Saúde realiza mutirão de diagnóstico e prevenção da sífilis

21/10/2018 13:23

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

Além da mobilização para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o mês de outubro é voltado também para o combate da sífilis. Como parte do Mutirão de Saúde da Mulher do Maceió Rosa, na manhã deste sábado (20), diversas unidades realizaram testagem rápida, que detecta Sífilis, HIV e as hepatites B e C.

No Caic Virgem dos Pobres, no Vergel do Lago, uma estrutura realizou testes rápidos e aconselhamento sobre a doença. “A gente veio unir esforços e estratégias com a população na prevenção e diagnóstico dessa doença”, pontuou a coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento, Géssyca Melo.

O teste para detecção das doenças é rápido. Basta coletar o sangue, a partir de um furo na ponta do dedo, e o resultado fica pronta em 15 minutos. “Após esse tempo, a pessoa é direcionada para um aconselhamento para que o resultado seja entregue. Neste momento, são feitos os encaminhamentos caso o diagnóstico seja positivo, como também esforços para prevenção das doenças”, explicou a coordenadora.

Os aconselhamentos são feitos por psicólogos e assistentes sociais, que orientam sobre a importância da prevenção, cuidados necessários e tratamento. Os teste estão disponíveis nas unidades de saúde de bairros ou no Centro de Testagem e Aconselhamento, que fica no Bloco I do PAM Salgadinho, de segunda a sexta, manhã e tarde.

A doença

Causada pela bactéria Treponema pallidum, a sífilis pode ser transmitida por meio de relações sexuais sem preservativos, transfusão de sangue contaminado e da mãe para o bebê durante a gestação e o parto. O período de infecção é de sete dias e apresenta três fases de contágio.

Os principais sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura. O uso da camisinha em todas as relações sexuais e o correto acompanhamento durante a gravidez são meios simples, confiáveis e baratos de prevenção.

Primeira Edição © 2011