Anticoncepcional eleva risco de câncer de mama, mas reduz de outros

14/12/2017 10:34

A- A+

UOL

compartilhar:

Depois que um estudo encontrou mais casos de câncer de mama entre mulheres que usam contraceptivo hormonal , muita gente ficou assustada e se perguntando se precisava deixar o método de lado imediatamente.

A resposta será diferente para cada mulher e depende de fatores como idade, hábitos, saúde e outras características. De acordo com análises e junção de estudos feita pelo The New York Times , não há motivo de desespero e não é preciso jogar a pílula no lixo nesse instante.

A relação do contraceptivo com o câncer é complexa. Ao mesmo tempo que aumentam as chances de câncer de mama, os anticoncepcionais reduzem a incidência de alguns cânceres menos comuns, como o de endométrio e o de ovário, que muitas vezes são detectados em estágios avançados, quando é difícil de tratar. Existem ainda outras evidências de que reduzem as chances de câncer colorretal.

Um estudo britânico com acompanhou por 44 anos mais de 46 mil mulheres que usavam contraceptivo hormonal e comprovou que houve um aumento em alguns cânceres, como o de mama, mas que o efeito sobre as taxas gerais de câncer foi neutro, porque outros tipos de câncer foram reduzidos.

"O uso de anticoncepcionais ao longo da vida de uma mulher pode prevenir mais câncer do que causar", explicou David Hunter, professor de medicina na Universidade de Oxford, ao The New York Times. "Há bons dados para mostrar que cinco ou mais anos de uso de contraceptivo hormonal reduz substancialmente o câncer de ovário, e os riscos de câncer de endométrio e colorretal. E a proteção persiste por 10 ou 20 anos após o fim do uso", completou.

É claro que os resultados do novo estudo sobre câncer de mama são importantes, mas é preciso ter cautela ao interpretar as conclusões. Se estiver insegura sobre o seu medicamento é recomendado buscar atendimento médico para avaliar se há necessidade de troca.

A atriz Giovanna Ewbank revelou que já realizou uma cirurgia para corrigir a endometriose, em um vídeo de seu canal no Youtube que foi ao ar na terça-feira, 12.

Uma bebê que nasceu com o coração fora do peito superou as expectativas, sobreviveu às cirurgias para resolver o problema e agora se recupera dos procedimentos no Reino Unido.

Os critérios para diagnóstico de morte encefálica no país foram alterados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). A nova norma torna mais ágil o processo, o que pode ajudar o sistema de captação de órgãos para transplante.

Falar sobre a própria morte não é tabu para Elca Rubinstein. Pelo contrário: quanto mais se fala sobre o assunto, defende a economista aposentada e cineasta, maior é a sensação de liberdade . Aos 71 anos, ela se tornou um ícone na defesa do debate sobre testamentos vitais --documentos que registram a vontade do paciente no leito de morte.

O funkeiro Mr. Catra confirmou nesta terça-feira (12) que está com câncer no estômago e que vai operar em janeiro. De acordo como Inca (Instituto Nacional de Câncer), o tipo de câncer é o terceiro de maior incidência entre os homens.

Nasser Talal Abu Allan não queria se casar com sua prima de primeiro grau, Remal, que vivia na Palestina. Seus pais, também primos, foram prometidos na terra natal e se casaram no Brasil nos anos 1970. Nasser, nascido no Brasil, e a prima, recusavam a ideia de um casamento arranjado entre primos, comum na família.

Apesar de ainda ser uma técnica muito recente, a terapia genética já dá seus primeiros passos como uma ferramenta eficaz contra doenças consideradas incuráveis. Do tratamento para leucemia a salvar menino com "pele de borboleta", especialistas consideram que o futuro já chegou e veio sob a forma da modificação genética.

Durante o mesmo ciclo menstrual as cores podem variar do tom borra de café ao vermelho vivo. No início do ciclo, é comum a menstruação vir com um tom marrom, evoluindo para um vermelho mais escuro e, em seguida, um vermelho mais vivo. Quando o ciclo diminui, a cor tende a ficar mais escura novamente, até terminar.

Você já foi caminhar ao lado de uma avenida bem movimentada e ficou pensando como a exposição à poluição do tráfico afetava o exercício? Um estudo publicado no periódico The Lancet mostrou que se exercitar na poluição pode diminuir os efeitos positivos de uma caminhada para pessoas idosas.

As mulheres que consomem muito açúcar durante a gravidez podem aumentar o risco de asma em seus filhos, de acordo com um estudo publicado no Annals of the Amercian Thoracic Society.

Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos EUA, descobriram que uma mutação ligada a doenças degenerativas como a demência e a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) --que ficou bastante conhecida após o "desafio do balde de gelo"-- funciona como uma espécie de ciclo tóxico e produz cada vez mais proteínas tóxicas que matam os neurônios.

