Dados sobre acidentes ajudam a definir melhorias no trânsito

07/04/2018 12:14

A- A+

Ascom

compartilhar:

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) disponibiliza aos maceioenses o serviço de levantamento de dados de acidentes. Assumida pelo órgão em março de 2015, a perícia, como é mais conhecida, era realizada anteriormente pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL). Desde então, os agentes de trânsito da SMTT têm feito o atendimento às demandas da população em caso de acidentes.

De acordo com o assessor técnico da Divisão de Levantamento de Acidentes de Trânsito e Estatísticas, Carlos Moura, o levantamento feito apresenta dados consistentes sobre a ocorrência. “O agente de trânsito está envolvido no dia a dia com as diversas situações relacionadas ao trânsito e isso proporciona um resultado mais coerente. As maiores dificuldades que são encontradas costumam ser no relacionamento com alguns condutores exaltados devido à situação em que se encontram”, explica.

O procedimento padrão é a verificação das versões de cada parte e os possíveis vestígios deixados pelo acidente. “É preenchido um formulário com tudo o que foi observado e passamos o número do boletim de acidente de trânsito para os envolvidos adquirirem, em até cinco dias úteis, todo o relato do que foi observado”, esclarece.

A perícia também verifica outras irregularidades dos veículos, como problemas com o emplacamento. Aqueles que apresentarem irregularidades podem ser recolhidos no local. Já no caso de acidentes com vítimas, são registradas informações sobre os acidentados, como nome, quem socorreu e o local para onde foi encaminhado para atendimento médico.

O levantamento gera dois documentos, o Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito (Boat), mais completo e detalhado; e o registro do acidente, mais simples, apenas para validação do ocorrido. Quem quiser ter acesso a um dos dois, deve efetuar o pagamento de uma taxa de R$146,16 para o Boat e de R$36,00 para o registro.

Primeira Edição © 2011