Usuários do SUS conquistam saúde física e mental

Atividades são executadas todas as terças-feiras

07/08/2018 18:57

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

Todas as terças-feiras, a aposentada Maria Lúcia de Santana tem um compromisso no PAM Salgadinho, no bairro Poço. Ela participa da oficina de Lian Gong, uma atividade que conta com exercícios envolvendo a medicina oriental e ocidental, parte das práticas integrativas e complementares da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Disciplinadas por meio de uma portaria do Ministério de Saúde (MS), as práticas integrativas têm mais de 15 anos em Maceió.  Também são ofertadas gratuitamente, no Bloco J do PAM Salgadinho, atividades como homeopatia, acupuntura, yoga e massagem. As práticas visam a promoção da saúde, trazendo benefícios para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Maria Lúcia, praticar Lian Gong trouxe diversos benefícios físicos e mentais para ela. “Eu acho ótimo. O alongamento faz bem para minha saúde e eu que tenho problema na coluna e dores no joelho, me sinto bem melhor. Desde que comecei essa atividade, tive melhora física. Tem também a amizade com as colegas e todo mundo se dá muito bem aqui”, contou a paciente.

Para Júlio da Rocha, de 73 anos, ficar parado nunca foi uma opção. Morador do bairro Cruz das Almas, ele participa de atividades em unidades de saúde da Prefeitura no Joaquim Leão, Jacintinho e no PAM Salgadinho. “Quanto mais movimento, mais saúde. Eu gosto muito dos exercícios, ajuda nas minhas articulações. Se eu não participasse, estaria todo enfadado. E dessa idade eu ainda subo escada, trabalho como pedreiro e me movimento”, frisou.

O Lian Gong

A terapeuta Eneida Sobral explica que o Lian Gong é uma prática chinesa desenvolvida por um ortopedista, que descobriu os benefícios da união da medicina oriental com a ocidental para as articulações.

“Toda a ação corporal é feita também aliada a respiração. São movimentos sutis, que trabalham as energias que fluem no corpo, trabalhando o mental e o físico, alternadamente. E esse movimento, quando é intencionalizado, o corpo corresponde e vai favorecendo as articulações, a mobilidade, o equilíbrio, além  do amor que as pessoas geram”, pontuou.

Benefícios para a mente

Além das vantagens físicas para os pacientes, a saúde mental e convivência são desenvolvidos por meio das atividades.

“Já tem mais de 10 anos que participo e não quero parar, me faz muito bem fisicamente e psicologicamente”, contou a aposentada Maria da Conceição Silva.

O grupo de Lian Gong se encontra todas as terças-feiras, das 8h às 9h, no PAM Salgadinho. Interessados em participar dessa e de outras atividades, independente da idade, podem comparecer ao Bloco J, com documentos pessoais e cartão do SUS.

Primeira Edição © 2011