Instituto Biota realiza soltura de filhotes de tartaruga e lança Projeto 'Adote um Ninho'

Nos próximos meses Maceió vai registrar diversos outros nascimentos de tartarugas marinhas e Instituto pede apoio para trabalho

10/01/2012 07:37

A- A+

Jessica Pacheco

compartilhar:

Depois do período de desovas de tartarugas marinhas tomarem conta das praias de Maceió, chegou a melhor parte, o nascimento dos filhotinhos. Na semana passada, o Instituto Biota de Conservação realizou a terceira soltura de filhotes na praia do Mirante da Sereia, litoral norte maceioense.

Jessica Pacheco

Foram 79 filhotes soltou no mar do Riacho Doce e, de acordo com o diretor executivo do Biota, Bruno Stefanis, esses filhotes são frutos de uma desova de tartaruga-de-pente no último dia 16 de novembro do ano passado, na praia de Guaxuma.

“A Eretmochelys imbricata (nome cientifico da tartaruga-de-pente) é de maior incidência de desovas nas praias de Maceió”, explicou Bruno. “Esse ninho teve quase 100% de sobreviventes”, finalizou.

Segundo Waltyane Bonfim, também voluntária do Instituto Biota, as tartaruguinhas começaram a nascer na madrugada da quinta para a sexta-feira. “Algumas começaram a nascer pela madrugada, outras só agora a tarde”, respondia a voluntária para as dezenas de curiosos que ficaram maravilhados com os filhotinhos.

Jessica Pacheco

Jessica Pacheco

Muitos queria pegar nos filhotinhos, mas os voluntários do Biota controlavam a empolgação da população.

Mais desovas e ninhos

O período de desova de tartarugas marinhas começaram no mês de setembro e só deve terminar em março desse ano. Desde o início deste período, vários casos foram registrados pelo Instituto Biota de Conservação e, pelo menos, 11 ninhos foram removidos pára uma área segura na praia do Mirante.

Jessica Pacheco“Teremos outras solturas posteriormente. O período de fecundação dos ninhos é de 45 a 60 dias, então, por agora foram apenas essas duas, mas futuramente teremos outras”, afirmou o diretor do Instituto.

De acordo com Bruno, os ninhos precisam ser monitorados diariamente, mas a distância e o custo com passagens, entre outras coisas, dificulta a realização de um trabalho perfeito e por isso o Instituto lançou o projeto ‘Adote um Ninho’. “A gente lançou esse projeto buscando novos parceiros. A empresa ou uma pessoa mesmo que adotar algum ninho de tartaruga marinha ficará como guardião, ajudando assim a preservação das mesmas”, explicou Bruno.

Segundo ele, a guarda tem validade exata ao período de incubação do ninho escolhido e após o nascimento, o guardião receberá um título de ‘padrinho das tartarugas que nascerem.

“O Biota colocará uma placa de 30cm x 30cm com o nome e contato da empresa que adotou o ninho, e no dia da soltura anunciará nos meios de comunicação que o ninho foi adotado pela empresa/pessoa, divulgando também em seu site, facebook, twitter e Orkut bem como nas mídias impressas, digitais, televisivas e rádios – de acordo com a política do meio de comunicação”, trás a proposta do projeto. “Em contrapartida, a empresa arcará com um quantia de R$100 em dinheiro ou produtos que viabilizem o cuidado com os ninhos”, finalizou.

Jessica Pacheco

De acordo com o Bruno Stefanis, essa proposta pode ser discutida já que o objetivo é viabilizar o cuidado necessário para com esses ninhos, é uma boa 'propaganda' também para a empresa, já que o selo verde atraia popularidade boa. "É um apoio a causaq ambiental, é marketing positovo para qualquer meio", finalizou Bruno.

Para maiores informações os contatos do Biota são: (82) 3355-1336 / 9115-2944 / 8815-0444 / 9115-5516.

Clique aqui para entender melhor a proposta do Projeto 'Adote um Ninho'

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011