Carro é incendiado próximo à área reintegrada do Pinheirinho

24/01/2012 05:29

A- A+

Jornal Floripa

compartilhar:

Um carro Corsa foi incendiado na rua Almirante Barroso, próximo à área reintegrada do Pinheirinho, em São José dos Campos (97 km de São Paulo), na noite desta segunda-feira (23).

Por volta das 22h30, os bombeiros receberam a informação de um veículo pegando fogo. Quando chegaram ao local encontraram o carro totalmente destruído. Ninguém foi preso.

Segundo a Polícia Militar, às 23h50 vândalos colocaram um cobertor com álcool sobre a carcaça de carro Fiat Tipo, no Campo dos Alemães, e atearam fogo. Ninguém foi preso.

REINTEGRAÇÃO

A reintegração da área invadida de Pinheirinho aconteceu na manhã de ontem (22). Houve confronto entre policiais e moradores. Com isso, três pessoas ficaram feridas, embora a Folha tenha presenciado outras agressões contra moradores durante a ação.

A prefeitura da cidade confirmou que houve apenas um ferido por tiro. Atendido no pronto socorro, a vítima passou por cirurgia e a condição de saúde é estável.

A área, onde viviam cerca de 6.000 pessoas, é alvo de uma disputa entre os invasores e a massa falida de uma empresa, proprietária do terreno. Ocupando uma área de cerca de 1,3 milhão de metros quadrados, a invasão Pinheirinho ocorreu há oito anos. Nos últimos dias, o clima no local tem sido de tensão.

Os moradores removidos foram levados ao Centro Poliesportivo do Campo dos Alemães.

DETENÇÕES

A Polícia Militar deteve 14 pessoas durante a madrugada desta segunda-feira na região da favela do Pinheirinho. Com isso, chegou a 30 o número de detidos desde o início da reintegração de posse, na manhã de ontem.

Dentre as pessoas que foram detidas na madrugada, dez tinham invadido uma casa e tomado como refém um casal de idosos. Os outros quatro estavam em um veículo roubado que foi parado pela polícia. Ainda segundo a PM, dois dos homens que invadiram a casa eram procurados pela Justiça e foram presos.

Do total, ao menos, cinco pessoas permanecem presas.

PASSAGENS

A Prefeitura de São José dos Campos está distribuindo passagens rodoviárias para moradores da invasão Pinheirinho. De acordo com a prefeitura, pelo menos 30 pessoas receberam bilhetes. A maioria tem como destino São Paulo, mas até passagens para o Piauí foram distribuídas.

Segundo moradores ouvidos pela Folha, os bilhetes são oferecidos durante a triagem, quando as pessoas retiradas do terreno são reunidas num centro para preencher fichas, usadas para recuperar bens deixados para trás durante a ação da polícia e solicitar assistência da prefeitura.

 

Matérias Relacionadas:

MST condena desocupação na comunidade Pinheirinho, em São José dos Campos

Atingir secretário com bala de borracha em reintegração é 'grave', diz ministro

ESPECIAL Moradores do Pinheirinho/SP resistem a truculência da polícia durante a reintegração de posse

Primeira Edição © 2011