Lula preso, Azeredo em liberdade;

Quais as diferenças entre os dois condenados em 2ª instância..

25/04/2018 17:28

A- A+

Uol com redação

compartilhar:

Condenados em segunda instância por crimes relacionados a grandes escândalos de corrupção, o ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo (PSDB) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tiveram destinos bastante diferente. O petista está preso, já o tucano continua em liberdade.

Lula foi condenado em primeira e segunda instâncias pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso que investigou a reforma de um apartamento atribuído a a ele no Guarujá (SP).

No último dia 7 de abril, ele se entregou à Polícia Federal e, desde então, cumpre sua pena de 12 anos e um mês de prisão em Curitiba. Azeredo, por sua vez, foi condenado a 20 anos e um mês de prisão pelos crimes de crimes de peculato (apropriação ou subtração de bem) e lavagem de dinheiro no caso que ficou conhecido como mensalão tucano.

Na última terça-feira (24), o TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) rejeitou os embargos infringentes movidos pela defesa do tucano. Mas ele ainda tem direito a uma leva de recursos em segunda instância antes de ser preso. 

Em meio à polarização política e às comparações entre os dois casos, a reportagem do UOL analisou o andamento dos processos e conversou com juristas para detalhar as principais diferenças entre as situações de Azeredo e Lula.

Primeira Edição © 2011