Asfalto frio permite ação em situações emergenciais

Tecnologia tem durabilidade que permite aplicação surpreendente

19/07/2023 18:36

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A Prefeitura de Maceió tem utilizado a tecnologia de asfalto ensacado frio para a manutenção de vias em dias de chuva. A prática acontece já que o volume de água não permite a aplicação de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) em alta temperatura para a recuperação de vias que apresentam buracos durante as atividades da Operação Tapa-Buraco.

A utilização do asfalto frio em dias de chuva permite que os trabalhos da Operação Tapa-Buraco continuem levando manutenção e recuperação para as vias de Maceió, principalmente em situações que levam insegurança à população, uma vez que em período de chuva, a utilização do asfalto usinado quente fica impossibilitada.

O material aplicado pode ser utilizado em temperatura ambiente, sem resfriamento e mantendo aderência e capacidade de suporte, sendo utilizado para situações emergenciais de danos na via que oferecem risco a quem precisa trafegar pelas ruas da capital em dias de chuva moderada.

O diretor de manutenção de vias da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Pedro Lucas, destaca a utilização do material para levar mais segurança para motoristas e pedestres que circulam pelas vias de Maceió nos dias de chuva.

“É uma tecnologia que nos permite agir prontamente, evitando interrupções e proporcionando segurança aos usuários das vias, mesmo nas condições climáticas mais desafiadoras", enfatizou.

Operação Tapa-Buraco

O primeiro semestre de 2023 foi marcado pelo intenso trabalho de recuperação de vias com a Operação Tapa-Buraco nos bairros da capital. Em apenas seis meses, a Prefeitura de Maceió utilizou mais de dez mil toneladas de asfalto no reparo de vias, levando mais segurança para quem precisa trafegar pelas ruas e avenidas.

Em junho, com o alto volume de chuvas caindo ao longo do mês, os trabalhos seguiram conforme o clima se mostrava favorável à execução dos serviços. Mesmo assim, tanto na parte alta, quanto na parte baixa da cidade, foram aplicadas mais de mil toneladas de asfalto naquele mês.

Primeira Edição © 2011