Chuvas: praias de Maceió amanhecem tomadas por lixo e entulhos

Prefeitura tenta minimizar o problema realizando mutirões de limpeza, mas falta de conscientização da população também é grande problema

23/01/2012 07:47

A- A+

Jessica Pacheco

compartilhar:

Não é só a área urbana de Maceió que sofre com a chegada das chuvas. As praias da Capital, cartões postais da cidade, estão tomadas de lixos e entulhos trazidos dos esgotos pela água das chuvas.

As chuvas que começaram na sexta-feira passada (20) e fez parte de quase todo o fim de semana, deu uma trégua na manhã desta segunda-feira (23). Contudo o resultado do fim de semana chuvoso foi o lixo trazido para a praia e a poluição dos mares de Maceió.

Em uma ronda pela litoral, o Primeira Edição constatou que, visivelmente, a região que mais sofreu com a chuvas foi a Praia do Pontal, do Sobral e da Avenida, resultado do escoamento do riacho Salgadinho e sua poluição.

Jessica Pacheco

Tentando minimizar um pouco o problema, que já é antigo, a Prefeitura de Maceió e a empresa terceirizada Viva Ambiental promovem, desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (23), um ação de limpeza nas praias do litoral sul de Maceió.

Jessica Pacheco“São três equipes. Tem uma de 13 homens vindo do Detran [Praia do Pontal], tem outra vindo da favela do Jaraguá e tem a gente [outra equipe de 13 garis]. A gente vai um em direção ao outro, juntando o lixo e no final um caminhão vai recolher tudo”, explicou senhor Antonio, supervisor da ação da Vivo Ambiental.

Segundo o gari Maksuel, ação só deve terminar por volta das 15 horas dessa tarde. “Vamos fazer essa região toda aqui”.

A ação não vai solucionar o problema da poluição nas praias de Maceió, mas deve minimizar os efeitos ‘aparentes’.

Balneabilidade

Na sexta-feira passada (23), o Instituto do Meio Ambiente divulgou a lista de praias próprias para o banho em Alagoas. De acordo com o relatório, apenas cinco trechos foram considerados poluídos, mas, com a chegada das chuvas, esse número deve subir significativamente.

Jessica Pacheco

A equipe técnica do IMA, hoje (23) e a amanhã (24), colhe amostras para a análise de balneabilidade das praias de Alagoas para esta semana. O relatório deve ser divulgado na sexta-feira (27).

Veja: IMA divulga relatório de balneabilidade. Apenas cinco trechos foram considerados impróprios para banho

Educação e conscientização ambiental

A poluição nas praias e na cidade é notória, não há como negar, mas de quem é a culpa realmente?

Com certeza a maioria das opiniões vai apontar os órgãos públicos como os ‘vilões’ da história, e realmente o cuidado, os projetos, os serviços ambientais disponibilizados estão longe do adequado, mas só o Governo e a Prefeitura são os culpados?

Tem cena mais comum do que você está no trânsito e o motorista do lado – ou até vocês mesmo – abre a janela e despeja uma latinha de refrigerante, uma sacola plástica, um copo, o saco da salgadinho?! Às vezes, a pessoa nem percebe o mal que está fazendo, faz apenas por costume, por falta da educação ambiental devida.

Jessica Pacheco

A conscientização da população - ou melhor, a falta dela - é que causou e agrava ainda mais o problema. Por falta de ‘costume’ou até mesmo por comodidade às pessoas não aderem aos hábitos sustentáveis. É lixo na rua, vai à praia e deixa a sujeira lá na areia ou no mar, esgotos domésticos, enfim. E quando chove, esse lixo todo vai parar nas praias, como aconteceu neste fim de semana.

Então, assim como os órgãos públicos tem sua parcela de culpa, a sociedade também tem. É necessário projetos para despoluir às praias, verbas para o saneamento público, verbas para que as instituições ambientais (como o MA) façam o seu trabalho da melhor maneira possível, mas é preciso, sobretudo, que a sociedade desenvolva uma consciência ambiental.

Educação ambiental essa é a solução. Se cada um fizer a sua parte, a cidade de Maceió e o planeta agradecem.

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011