No primeiro dia do ano, Instituto Biota já registra um encalhe e uma desova de tartarugas marinhas

Ocorrências foram registradas durante a noite do dia 1º de janeiro, domingo.

02/01/2012 06:01

A- A+

Jessica Pacheco

compartilhar:

No primeiro dia do novo ano, o Instituto Biota de Conservação já teve trabalho intenso nas praias de Maceió. Isso por que neste domingo (1º), duas ocorrências envolvendo tartarugas marinhas foram registradas: um encalhe e uma desova.

Encalhe

O ano é novo, mas o problema já é antigo. Na noite do dia 1º de janeiro, domingo, voluntários do Biota foram até a praia da Pajuçara depois que banhistas encontraram a carcaça de uma tartaruga.

Divulgação

Segundo a equipe que atendeu o chamado, o animal morto se tratava de uma Chelonia Mydas, ou melhor, uma tartaruga verde, de 50 cm de comprimento. Os voluntários coletaram o material biológico do animal para tentar chegar na causa do encalhe e morte.
Na página do Instituto no Facebook, a ONG traz o balanço de 2011 nas ocorrências e trabalhos registrados e segundo o Instituto, desde a fundação do Instituto Biota, em junho de 2009, a ONG nunca registrou um número tão alto de encalhes em praias de Maceió, e o motivo para isso ainda é indeterminado, mas a ação humana sempre está presente.

Divulgação

"Foram cinco em 2009, 15 em 2010 e 61 tartarugas mortas em 2011 só em Maceió [65 incluindo cidades circunvizinhas]”, trazia o Instituto Biota em divulgação de balanço em sua página no Facebook. “Será que iremos bater esse valor em 2012?!”, perguntava a ONG.

Desovas

DivulgaçãoUm registro positivo, também foi registrado pelo Biota, neste 1º dia do ano. Por volta das 23 horas, a equipe foi acionada até a praia do Pontal, por trás da sede do Detran, onde uma tartaruga realizava seu ciclo de procriação.

Segundo o biólogo Bruno Stefanis, diretor executivo da ONG, a equipe do Biota foi acionada pelos vigilantes da obra de duplicação. A desova foi de uma tartaruga oliva, da espécie Lepidochelys olivacea, com 73cm de cumprimento de casco. Segundo o biólogo, o animal postou 137 ovos, que tiveram que ser removidos por segurança para área de ninhos na praia do Mirante.

Divulgação

O período de desovas de tartarugas marinhas, que se iniciou no mês de setembro de 2011, deve seguir até o próximo mês de março.

Veja o Vídeo da 1ª desova do ano

 

Veja Matérias Relacionadas:

->Três tartarugas são encontradas mortas em Maceió; Uma delas é vinda do Reino Unido;

->Tartaruga é encontrada esquartejada na praia da Garça Torta;

->Instituto Biota de Conservação: o valente protetor do meio ambiente marinho de Maceió;

->Duas desovas e um encalhe, esse foi saldo do fim de semana do Instituto Biota;

->Instituto Biota lança 'Eco-Loja' para manter trabalho de preservação;

->Praia do Mirante: Desovas de tartarugas marinhas prosseguem em Maceió.

Primeira Edição © 2011