SPFW Day em Maceió abre espaço para empreendedores da moda e do design

A moda alagoana em destaque

19/07/2018 11:20

A- A+

Hugo Taques

compartilhar:

Visando promover a reflexão sobre a produção local e criar visibilidade para as marcas, nessa terça-feira (17), foi iniciada no Espaço Armazém, em Maceió, a 4ª edição do SPFW Day. O evento é realizado a partir da parceria entre o Sebrae Nacional e o Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD), e tem como objetivo apresentar a um grupo de empresários que não puderam comparecer ao São Paulo Fashion Week (SPFW) os principais destaques da maior semana de moda da América Latina.

 A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé

Na oportunidade, estiveram presentes empreendedores de micro e pequenos negócios de moda e design, estudantes e interessados pelo tema. A abertura do evento contou com um bate-papo com Paulo Borges, criador do São Paulo Fashion Week, que falou sobre a temporada N45 do SPFW, que foi realizada em abril deste ano. Além disso, Paulo abordou o panorama da moda no país e tratou sobre a importância da criatividade no processo do negócio desse segmento.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

“A criatividade é fundamental na moda, pois, com isso, você consegue provocar o desejo e estabelecer uma conexão com o outro, porque a moda nada mais é do que o despertar de uma emoção. Tudo que tem a ver com design e criação passa por uma emoção. Então, as pessoas não podem perder esse fio condutor, pois esse sentimento é o diferencial que dá força a esse segmento”, afirmou Paulo Borges.

 

Ainda de acordo com o criador do maior evento de moda do país, hoje, o mundo vive um momento de transição, mas de buscas muito delineadas. Isso porque, de alguma forma, é preciso falar sobre sustentabilidade, diversidade e consumo consciente. E a discussão é justamente esta: sobre o novo ser humano inserido nesse novo mundo que se reinventa todos os dias.

 

“Moda é um negócio de paixão. Na verdade, todo negócio precisa ter paixão, pois tem a ver com vocação, entrega e com a criação do seu destino, sobretudo nesse cenário de transição e que se reinventa todos os dias. A moda é muito efêmera, então é preciso ter essa energia de paixão e de alma muito forte. Primeiro, para trazer coisas que realmente tenham a ver com sua personalidade e que signifiquem algo, porque moda é mensagem, imagem, códigos e significado. Se ela não conseguir transmitir isso para as pessoas, não será possível se conectar com a emoção do agora”, pontuou.

A imagem pode conter: Ana Paula Dantas, sorrindo, em pé e texto

Ana Paula Dantas, analista da Unidade de Indústria (UIND) do Sebrae em Alagoas, destacou que esse evento tende a favorecer as empresas locais que atuam nessa cadeia produtiva pela troca de informações e experiências.

 

“Um evento como esse sendo realizado em nossa cidade é muito importante para as empresas alagoanas do segmento de moda, pois aumenta a visibilidade e a abertura do mercado. Além de Alagoas, mais dois estados receberão o SPFW Day, e as marcas locais selecionadas terão a oportunidade de mostrar o seu potencial nos editoriais da exposição nas outras cidades também. Ações como essa só comprovam que os grandes visionários da moda brasileira reconhecem e visualizam a importância dos pequenos negócios na moda de alto valor agregado.”, afirmou a analista. 

A imagem pode conter: Francisco Acioli, em pé e terno

Emocionado e muito feliz com a realização do SPFW Day em Maceió, Francisco Acioli, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário, da Confecção de Roupas Íntimas e da Fabricação de Bijuterias e de Joalheria do Estado de Alagoas (Sindivest), relembrou o quanto tem sido batalhada a expansão da moda alagoana para o mundo.

 

“É um trabalho que vem sendo realizado pelo sindicato já há algum tempo, desde 2007. Nós temos, hoje, pequenas empresas que são sucesso nacional. Não se pode dizer que nossa luta não vem gerando resultados ou que a moda alagoana não tem um produto de qualidade, pois a prova disso podemos ver aqui. Tudo isso faz parte de uma parceria entre o Sindivest, o Sebrae em Alagoas e o Senai. E tenho certeza de que esse é apenas o início de um longo caminho de sucesso”, concluiu Acioli.

A imagem pode conter: Sandra Cavalcante, sorrindo, em pé

Reconhecimento

Entre as empresárias que tiveram suas peças expostas no evento e que receberam o selo do ‘SPFW Ama’ estava a designer de acessórios e roupas Sandra Cavalcante, mais conhecida como ‘Rainha da Trama’. Esse selo valoriza criações de micro e pequenas marcas de moda e design brasileiras que se destacam pela identidade, originalidade, qualidade e inovação na proposta criativa e desenvolvimento de materiais. Com isso, Sandra não escondeu sua emoção e felicidade por ser umas das marcas a receberem o selo, e ainda pôde expor uma de suas peças.

 

“Estou extremamente feliz. É um caminho de muita luta e que vem dando muitos resultados. Sei que meu trabalho já é reconhecido fora daqui, mas quando eu recebi o e-mail informando que receberia o selo do ‘SPFW Ama’, eu me senti ainda mais realizada. Só tenho a agradecer ao Sebrae e ao Sindivest, pois foram eles que levantaram o meu trabalho e sem eles eu não estaria aqui nesse evento divulgando e expondo minhas peças. Também não posso deixar de agradecer ao Senai, que tanto nos apoia. Não tem como explicar o que estou sentindo.”, revelou a designer.

A imagem pode conter: Franck Constâncio, sorrindo, em pé

Prestigiando o SPFW Day estava o estilista Franck Constâncio, que ressaltou a importância do evento para os empresários do segmento de Alagoas. “Nós temos pouquíssimos eventos de moda em nossa cidade, e a gente está vivendo um momento de ascensão, com cursos de produção e tudo que o Sebrae vem promovendo para nosso segmento. Então, é muito importante trazer essa cultura da SPFW aqui para nós de Alagoas, para mostrar realmente como o mundo da moda funciona fora dos moldes do estado.”, concluiu o estilista. 

fotos: Hugo Taques

fonte:  Agência Sebrae de Notícias

Primeira Edição © 2011