'Mangue Faz a Diferença': Instituto Biota coordena ações em Alagoas

Manifestação nacional ressalta a importância dos manguezais e protesta sobre os impactos do novo Código a esse ecossistema

27/01/2012 14:17

A- A+

Jessica Pacheco

compartilhar:

“O projeto de Lei que modifica o Código Florestal Brasileiro não vai prejudicar apenas as florestas, mas também os ambientes marinhos e costeiros”, é com esse apelo que a fundação SOS Mata Atlântica lança a sua mais nova campanha de conscientização ambiental sobre os impactos ambientais que o novo Código poderá proporcionar aos manguezais em toda zona costeira do Brasil.

DivulgaçãoA campanha foi lançada na última terça-feira (24), no Fórum Social Temático (FST) em Porto Alegre, com uma marcha contra o novo Código e em favor dos manguezais.

A ação visa conscientizar os brasileiros sobre a importância desse ecossistema e alerta a sociedade sobre os riscos que as mudanças do novo Código podem trazer aos manguezais colocando em risco a preservação desse ecossistema tão essencial para a vida marinha e para as atividades econômicas como a pesca.

Os protestos da “Mangue Faz a Diferença”, como foi batizada a campanha, serão realizados, durante todo o verão em praias de pelo menos doze estados, como Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, e com certeza, Alagoas não poderia ficar fora dessa. Através do Instituto Biota de Conservação, os alagoanos também serão alertados sobre os prejuízos que o novo Código Florestal trará para o Estado e para nosso país.

Arquivo PessoalDe acordo com o diretor executivo do Instituto Biota de Conservação, o biólogo Bruno Stefanis, o convite para participar e ser o representante maior de Alagoas nessa manifestação nacional partiu do próprio Fábio Motta, o coordenado da Costa Atlântica da ONG SOS Mata Atlântica. Segundo Bruno, as ações do Biota estão atingindo proporções nacionais, e prova disse é essa parceria firmada com essa entidade tão importante para a causa ambiental.

“No final de 2011, o senhor Fábio Motta entrou em contato conosco para atuarmos em parcerias nas atividades ambientais, nas áreas do APA Costa dos Corais, onde somos membros do conselho gestor”, explicou Bruno. “Ele viu nossas ações por meio dos meios de comunicação se interessou em formarmos essa parceria para, assim, obtermos maiores resultados”, disse.

Ainda de acordo com o Bruno, poucos dias depois desse primeiro contato, o coordenador da SOS Mata Atlântica solicitou uma reunião na sede de sua ONG, em São Paulo, onde representantes de entidades ligados a causa ambiental em 12 Estados do Brasil e mais o Distrito Federal para organizar essa manifestação em favor dos manguezais brasileiros, e Stefanis e o Instituto Biota foram os representantes de Alagoas.

Arquivo Pessoal

“A reunião foi para que organizássemos essa atividade a nível nacional e com isso ficamos a frente das ações em nossa área de atuação [meio ambiente marinho] em Alagoas. Dessa forma, o Instituto Biota é o executor regional da ação #manguefazadiferenca de Alagoas”, explicou o biólogo.

Para o biólogo alagoano, além da causa em comum e dos impactos óbvios que o novo Código Florestal Brasileiro vai trazer ao meio ambiente marinho, o que também levou o Instituto Biota de Conservação a encabeçar essa campanha em Alagoas foi poder representar a sociedade brasileira, nesse caso principalmente a sociedade alagoana, em uma luta comum a toda a sociedade, “seja ela do litoral ou do interior do Brasil“, disse Bruno.

“Poder compartilhar com outras pessoas e instituições as mesmas alegrias, angústias, dores e a satisfação de estarmos juntos lutando pelo que é nosso de direito, fazendo valer a constituição acho que essa participação é super importante”, enalteceu Bruno.

E, para que a sociedade se engaje nessa luta, segundo Stefanis, a primeira manifestação ‘Mangue Faz a Diferença’ realizada pelo Biota aqui em Alagoas, que está marcada para o dia 5 de fevereiro, no próximo domingo, não será realizada em forma de protestos, mas sim como uma forma de informar a população sobre o que é a manifestação “Mangue Faz a Diferença”, sobre a importância desse ecossistema, sobre as mudanças no Código Florestal e sobre os possíveis impactos que ele trará aos manguezais brasileiros.

“O evento do dia 5 não terá um caráter de protesto e sim de informação, pois nos queremos mostrar para sociedade o valor do manguezal, tanto ambiental, como social e econômico”, disse o diretor do Biotra. “ Com isso nos esperamos mostrar para todos o absurdo que essa proposta do novo código florestal nos trará”, explicou. Ainda de acordo com Bruno, posteriormente, depois que a população entender a causa, novas ações em caráter de protesto serão realizadas, tanto em Alagoas como nas outras regiões do país.

