Prefeitura mantém trabalhos preventivos para quadra chuvosa

06/04/2018 14:31

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Ascom Semds

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A Operação Inverno, deflagrada pela força tarefa da Prefeitura de Maceió desde janeiro, mantém seu trabalho preventivo em toda a cidade. O trabalho em conjunto feito pelas secretarias municipais de Maceió está preparando a capital para passar por mais uma quadra chuvosa, período que vai de abril a agosto. O planejamento integrado de diversos órgãos municipais é permanente e tem o objetivo de minimizar danos causados pelas chuvas do inverno.

Seguindo a experiência e o plano de contingência adotado pela gestão desde 2013, o trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), por meio da Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil, com envolvimento das pastas de Infraestrutura (Seminfra), Assistência Social (Semas), Habitação (Sedet), Limpeza Urbana (Slum), Iluminação Pública (Sima) e Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs).

Titular da Defesa Civil, Dinário Lemos explica que a articulação referente ao trabalho operacional durante a quadra chuvosa tem sido feita desde o mês de janeiro, quando ocorreu a primeira reunião com os técnicos das secretarias de serviço para o alinhamento das ações de assistência à população durante ocorrências no período de maior incidência pluviométrica. Em relação à prevenção, o secretário-adjunto especial reitera que este é um trabalho contínuo, feito nos meses que antecedem a quadra chuvosa.

“Sabemos que a quadra chuvosa é um período que tende a ser mais crítico em decorrência do volume de chuva intenso em dias seguidos, como registrado no ano passado. No entanto, o trabalho de prevenção é contínuo, seguido de um trabalho operacional amplo durante os próximos quatro meses. Existe uma articulação da Prefeitura para garantir toda a assistência à população. As secretarias de serviço estão engajadas, prontas para intervir a qualquer momento. O monitoramento das áreas de risco é permanente, por isso acompanhamos diariamente as demandas em todas as regiões mapeadas”, afirma Dinário Lemos.

Para melhorar o fluxo de atendimento aos chamados da população, com foco no período de maior número de ocorrências decorrentes das chuvas, a Defesa Civil desenvolveu um software próprio para concentrar todo o trâmite de assistência ao usuário, desde o recebimento da ligação pelo 0800 030 6205, seguindo pela classificação do grau de urgência, até a conclusão ou encaminhamento necessário da demanda.

Segundo Lemos, após meses de desenvolvimento e aperfeiçoamento, a ferramenta está em utilização desde dezembro de 2017. Conforme a experiência dos últimos meses, o resultado se mostra positivo em relação à assistência ao cidadão.

“Em uma só plataforma podemos ver o local exato do registro por meio do georeferenciamento, temos o passo a passo da ocorrência, classificamos por cores o grau de urgência do caso para antecipar o atendimento conforme a necessidade, além de mostrar os gráficos da pluviometria com o volume de chuva em cada região e também as imagens de satélite com as massas de chuva, o que nos permite alertar de forma antecipada a população e evacuar áreas de risco quando for preciso. É uma ferramenta desenvolvida por nossa equipe que tem ajudado no atendimento às ocorrências”, explica o secretário.

Ainda sobre as áreas de risco, Dinário Lemos lembra que a Prefeitura também mantém contato direto com os moradores por meio dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), que funcionam de forma estratégica nas regiões mais vulneráveis da capital. Estas regiões vulneráveis, segundo o secretário, também serão contempladas com a instalação de lonas de proteção em barreiras para evitar o encharcamento durante a chuva, que favorece o deslizamento de terra.

“Realizaremos, na próxima terça-feira (10), uma reunião com os Nudecs para reforçar o alinhamento do nosso trabalho conjunto durante a quadra chuvosa. Os Núcleos reúnem, em média, 50 pessoas de várias comunidades que atuam de forma voluntária, ajudando-nos por meio de um contato direto e agindo como interlocutores entre o poder público e a comunidade. São pessoas orientadas, que sabem como proceder e a quem acionar em caso de ocorrências, como deslizamento de barreiras, enchentes ou quedas de árvores”, esclarece.

