre estar aqui e essa campanha pode ajudar nisso. Se a empresa só disponibilizar a passagem do estagiário ficar vindo todo dia, já é uma grande ajuda”, explicou Bruno.

DivulgaçãoDe acordo com ele, o projeto vem para viabilizar esse cuidado que é necessário para a evolução dos filhotes. Segundo Bruno, a guarda tem validade exata ao período de incubação do ninho escolhido e após o nascimento, o guardião receberá um título de ‘padrinho’ das tartarugas que nascerem.

DivulgaçãoDepois do apoio da Farmácia Nossa Senhora da Conceição e da empresa Metrô Coletivo, novas empresas aderiram, como a Elo Engenha que adotou o ninho nº 12, de uma desova do dia 1º de janeiro no Pontal (clique aqui e veja a matéria da desova); o Auto Posto Sereia, localizado na Jacarecica, também se fez parceira e adotou o ninho de nº 08, de uma desova do dia 13 de dezembro em Guaxuma (clique aqui); a Prefeitura de Maceió, através do seu Cerimonial, adotou o ninho de nº 11, a desova desse ninho foi na praia do Mirante no dia 19 de dezembro (Clique aqui); e o mesmo fez a ONG AnimaSalva que adotou o ninho nº 13, de desova na Jatiúca no dia 3 de janeiro.

Outros ninhos ainda estão a procurada de protetores, então, as empresas que sentem necessidade em apoiar os projetos ‘verdes’ e entenderem a importância do trabalho do Biota e adira ao Projeto e ‘Adote um Ninho’.

 

Matérias Relacionadas:

Empresas entendem importância e 'adotam' ninhos de tartarugas;

Instituto Biota realiza soltura de filhotes de tartaruga e lança Projeto 'Adote um Ninho';

Filhotes de tartaruga nascem e são devolvidas ao mar pelo Instituto Biota nesta terça-feira;

Instituto Biota de Conservação: o valente protetor do meio ambiente marinho de Maceió

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011