Seleção vê ‘reservas’ acirrarem briga por vaga

29/11/2022 10:18

A- A+

Istoé

compartilhar:

Seleção Brasileira teve uma atuação ruim diante da Suíça e precisou do banco de reservas para vencer por 1 a 0. Rodrygo e Bruno Guimarães jogaram a partir do segundo tempo, mas foram importantes no resultado, que garantiu a equipe nas oitavas de final. Agora eles podem ter uma chance no time titular diante de Camarões e deixar uma dor de cabeça para Tite, acirrando a briga por uma vaga no time titular na Copa do Mundo.

Sem Neymar, que tem lesão no ligamento lateral do tornozelo direito, o treinador precisou arranjar uma solução para essa enorme ausência. A opção foi por colocar Fred no meio-campo e adiantar Paquetá, mas ela não funcionou. Tanto é que logo após o intervalo o meia foi sacado para a entrada de Rodrygo, mas ainda havia algo a acertar.

O jovem do Real Madrid já tinha dado indícios de que mexeria um pouco com a dinâmica da partida, porém o time seguia engessado. Até que Tite decidiu sacar Fred e colocar Bruno Guimarães, soltando um pouco mais a equipe, que chegou a fazer um gol com Vini Jr, que foi muito bem anulado, pois houve impedimento no início da jogada.

Aí sim a mudança foi notada. Com mais cacoete para jogar avançado e com poder de marcação suficiente para trocar de posição com Casemiro e armar o jogo de trás, Bruno se destacou e deixou boa impressão para a comissão técnica, ou seja, um recado de que está pronto para encarar o desafio e fazer a diferença quando for requisitado por Tite. No gol, a presença de Casemiro no ataque se deve ao posicionamento de Bruno atrás.

O mesmo serve para Rodrygo, que já poderia ter entrado de início no lugar de Fred. Mas isso deve acontecer na próxima sexta-feira, contra Camarões, quando a comissão técnica deve poupar alguns jogadores e abrir espaço para outros que estão de olho, principalmente, nessa vaga deixada por Neymar, que pode ficar aberta nas oitavas. Dependendo do que fizerem, podem até carimbar passaporte para jogar o mata-mata.

Na entrevista coletiva pós-jogo, tanto Tite quanto César Sampaio preferiram não falar da estratégia para o próximo duelo, mas por conta da proximidade com a partida de oitavas de final, que deve ser já na próxima segunda-feira, ou seja, poucos dias depois da terceira rodada, o rodízio tende a acontecer. Será a chance de Rodrygo, Bruno Guimarães e outros mostrarem que a briga pela titularidade está aberta, dando dor de cabeça boa ao técnico.

Até enfrentar Camarões, na próxima sexta-feira, às 16h (de Brasília), a Seleção terá três sessões de treinamento, nas quais Tite e seus auxiliares devem definir quais alterações farão para a última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. Para se classificar na primeira posição da chave, basta ao Brasil um empate, pois não será alcançado.

Primeira Edição © 2011