Lixo nas praias: maio fecha com redução de 20%

Ao todo, de janeiro ao final do mês de abril deste ano, 3.700 toneladas de resíduos foram retiradas da orla da capital

11/06/2022 23:26

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Garrafas PET, de vidro, embalagens plásticas e lixo orgânico. Esses são alguns dos materiais mais encontrados nas praias da capital pelos agentes de limpeza que trabalham diariamente na região. De janeiro a abril deste ano, 3.700 toneladas de lixo foram recolhidas, totalizando uma média de 940 toneladas por mês. Em maio, foi constatada uma redução de 20% comparada à média mensal, fechando a contagem em 740 toneladas.

A redução é resultado do incansável trabalho realizado pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) nos pontos críticos de descarte irregular espalhados pela cidade de onde, até agora, foram retiradas mais de 140 mil toneladas de resíduos sólidos. Com isso, o órgão evitou que as águas pluviais arrastassem diversos materiais para os canais que desaguam na orla da capital.

Além disso, a Sudes colocou na rua, diariamente, equipes de educação ambiental em diversos bairros de Maceió, incluindo os que possuem praia, para orientar residentes e comerciantes a respeito do descarte irregular de lixo, dos equipamentos ofertados pela Prefeitura e sobre o horário e dia que a coleta domiciliar atende cada região.

A diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, Kedyna Tavares, diz que o trabalho da Superintendência é árduo, pois ainda há muita falta de consciência ambiental dos cidadãos.

"Mesmo com ações frequentes de educação ambiental, nós ainda sofremos muito com a falta de educação e consciência de algumas pessoas. Os descartes irregulares ainda são frequentes e é isso que acaba atacando nosso meio ambiente e prejudicando a cidade de várias maneiras", disse.

Durante este mês, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 5 de junho, a Sudes tem preparado diversas ações sustentáveis, como o Projeto Praia 10 Lixo Zero e a limpeza de lagoas e mangues, visando diminuir o impacto ambiental causado pelo descarte irregular.

"Em especial neste mês, nós fizemos ações voltadas à preservação e à educação ambiental para que os maceioenses pensem a respeito do despejo de lixo em locais inapropriados. Até o final de junho, outras ações ainda serão realizadas e queremos a participação do cidadão nesta batalha contra o descarte irregular e a favor da proteção das nossas praias", completou.

Primeira Edição © 2011