BPA descobre desmatamento em Unidade de Conservação

Localizado entre os municípios de Penedo, Piaçabuçu, Feliz Deserto e Coruripe

10/02/2012 09:56

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Policiais militares pertencentes ao Batalhão de Polícia Ambiental, em conjunto com fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizaram uma operação e descobriram desmatamento em Unidade de Conservação, onde foram apreendidos cerca de 35 metros cúbicos de madeira nativa.

O desmatamento ilegal estava ocorrendo em uma Área de Proteção Ambiental (Apa) da Marituba do Peixe, localizada entre os municípios de Penedo, Piaçabuçu, Feliz Deserto e Coruripe, em um local de difícil acesso. Por lá, os infratores fabricavam carvão colocando a madeira proveniente do desmatamento em fornos improvisados, chamados caieiras.

Segundo o tenente Anderson Barros, por mais que se intensifiquem as operações de fiscalização ambiental nas matas remanescentes de nosso Estado, “a maior arma para a fiscalização sempre será a participação da sociedade, através das denúncias”, frisou o oficial.

Ainda segundo o tenente, será realizado um trabalho de fiscalização mais minucioso na área onde ocorreu esse desmatamento, pois pode ainda existir outros pontos de desmatamento, que ainda não foram descobertos em decorrência da grande extensão da área de mata nativa no local.

A madeira apreendida foi levada para a sede do ICMBio, na APA do Peba para posterior doação.

Disque-denúncia

O contato do disque-denúncia do BPA é o 3315-4325. Este telefone fica disponível 24 horas por dia; para a realização de denúncias de crimes ambientais e solicitações de resgate de animais silvestres.

 

Matérias Relacionadas:

BPA faz 44 apreensões de redes no mês de janeiro

Aves silvestres são apreendidas pelo BPA em Cajueiro

BPA e ICMBio realizam Operação “Pesca Legal”

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011