SMS conscientiza sobre aleitamento materno

31/07/2018 15:47

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação Geral de Atenção Básica, promove ações com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância do aleitamento materno. A iniciativa integra as atividades do Agosto Dourado e conta com abertura nesta quarta-feira (1º), às 8h, no Auditório do Centro Universitário Tiradentes (Unit).

De acordo com a coordenadora da Saúde da Criança da SMS, Yana Melo, a intenção é inserir a população
na programação e esclarecer dúvidas. “O objetivo é intensificar as ações de sensibilização e de incentivo, além de conscientizar a sociedade em geral sobre a importância do aleitamento materno”, explicou.

A SMS integrará ainda ações promovidas pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) e da Maternidade Escola Santa Mônica durante o mês.

Agosto Dourado

Agosto foi instituído como o mês da amamentação por meio da Lei nº 13.435 de 2017, com o propósito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. A cor dourada alude ao fato de o leite materno constituir padrão ouro de alimentação para crianças, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A intenção é estimular, durante o mês, ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, que traz benefícios para a mãe e para a criança. Além disso, a prática representa uma oportunidade de formação e estabelecimento de vínculos afetivos entre mãe e bebê, refletindo no desenvolvimento emocional e social da criança.

O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, com aleitamento exclusivo nos primeiros 6 meses, sem necessidade de sucos, chás, água e outras fontes de líquidos ou sólidos.

Primeira Edição © 2011