"No início, eu usava apenas a unha. Hoje em dia, utilizo todo objeto pontiagudo que estiver ao meu alcance: estilete, tesoura, alicate, pinça, agulha. Eu simplesmente tenho que arranjar um jeito de arrancar aquele pelo encravado na perna, aquela espinha no rosto ou qualquer coisa que esteja me incomodando, independentemente das consequências".

A acne é uma doença de origem multifatorial, podendo surgir devido a um componente hereditário hormonal, uma hipersecreção das glândulas sebáceas, um distúrbio de queratinização do folículo piloso ou ação da bactéria Propionibacterium acnes, nos casos de lesões inflamatórias. Mas e quanto ao sol? Muitas pessoas relacionam a piora da acne com o verão. Será que é verdade?

Você entra em casa com os sapatos ou deixa eles na entrada para não levar sujeira da rua? Se o seu medo for pegar alguma doença infecciosa, pode ficar tranquilo, não faz diferença nenhuma.

Para manter a saúde, você vai à academia três vezes por semana ou faz caminhadas diárias? Dessa maneira, não só melhora o condicionamento físico como também afasta o risco de várias doenças, certo? Errado. Claro que exercícios físicos feitos de maneira regular ajudam, e muito. No entanto, estudos mostram que isso não basta caso você passe o resto do dia sentado --uma situação cada vez mais comum na vida de muita gente.

A vida não é fácil e o fim do ano faz com que a gente queira resolver tudo de uma vez só, para começar 2018 sem pendências. Mas a lista não é pequena, são presentes de Natal, contas para pagar, viagens, relatórios do trabalho, angústias sobre o ano que vem, sem falar em encaixar na agenda os amigos secretos e filas nos shoppings para achar aquela roupinha branca.

O óleo de canola é um famoso óleo vegetal, mas pouco se sabe sobre seus efeitos sobre a saúde. Um novo estudo, publicado na revista Scientific Reports (da Nature), descobriu que o consumo prolongado de óleo de canola traz perdas na memória, na capacidade de aprendizagem e o ganho de peso em casos de Doença de Alzheimer.

O Brasil é o país com maior taxa de pessoas com transtorno de ansiedade no mundo. De acordo com pesquisa da OMS (Organização Mundial de Saúde), feita este ano, 9,3% da população vive com algum transtorno de ansiedade por conta de fatores como desemprego, pobreza e estilo de vida em grandes cidades. Além disso, nos últimos dez anos, o índice de obesidade entre os brasileiros aumentou 60%, segundo a pesquisa Vigitel, feita pelo Ministério da Saúde. O problema atinge tanto homens quanto mulheres e é mais frequente a partir dos 25 anos. Dessa forma, não é difícil imaginar que a ansiedade e a obesidade estão interligadas.

O número de pessoas que aderiu ao vegetarianismo ou ao menos diminuiu o consumo de carne aumentou em 2017 --e este é um dado otimista. Isso porque as pesquisas mostram com cada vez mais propriedade que o alto consumo de carne aumenta os riscos de câncer.

A maioria das pessoas precisa dormir de 7 a 9 horas, mas não é bem o que ocorre. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a insônia atinge 40% dos brasileiros. Felizmente, um novo estudo pode ter encontrado a solução.

Não é fácil descrever o sentimento de ansiedade. Mas os efeitos dela no corpo e na mente são reais.

Uma nova pesquisa reascendeu o debate sobre os riscos do contraceptivo hormonal. Dessa vez, um estudo feito com 1,8 milhão de mulheres mostrou que o anticoncepcional aumenta em cerca de 20% as chances de câncer de mama.

Você já sentiu suas pálpebras tremerem sozinhas? Esse ato sutil, aparentemente inofensivo, pode ser indício de que algo não vai bem com a sua saúde. "O tremor palpebral, também chamado de mioquimia, geralmente é sinal de cansaço, ansiedade, nervosismo ou excesso de trabalho", afirma Thales Antonio Abra de Paula, oftalmologista do Hospital São Luiz, de São Paulo.

O corpo feminino, quando entra na menopausa --diagnosticada após um período de 12 meses sem menstruação--, passa por muitas transformações e boa parte delas é causada por alterações hormonais.

Não há dúvidas que o excesso de gordura prejudica nossa saúde, e a cada dia estudos descobrem mais evidências de quão desagradáveis essas gordurinhas são para nosso organismo. A mais nova preocupação é que ser obeso ou estar acima do peso na adolescência aumenta os riscos de mortes por doenças infecciosas na meia idade.

O número de pessoas que vivem com demência deve triplicar até 2050, segundo um relatório divulgado nesta quinta-feira (7) pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Hoje, 50 milhões de indivíduos têm a doença; nos próximos trinta anos, serão 152 milhões.

Dados são da Organização Mundial da Saúde, OMS, que lançou plataforma online para monitorar conjunto de doenças; mulheres são a maioria dos novos 10 milhões de pacientes por ano.  Eleutério Guevane, da ONU News em Nova Iorque. O número de pessoas, que vivem com demência, deve triplicar dos atuais 50 milhões e atingir 152 milhões [...]

