ONU exige "a verdade" sobre desaparecimento de jornalista saudita

13/10/2018 16:58

A- A+

EFE

compartilhar:

O secretário-geral da ONU, António Guterres, exigiu "a verdade" sobre o desaparecimento do jornalista saudita Jamal Khashoggi, visto pela última vez no dia 2, ao entrar no consulado da Arábia Saudita em Istambul, na Turquia.

Em entrevista à emissora britânica "BBC", Guterres expressou seu temor que este tipo de desaparecimento aconteça de maneira mais frequente e seja considerado como algo "normal".

Khashoggi, forte crítico com o Governo de Riad, desapareceu no último dia 2, mas Arábia Saudita chamou de "mentirosas" e acusações "sem fundamento" as informações sobre o assassinato do jornalista no consulado saudita.

"Precisamos saber exatamente o que aconteceu e precisamos saber exatamente quem é o responsável", disse Guterres à "BBC", em Bali, por ocasião da reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI).

"No momento em que estas situações se multiplicam, acredito que necessitamos encontrar uma maneira que a responsabilidade por esses atos também seja exigida", ressaltou o secretário-geral.

Ele admitiu estar "preocupado" com o fato de que este tipo de desaparecimento seja considerado "normal" e ressaltou que é "essencial" garantir que a comunidade internacional "diga claramente que isto não pode acontecer".

Em sua opinião, uma vez esclarecido o que aconteceu, os governos deveriam responder de maneira "apropriada" sobre se participariam de uma conferência de investimento prevista para este mês em Riad.

O desaparecimento de Khashoggi, que escrevia para o jornal "The Washington Post", gerou indignação contra o reino saudita.

A "BBC" afirma que uma fonte de segurança turca, cuja identidade não foi revelada, indicou que funcionários de seu país parecem ter material em áudio e vídeo que demonstra que Khashoggi foi assassinado nas instalações do consulado saudita.

Primeira Edição © 2011