Empresas entendem importância e 'adotam' ninhos de tartarugas

Instituto Biota lançou projeto buscando parceiros que apoiem trabalho nos ninhos

13/01/2012 07:15

A- A+

Jessica Pacheco

compartilhar:

Com o nascimento de tartaruguinhas e o lançamento do Projeto Adote um Ninho pelo Instituto Biota de Conservação, várias empresas tem atendido o pedido de ajuda e se engajado na luta do Biota pela preservação ambiental marinha.

O Programa ‘Adote Um Ninho’ foi lançado pelo Biota como uma forma de ajuda para cuidar dos ninhos de tartaruga que postar seus ovos em áreas de risco. De acordo com o Instituto Biota, os ninhos que são postados em praias de área urbana, são removidos por questão de segurança para uma área na praia do Mirante da Sereia preparada para recebê-los.

Arquivo/Divulgação“Algumas vezes temos que remover o ninho, por que o local onde foram postos não é seguro, e o levamos para uma área lá no Bar do Titio, datamos e ficamos no aguardo dos filhotes”, explicou Bruno Stefanis, diretor executivo do Biota. “Nós temos que sempre estar monitorando a oscilação da temperatura, para que o ninho possa desenvolver. E para isso é necessário que sempre venha alguém aqui realizar a verificação. Às vezes não disponibilizamos de recursos para sempre estar aqui e essa campanha pode ajudar nisso. Se a empresa só disponibilizar a passagem do estagiário ficar vindo todo dia, já é uma grande ajuda”, explicou Bruno.

De acordo com ele, o projeto vem para viabilizar esse cuidado que é necessário para a evolução dos filhotes. Segundo Bruno, a guarda tem validade exata ao período de incubação do ninho escolhido e após o nascimento, o guardião receberá um título de ‘padrinho das tartarugas que nascerem.

Arquivo/Divulgação

Então, as empresas que sentem necessidade em apoiar os projetos ‘verdes’ entenderam a importância do trabalho do Biota e já apóiam os próximos ninhos.

Segundo os dados do Biota, o próximo ninho deve nascer a partir do dia 20 de janeiro e este ninho já tem um padrinho, a Farmácia Nossa Senhora da Conceição. Se trata de uma desova realizado no último dia 4 de dezembro, de uma tartaruga-de-pente na praia da Jatiúca.

Divulgação

O sétimo ninho também já tem um padrinho, o Metrô Estúdio Coletivo, que adotou a desova de uma tartaruga cabeçuda, que postou seus ovos na praia do Mirante no último dia 11 de dezembro.

Divulgação

Outros ninhos ainda aguardam novos padrinhos, seja amigo da natureza e apoio o trabalho de preservação do Instituto Biota de Conservação.

 

Veja Matérias Relacionadas:

->Nasce novos filhotes de tartarugas marinhas em Maceió<-

->Instituto Biota realiza soltura de filhotes de tartaruga e lança Projeto 'Adote um Ninho'<-

->Instituto Biota encontra tartarugas em 'despacho' na praia do Pontal<-

->Filhotes de tartaruga nascem e são devolvidas ao mar pelo Instituto Biota nesta terça-feira<-

ESPECIAL ->Instituto Biota de Conservação: o valente protetor do meio ambiente marinho de Maceió<-

Primeira Edição © 2011