Após 72 anos míopes --55 dos quais usando óculos fundo de garrafa--, Jane Quinn, do Brooklyn, está encantada com o quanto consegue ver desde que passou por uma cirurgia de catarata no ano passado.

Uma dieta radical de baixas calorias foi capaz de reverter o diabetes tipo 2 mesmo em pacientes que já conviviam com a doença há seis anos, aponta um estudo realizado por cientistas da Escócia e publicado na revista científica The Lancet.

Mais do que dados clínicos, a medicina personalizada leva em conta a constituição genética de cada um. Utilizando como principal ferramenta a técnica de sequenciamento do DNA, ela permite obter diagnósticos precisos --por isso também é chamada de medicina de precisão.  A partir de informações genéticas sobre predisposição a doenças e metabolização de medicamentos no organismo, o método permite desenvolver tratamentos individualizados.

"Faz alguns meses que meu namorado reclama que quando a gente transa depois da minha menstruação o pênis dele fica coçando", conta a internauta desta semana. Será que é preciso se preocupar?

A proposta é tentadora: um líquido com nutrientes para substituir o almoço ou a janta e, assim, perder quilos. Mas, segundo os especialistas, os shakes não devem ser usados indiscriminadamente. "Não os considero como uma solução para perder peso ou contra a obesidade", opina Fabiana Lopes Nalon de Queiroz, nutricionista e professora da Universidade de Brasília (UnB).

Você já se perguntou se passa a quantidade certa de protetor solar? E quanto à hora de reaplicar, tem ideia de qual seja? Com o verão chegando, a importância de proteger a pele dos efeitos do sol se torna ainda mais necessária. No entanto, ainda existem muitas dúvidas em relação à porção ideal e o intervalo de reaplicação do produto.

Neste mês é celebrada a campanha Dezembro Laranja, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a alta incidência do câncer de pele.

Pelo menos 17 milhões de bebês vivem em zonas onde a poluição é seis vezes maior do que os limites considerados saudáveis, o que pode danificar os pulmões e colocar em risco seu desenvolvimento cerebral, advertiu o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

Gosto ruim na boca, sangramentos e dor são sinais de que a saúde bucal não vai bem, mas esses problemas, quando não são tratados, podem desencadear doenças no coração e até causar a morte.

Quase metade dos pacientes em um experimento descrito por médicos britânicos como um divisor de águas conseguiram reverter o diabetes tipo 2.

Dá preguiça, o tempo é curto, está muito calor. São muitas as razões e as desculpas para fugir de uma escadaria tradicional e optar pelas opções mais cômodas, como o elevador e a escada rolante. Mas saiba que encarar degrau por degrau ajuda a emagrecer, melhora o condicionamento físico e, como consequência, proporciona mais saúde.

Uma dúvida frequente de quem está fazendo um tratamento com antibióticos é se pode ou não tomar bebida alcoólica, já que costuma ser um senso comum que o álcool "corta" o efeito dos antibióticos, colocando em risco o resultado do tratamento. Em geral, a união de álcool e antibiótico não necessariamente anula o tratamento, mas há sim alguns riscos.

Todo mês é a mesma história: TPM, alterações de humor, vontade de atacar a geladeira e... cólica, muita cólica. Segundo um estudo realizado pela empresa MedInsight, denominado Dismenorreia e Absenteísmo no Brasil, cerca de 65% das brasileiras sofrem com o desconforto e 70% delas observam uma queda na produtividade durante a menstruação.

A constelação familiar costuma dar um nó na cabeça de quem não conhece o trabalho: é terapia? Tem algo a ver com as estrelas? é religião? . Não é nada disso. é um método terapêutico que tem crescido e pretende ajudar na compreensão de problemas que acontecem em diferentes áreas da vida --seja na família, relacionamentos amorosos ou até no trabalho. Há, também, quem vá para tratar insônia, controlar a raiva ou simplesmente identificar a origem de uma angústia aparentemente sem motivo. Mas é bom destacar que o método não é reconhecido pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia), nem pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), por falta de estudos científicos que comprovem sua eficácia.

Alguns estudos anteriores concluíram que pessoas acima do peso viveriam mais. No entanto, isso não é verdade. De acordo com um artigo publicado no International Journal of Epidemiology e realizado por pesquisadores da Universidade de Bristol (Inglaterra), os dados foram mal interpretados.

A ONU advertiu hoje sobre um aumento da resistência aos antimicrobianos, favorecido pela disseminação de medicamentos e alguns produtos químicos no meio ambiente, que constitui uma grande ameaça à saúde.

Respirar o ar de São Paulo por duas horas no trânsito é o mesmo que fumar um cigarro. Ao longo de 30 anos na capital, o pulmão dessa pessoa pode ficar igual ao de um fumante leve (que consome menos de dez cigarros por dia).

Já é sabido que o uso de drogas ilícitas é um fator de risco para mortalidade. Mas pesquisadores descobriram que medicamentos psiquiátricos, mais especificamente as benzodiazepinas, podem matar mais do que cocaína, heroína e anfetaminas.

Primeira Edição © 2011