Manifestação Mangue Faz a Diferença no dia 5 de fevereiro

Já no próximo dia 5 de fevereiro [domingo], o Instituto Biota de Conservação inicia a ‘onda’ de protestos em favor da campanha “Mangue Faz a Diferença”.

A ONG de Alagas convoca a população alagoana a participar de um protesto na Praia da Pajuçara, que deve ser iniciado a partir das 8 horas da manhã. Como a proposta de informar a população alagoana, a ação do dia 5, trará palestras sobre o assunto, panfletagem, passeio ciclístico, além de apresentações culturais com o Maracatu Baque Alagoano e apresentação musical da banda alagoana, Identidade Falsa.

Divulgação“Teremos tendas de 3mx3m, onde instituições que trabalham com mangue vão expor seus trabalhos. Outro grupo ficará distribuindo adesivos em sinais, chamando pedestre a participar do evento. Um grupo de ciclistas ficará circulando pela orla, chamando a população. E junto a todas essas ações teremos apresentações culturais com o Maracatu Baque Alagoano e voz e violão da banda Identidade Falsa, outras bandas devem ser confirmadas ainda”, explicou o organizador.

DivulgaçãoEntendendo a proporção da manifestação e a importância do mesmo, Todo o trabalho será realizado por voluntários, desde os palestrantes às apresentações artísticas. Segundo o diretor do Instituto Biota, o Batalhão da Polícia Ambiental (BPA), a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (SEMPMA), e o grupo de Conservação de Mamíferos Aquáticos do instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CMA/ICMBio), além de diversas ONGs, empresas, ciclistas, artistas e músicos locais.

Confira a programação do evento em todo o Brasil

Coordenação geral: Fundação SOS Mata Atlântica.

• 24 a 29/1 – Lançamento da campanha e mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica no Fórum Social Temático, em Porto Alegre (RS); Coordenação: Fundação SOS Mata Atlântica.

• A partir de 24/1 – Porto Seguro (BA). Coordenação: Projeto Amiga Tartaruga.

• A partir de 24/1 – Litoral Sul de Pernambuco: Praias de Tamandaré, Carneiros e Porto de Galinhas; Coordenação: Instituto Recifes Costeiros.

• 2/2 – Salvador (BA); Coordenação: Grupo de Defesa de Promoção Socioambiental – Gérmen.

• 3 e 4/2 – Ilha de Itaparica (BA); Coordenação: PROMAR.

• 4 e 5/2 – Aracaju e Itaporanga (SE); Coordenação: Instituto Mamíferos Aquáticos.

• 4 e 5/2 – Matinhos (PR); Coordenação: Associação Mar Brasil.

• 5/2 – Maceió (AL); Coordenação: Instituto Biota de Conservação.

• 5/2 – Recife (PE); Coordenação: Centro Escola Mangue.

• A partir de 8/2 – Rio Ceará e Praia de Iracema (CE); Coordenação: Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos – AQUASIS.

• 11/2 – Natal (RN); Coordenação: Ponta de Pirangi.

• 11/2 – Santos (SP); Coordenação: Ecosurfi.

• 12/2 – Vitória (ES); Coordenação: Associação Ambiental Voz da Natureza.

• 12/2 – Rio de Janeiro (RJ); Coordenação: Instituto Mar Adentro e Projeto Coral Vivo.

• A partir de 17/2 – Canavieiras (BA).

• 18/2 – Paraty (RJ); Coordenação: Associação de Monitores Ambientais de Paraty – AMAPA.

• Início de março: ações em Brasília (DF). Coordenação: Fundação SOS Mata Atlântica.

Internautas também já podem acompanhar a mobilização e obter informações na página da campanha no Facebook (facebook.com/manguefazadiferenca) e também manifestar seu apoio via Twitter com a hashtag #manguefazadiferenca.

Para maiores informações sobre o evento basta entrar em contato com o Instituo Biota de Conservação, localizado no Riacho Doce. Os números de contato (82) 9115-2944 / 9115-5516 / 8815-0444 / 9666-8407, oiu através do email institutobiota@hotmail.com, Facebook, twitter ou site.

Matérias Relacionadas:

Novo Código Florestal ameaça manguezais, alerta coalizão de ONGs

SOS Mata Atlântica abre Fórum Social Temático com marcha contra o novo Código Florestal e pelos manguezais

Primeira Edição © 2011