SOS Mata Atlântica abre Fórum Social Temático com marcha contra o novo Código Florestal e pelos manguezais

Protesto contra o novo Código Florestal e em favor dos manguezais

24/01/2012 05:25

A- A+

Divulgação

compartilhar:

De 24 a 29 de janeiro, acontece o Fórum Social Temático, que neste ano será realizado simultaneamente em quatro cidades: Porto Alegre, Novo Hamburgo, Canoas e São Leopoldo, todas no Rio Grande do Sul. A Fundação SOS Mata Atlântica, junto com representantes de organizações de todo o Brasil, abre o evento na hoje (24), às 15h, com uma grande mobilização. A Marcha de Abertura, como está sendo chamado o ato, incluirá manifestações artísticas e culturais, contra as mudanças no Código Florestal, com o objetivo de chamar a atenção para os riscos de se alterar esta importante peça da legislação ambiental brasileira. A concentração acontecerá no Largo Glênio Peres (em frente ao Mercado Público). Estão sendo esperadas 40 mil pessoas.

Na ocasião, será lançada também a campanha “Mangue Faz a Diferença”, que alertará para os riscos que as mudanças no Código Florestal trazem para os manguezais, ecossistemas de importância ecológica e econômica. A SOS Mata Atlântica também participa ativamente das ações realizadas na capital gaúcha com diversas outras atividades e com a presença do projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”.

O diretor de Políticas Públicas da ONG, Mario Mantovani, comentou a relevância do evento. “O Fórum é o espaço de encontro e mobilização da sociedade civil para o debate das questões socioambientais mais relevantes do planeta. A SOS Mata Atlântica participa ativamente do conjunto de ações promovidas, desde a primeira edição do Fórum”.

Seminários

Três seminários, realizados no salão nobre do Ministério Público do Rio Grande do Sul, contarão com a presença da SOS Mata Atlântica. Os seminários serão apresentados em parceria com a Comissão de Meio Ambiente da Câmara e a Frente Parlamentar Ambientalista. O primeiro é o “Política Nacional de Resíduos Sólidos”, que acontecerá na quarta-feira (25), às 14h. No dia seguinte (26), às 9h, o grupo promoverá o “Ciclo de Palestras e Debates da Frente Parlamentar Ambientalista para a Rio+20” e, às 13h, o “Os Planos Municipais de Mata Atlântica no contexto das cidades sustentáveis”.

“A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”.

Lançado em maio de 2009, a equipe do projeto utiliza um caminhão, totalmente adaptado pela SOS Mata Atlântica, para promover a educação ambiental nas cidades onde é possível encontrar este Bioma. A exposição ficará no estacionamento da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, até o dia 28, promovendo atrações como oficinas, palestras e exibições de filmes. O horário de funcionamento é das 12h às 20h no primeiro dia, e das 10h às 20h nos demais.

No primeiro dia do evento (24), a equipe do projeto realizará, às 12h, a abertura da exposição itinerante e, às 15h, participará da Marcha de Abertura. No dia seguinte (25), às 11h, serão exibidas sessões do CineMata, o cinema socioambiental da SOS Mata Atlântica, com filmes para todos os públicos e, às 16h, acontecerá uma oficina sobre as alterações no Código Florestal.

Já na quinta-feira (26), às 16h, será realizada a oficina “Cidades Sustentáveis – o tema sustentabilidade na agenda da sociedade, dos partidos políticos e dos candidatos” e, às 18h, novas exibições do CineMata. Durante a sexta-feira (27) e o sábado (28) a equipe promoverá, às 11h, a palestra “A Mata Atlântica é aqui”, que abordará temas como desmatamento, educação ambiental, preservação e hábitos sustentáveis. Nos dois dias, também às 18h, acontecerão mais exibições do CineMata. 

Primeira Edição © 2011