Crianças do Serviço de Convivência aprendem sobre ciclo da água

A equipe da Uncisal realiza semanalmente ações de saúde na unidade

12/04/2018 13:47

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

Com mais uma palestra temática, o grupo de crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Dom Adelmo,  participou de uma tarde interativa sobre o ciclo de água e os resultados na higiene e na saúde realizada pela  equipe técnica da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

A equipe da Uncisal  é parceria do Cras Dom Adelmo há muitos anos e realiza semanalmente ações de saúde na unidade.  A palestra  abordou o Ciclo da Água, trabalhando a temática de uma forma mais ampla, mostrando como a qualidade da água pode interferir na higiene pessoal e no manuseio dos alimentos, refletindo na saúde das pessoas.

Divididos por faixa etária, as crianças ouviram sobre o mesmo tema, mas com abordagens diferentes. Para os menores foram utilizados materiais lúdicos, para os  adolescentes, equipamentos audiovisuais e dinâmicas.

Ainda durante a palestra, houve momentos de conscientização sobre o meio ambiente e suas vertentes. A atividade foi encerrada com um momento de debate entre as crianças e adolescentes sobre o tema. Segundo a coordenadora do Cras Dom Adelmo, Djane Pacheco, o grupo foi  dividido por faixa etária  para que o assunto chamasse atenção da forma mais correta para cada idade.

“Nós queremos que ações como essas despertem a curiosidade e o interesse neles, já que trabalhamos também para que nossos usuários se tornem multiplicadores em suas comunidades. Então, quando eles participam e interagem sobre o tema, eles repassam esse conhecimento em suas casas, para amigos, e assim a informação é transmitida”, ressaltou a coordenadora.

Ainda de acordo com Djane, a temática é adaptada também para contribuir na realidade das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade. “Ao falarmos sobre determinado assunto, indicamos também alternativas acessíveis, ensinado-as a fazer um bom uso dos alimentos, da água, entre outros temas”, disse.

Os grupos de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras são voltados para crianças, adolescentes, idosos, mulheres e gestantes. O Cras Dom Adelmo Machado, equipamento social da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), está localizado na Rua João Ulisses Marques, 112, bairro do Prado.

Primeira Edição © 2011