Em menos de 2 dias, Biota registra o encalhe e morte de seis tartarugas em praias de Maceió

Instituto Biota de Conservação registrou um caso no sábado (21) e outros cinco do domingo (22) para a segunda-feira (23)

24/01/2012 06:58

A- A+

Jessica Pacheco

compartilhar:

Há alguns dias o Instituto Biota de Conservação não vinha registrando casos de encalhes e mortes de tartarugas marinhas nas praias do litoral de Maceió, fato comum nos último meses. Mas para quem já estava comemorando diminuição dos registros negativos este fim de semana veio como um ‘balde de água fria’, em pouco mais de 48 horas, seis tartarugas foram encontradas mortas nas praias de Maceió.

“Começamos o ano bem”, ironizou e lamentou o biólogo Bruno Stefanis, diretor executivo da ONG. “Registramos um encalhe no sábado [21] e outros cinco do domingo [22] para a segunda-feira [23]”, explicou Bruno.

DivulgaçãoDe acordo com o Stefanis, foram três tartarugas de oliva [Lepidochelys olivacea], encontradas na praia do Pontal da Barra, outras duas tartarugas verdes [Chelonia Mydas] na praia da Jatiúca, e uma última, também verde, na praia do Riacho Doce.

"Esses registros são apenas os que somos chamados", explicou Bruno, afirmando que o número de encalhes e mortes deve ser bem maior do que o registrado.

O biólogo do Biota não soube a quê atribuir esse alto número de encalhes em tão pouco tempo, contudo a grande quantidade de lixo trazido pelo chuvas às praias pode ter sido fator importante nesse alto e negativo registro.

Jessica PachecoChuva, lixo e poluição

Na segunda-feira (22), foi preciso a ação de um mutirão de limpeza de mais de 30 funcionários da Viva Ambiental para recolher todo o lixo e entulho que amanheceu nas praias do litoral norte de Maceió depois do excesso de chuva que atingiu a cidade no fim de semana. (Clique aqui e veja matérias relacionada)

Matérias Relacionadas:

Chuvas: praias de Maceió amanhecem tomadas por lixo e entulhos

ESPECIAL Instituto Biota de Conservação: o valente protetor do meio ambiente marinho de Maceió

Instituto Biota registra mais encalhes e mortes de tartarugas em Maceió

Encalhes de tartarugas em AL: deputado garante está buscando soluções

Motivo de número excessivo de mortes de tartarugas marinhas ainda é desconhecido

Primeira Edição © 2011