Infraestrutura e habitação

Em relação à Infraestrutura, o gestor da Seminfra, Ib Brêda, ressalta que a atuação do órgão também é contínua. “O trabalho preventivo é feito de forma constante, com programações diárias das equipes operacionais que atuam na desobstrução de galerias de águas pluviais em toda a cidade, além de reconstruções em várias regiões. São ações que fazem parte do cotidiano da pasta para que, durante a quadra chuvosa, possamos minimizar os danos”, explica o secretário.

Já sobre a Assistência Social, a Semas garante o atendimento às famílias que necessitarem dos benefícios eventuais durante a quadra chuvosa, sobretudo no caso de desocupação de imóveis por conta de alagamentos ou evacuação de áreas por comprometimento da infraestrutura da casa ou deslizamento de barreiras. A gestora da pasta, Celiany Rocha, ressalta que as equipes estão alinhadas, com fluxo de atendimento definido, para dar os devidos encaminhamentos e garantir os direitos da população em qualquer situação de risco.

A Defesa Civil e a Semas trabalham de forma conjunta para garantir abrigo às famílias, seja em espaços montados pela Prefeitura diante da necessidade ou volume de demanda, e também nos casos de auxílio moradia, benefício eventual que é concedido mediante avaliação conforme os critérios estabelecidos pelo Governo Federal.

As famílias dentro do perfil determinado pela União, também passam a integrar o programa de Habitação Popular, gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet). Segundo a dados  da Sedet, no ano passado, 1.120 famílias vítimas das chuvas foram realocadas das regiões vulneráveis para os conjuntos residenciais  Parque dos Caetés, Maceió I e Morada do Planalto, construídos pela Prefeitura por meio de convênio com o Governo Federal.

Com isso, o Município garante moradia digna e com padrões sanitários e de segurança adequados à população. Outras 700 famílias já estão cadastradas no programa.

Limpeza e arborização

A Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) também segue com equipes nas ruas com operações diárias. Um dos trabalhos que estão sendo executados de forma preventiva nesta semana é a limpeza do Riacho Salgadinho, que recebe uma nova etapa da ação que busca retirar os resíduos descartados irregularmente pela população, evitando o escoamento do lixo ao mar durante os dias de chuva. A limpeza é uma das atribuições da Prefeitura de Maceió dentro da força-tarefa criada pelo Ministério Público de Alagoas para recuperação do riacho, sendo feita de maneira mecanizada, com uma escavadeira hidráulica e visa retirar o lixo encontrado no local, além de diminuir os bancos de areia.

A ação preventiva da Slum também contemplou, já neste ano, o Riacho do Silva, Vale do Reginaldo, açude do Graciliano Ramos, Grota do Arroz, Grota do Cigano, Morro do Ari, canal da Master, canal do Andraújo e os canais do Dique Estrada. Nas próximas semanas, a Slum também executa mutirões de limpeza aos finais de semana e mantém equipes de prontidão durante toda a quadra chuvosa.

Responsável pela poda e supressão de árvores, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) iniciou, ainda no ano passado, um trabalho de vistoria nas grandes vias da cidade e em locais estratégicos, a exemplo de áreas de risco, executando serviços para evitar o tombamento de exemplares de grande porte que possam causar transtornos. Trata-se de uma ação contínua da pasta, executada com o apoio da Slum, e segue durante toda a quadra chuvosa.

Ainda sobre o efetivo de pessoal e trabalho operacional nos próximos meses, a Defesa Civil também conta com o suporte de equipes da Sima e da Semscs, que integram o quadro das secretarias de serviço. Além das pastas já citadas, conforme determinação do prefeito Rui Palmeira, toda a estrutura do Município estará à disposição para entrar em ação quando necessário, sobretudo para garantir que a população seja assistida diante do registro de ocorrências.

Primeira Edição © 2011