Fiscalização autua mais de 100 veículos no feriadão

10/09/2018 19:56

A- A+

Ascom SMTT

compartilhar:

Nesse feriadão da Independência do Brasil, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) flagrou mais de 100 infrações nas vias da capital, sendo 85 por estacionamento irregular de veículos.

“O desfile da Independência movimentou bastante o bairro do Jaraguá e, com isso, o número de casos de estacionamento irregular foi maior que o habitual. Mesmo nos dias comemorativos, as leis de trânsito precisam ser cumpridas”, alerta o assessor técnico de Trânsito, Wanderson Freitas.

Além de autuações por estacionamento irregular, os agentes também flagraram pessoas dirigindo sem cinto de segurança e falando ao celular. Três veículos foram removidos ao depósito do órgão. Dois por licenciamento vencido e o terceiro por infringir o artigo 230, inciso XIV, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que proíbe a condução de veículos com registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo (conhecido como tacógrafo) viciado ou defeituoso.

Embora as equipes de fiscalizações façam rondas por toda a cidade, o estacionamento irregular ainda é muito comum na capital, principalmente na região da orla marítima. “A parte próxima da praia é bem complicada, pois os condutores estacionam nas esquinas, em contramão, em lugares sinalizados como proibidos para estacionar, sem falar no estacionamento de motocicletas na ciclovia e nas calçadas”, comenta Freitas.

Obstruir a passagem dos pedestres com estacionamento indevido além de ser ilegal, segundo o CTB, também prejudica o fluxo de pedestres nas calçadas, atrapalha o acesso dos cadeirantes e do deficiente visual. A infração também causa degradação do patrimônio público, que não foi projetado para suportar o peso dos veículos.

Primeira Edição © 2011