Saúde vascular e gestação: cuidados podem evitar trombose

09/05/2023 16:30

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A saúde vascular da mulher é importante em todos os momentos da vida, mas durante a gestação, esse cuidado deve ser ainda maior. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), 45% dos casos de varizes na população brasileira correspondem às mulheres, pois, além das questões genéticas, idade e obesidade, o risco se intensifica de acordo com o aumento de gestações anteriores. 

No dia 28 de maio é comemorado o Dia Internacional da Luta Pela Saúde da Mulher e também o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, data criada para conscientizar a sociedade sobre os perigos enfrentados por gestantes durante e após a gravidez.

“As varizes surgem ou ficam piores durante a gravidez devido à pressão do útero em crescimento sobre as veias pélvicas e a veia cava inferior. Além disso, as mulheres são acometidas por uma verdadeira explosão hormonal desde o início da fecundação que vai favorecer ou piorar as varizes de quem já as têm”, explica a cirurgiã vascular e angiologista Dra. Mary Falcão.

Ela ainda complementa dizendo que as varizes não apresentam ameaça à saúde da mulher ou do bebê. O perigo das varizes na gestação é o aumento da possibilidade de desenvolver trombose, porém é um risco que a própria gravidez já proporciona, independentemente de a mãe ter ou não varizes.

De acordo ainda com informações da SBACV, a trombose é uma patologia mais comum entre mulheres grávidas, com incidência de cinco a seis vezes maior do que nas mulheres que não estão no período gestacional. No pós-parto, as chances de trombose venosa podem ser até dez vezes maiores. 

Os principais sintomas de varizes na gravidez são: dor nas pernas, sensação de peso, pernas inchadas no final do dia, coceira no local das varizes, alteração da sensibilidade da perna (formigamento, dormência). Segundo a Dra. Mary, nos casos mais avançados, a gestante pode apresentar tromboflebite superficial ou até mesmo, trombose venosa profunda. 

Não existe tratamento específico para grávidas e as intervenções cirúrgicas são altamente contraindicadas, inclusive durante a amamentação, por isso, o ideal, no caso de uma gravidez planejada, é que a mulher trate as varizes antes. Apesar de ser mais difícil evitar o surgimento delas, existem medidas que ajudam a aliviar os sintomas. 

Alguns hábitos podem ser incorporados ao dia a dia:
1.    Exercitar-se diariamente - vale até uma caminhada em ritmo mais acelerado.
2.    Fazer exercícios na água (como hidroginástica), pois isso ajudará na drenagem das pernas, aliviando os sintomas de peso e inchaço.
3.    Manter uma alimentação equilibrada e um peso saudável para a gestação.
4.    Elevar os pés e pernas sempre que possível. Dica: manter um banquinho ou uma caixa embaixo da mesa quando estiver sentada e usar travesseiros para elevar pernas e pés quando estiver deitada.
5.    Evitar cruzar as pernas e os tornozelos ao sentar-se.
6.    Não ficar de pé ou sentada por longos períodos. Fazer intervalos para andar e se mexer um pouco, sempre que possível.
7.    Usar meia elástica se tiver algum sintoma ajudará bastante.

Cirurgiã vascular Mary Falcão | @dramaryfalcao
Médica Especialista em Cirurgia Vascular e Angiologia 
Formada pela Universidade Federal de Alagoas – AL
Especialista em tratamentos modernos de varizes e vasinhos
Residência médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes e na Universidade Federal de Alagoas
Residência médica em Cirurgia Vascular pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Imip) – Recife
Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV)

Primeira Edição © 2011