Curto e grosso: a única saída para o Pinheiro

09/06/2019 13:00

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

A um ofício do prefeito Rui Palmeira, em busca de soluções para o Pinheiro e adjacências, o governador Renan Filho respondeu com um aceno muito positivo de entendimento entre as duas esferas de poder, o que abre perspectivas animadoras.

Renan Filho quer, a partir de agora, conversar com Rui Palmeira, discutir situações já conhecidas e delineadas e, assim, envolver governo do Estado e Prefeitura num esforço conjunto e planejado para, simultaneamente, enfrentar o problema do afundamento no bairro e assegurar assistência aos seus moradores.

Cumpre lembrar que a União não pode se eximir e se limitar a concessão de auxílios tópicos, tanto pelo fato de se tratar de uma questão de sua alçada (depressão no subsolo) como pelo fato de que a Braskem, apontada como uma das causas do problema do Pinheiro, também pertence à Petrobras, maior estatal do País.

O que não se admite mais é a exploração do caso Pinheiro para fins eleitoreiros. O bairro e seus moradores nada ganham com a falácia de políticos que se aproveitam da situação para acusar e criticar, sem, no entanto, apresentar soluções. Em que resultou, por exemplo, a abordagem realizada em Brasília sob o patrocínio de Rodrigo Cunha? Alguma fórmula? Uma saída qualquer?

Também não ajuda fazer carga em cima da Braskem, não depois do problema configurado. Ajudaria antes: a cobrança de ações cautelares, a indagação preventiva. Quem – dez, vinte anos atrás – procurou saber quais seriam os efeitos da mineração?

Defender – como fazem os oportunistas – o fechamento da Braskem ou sua transferência para fora de Alagoas é atentar contra o interesse do Estado. Chega a ser irresponsável – mistura de sandice e desvario. Primeiro, porque o problema já existe, com a Braskem ficando ou indo embora, o prejuízo está materializado. Segundo, porque sem a empresa, Alagoas passa a perder mais de 50 milhões mensais em impostos. Seria, apenas, mais prejuízo...

Município, Estado e União devem conjugar esforços para restabelecer a consistência geológica do Pinheiro, mas sem abrir mão da Braskem, que antes fazia parte do problema e, a partir de agora, também, fará parte da solução.

 

 “ALAGOAS É UM EXEMPLO”. QUEM DISSE ISSO?

“Vejo que Alagoas é um exemplo digno a ser mostrado para todo Brasil, de administração não só transparente, mas com eficiência, com eficácia e com efetividade, os números já mostram isto”. Quem disse isso? O ministro João Augusto Ribeiro Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), durante recente palestra no Centro de Convenções de Jaraguá, em Maceió.

 

JUIZADO DO TORCEDOR TEM NOVA ESTRUTURA

Estão suspensos, até o próximo dia 14, os atos e prazos processuais do Juizado Especial Criminal e do Torcedor da Capital. É que a nova estrutura física da unidade, que funcionará dentro do Terminal Rodoviário de Maceió, será inaugurada naquela data, conforme definição do Tribunal de Justiça.

 

SILÊNCIO DE CULPA ANTE TRAGÉDIA VENEZUELANA

Governada pela esquerda desvairada, de costas para o povo e para a democracia, a Venezuela assusta tanto pelo caos em que está mergulhada, quanto pelo silêncio de ‘líderes políticos’ brasileiros que se espelhavam no modelo chavista herdado por Maduro.

 

LESSA NÃO DISPUTARÁ PREFEITURA EM 2020

Ex-governador, ex-prefeito de Maceió e ex-deputado federal, Ronaldo Lessa – atual secretário da Agricultura – não se empolga com a ideia de disputar a sucessão de Rui Palmeira. Ele anda bem mais preocupado com o fortalecimento do PDT. Ao colunista, disse: “Eleição majoritária não depende apenas do querer, tem que nascer de um projeto consistente e viável”. Lessa é um dos políticos com maior experiência eleitoral em Alagoas.

 

CLARO QUE O POVO NÃO QUER PORTAR ARMA

A pesquisa do Ibope como que ‘formaliza’ o pensamento da maioria dos brasileiros, contrária à liberação de armas de fogo, ainda que restrita à posse em casa ou no trabalho. Não custaria nada ao presidente Bolsonaro confirmar o dado, com outras pesquisas, e rever sua determinação armamentista.

 

FEDERAIS ESTÃO CONTRATANDO. E OS CORTES?

A realidade sempre se impõe. Em pleno funeral pelo ‘corte de verbas’, as Universidades Federais estão anunciando contratação de mais servidores. Já saíram editais da Ufal, aqui de Alagoas, da UF de Campina Grande, na Paraíba, da UF do Piauí, e por aí vai.

 

ÁUREA É ÁUREA – NÃO É O MINISTÉRIO PÚBLICO

Lula não deveria estar preso, mas está. O regime semiaberto, porém, só em setembro. A subprocuradora Áurea Lustosa Pierre quer fazer média, ao propor a mudança de regime para já. E opinião pessoal, dela, não do Ministério Público. Quem é? A mesma que, em 2017, pediu que o STF proibisse o então juiz Sérgio Moro de analisar qualquer processo envolvendo Lula...

 

Primeira Edição © 2011