Articuladores da primeira infância promovem reunião mensal

07/05/2018 18:29

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Gestores dos municípios alagoanos que atuam em cuidados com gestantes e crianças de até 6 anos, estiveram reunidos nesta segunda-feira (7), no Palácio República dos Palmares, para discutir os planos de trabalho do Programa da Primeira Infância em Alagoas.

Os articuladores locais foram orientados quanto ao Plano Municipal da Primeira Infância, contrapartida dos municípios e as condicionalidades do programa Bolsa Família, relacionadas ao público alvo da primeira infância. 

Os articuladores se reúnem mensalmente, com a equipe do Estado, para aperfeiçoar o atendimento às gestantes e crianças nos seus municípios. Eles trabalham como agentes públicos responsáveis pela convergência das ações de saúde, educação e assistência, sob a coordenação dos comitês estaduais da primeira infância.

Suporte

As orientações aos articuladores foram repassadas pela equipe técnica da primeira infância, coordenada pelo gestor intersetorial, Antônio Pinaud. “Estamos dando todo o suporte para que os planos municipais estejam bem estruturados e em consonância com a metodologia que adotamos”, explicou o gestor.

Antônio Pinaud destacou que, nessa reunião mensal, foi reforçada junto aos articuladores locais a importância das contrapartidas dos municípios às ações sugeridas pelo Estado. “O papel do Estado é propor e coordenar, mas são os municípios que fazem acontecer”, lembrou Pinaud.

As contrapartidas das cidades estão relacionadas à mobilização do público alvo, escolha da equipe técnica, disponibilização de equipamentos de avaliação antropométrica e realização de mutirão em parceria com o Estado.

O articulador local de São Luiz do Quitunde, Girlande Messias, falou que a troca de experiência durante as reuniões é muito importante para o crescimento dos municípios. “Estamos aprendendo com o Estado e levando para nossa região o que há de melhor em gestão pública para cuidar das novas gerações”, disse Girlande.

Na reunião, foram debatidas as condicionalidades do programa Bolsa Família relacionadas à primeira infância, com apresentação da coordenadora técnica Joyce Amorim; foi feita avaliação do Criança Feliz, pela coordenadora do programa em Alagoas, Kaline Kelse, da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seades), e, por fim, técnicas da cidade de Teotônio Vilela realizaram uma apresentação sobre a Semana do Bebê.

Participam desta etapa de implantação do Programa da Primeira Infância em Alagoas, os municípios de Murici, Teotônio Vilela, Pilar, Batalha, São Luiz do Quitunde e Pão de Açúcar.

Primeira Edição © 2011