Estado define reajuste para servidores públicos

20/05/2017 11:29

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

Apesar de especulações e rumores dando conta de que o funcionalismo estadual poderia ficar sem reajuste este ano, a Secretaria da Fazenda já tem disponível um conjunto de dados que vai possibilitar uma correção salarial para os servidores.

A data do anúncio, pelo governador Renan Filho, ainda não está definida, mas o mais importante está posto: a organização financeira do Estado vai propiciar que todas as categorias de servidores do Estado sejam contempladas com aumento.

O maior temor de Renan Filho é aprovar um reajuste salarial e, mais adiante, dada à instabilidade do quadro econômico, não ter como pagar, o que, no seu entendimento, seria bem mais drástico e negativo do que não conceder o aumento.

Não está ainda definido o percentual da correção e, portanto, não passam de especulações opiniões divulgadas, mas é verdade que o governador está estudando um meio de cobrir a inflação do ano passado, que ficou em 6,29%, segundo dados do IBGE.

Para atingir essa meta, portanto, não está descartado um reajuste parcelado, restando, contudo, definir o número de parcelas, mas desde que a soma alcance o índice inflacionário de 2016.

O governador esta sensível ao problema dos servidores, que não tiveram direito à correção salarial no ano passado, e por isso tem afirmado, sempre que provocado sobre o assunto, que esta fazendo o possível para garantir um aumento este ano, descartada, de antemão, a hipótese de ganho real (acima da inflação)..

O secretário da Fazenda, George Santoro, principal comandante das finanças do estado neste momento, também é favorável à concessão de reajuste aos servidores, mas ressalta que tudo depende da capacidade financeira do governo e lembra, sempre, que a decisão final será do governador Renan Filho.

Os servidores estaduais já estão pacificados quanto a um dado das negociações: o governo não concederá aumento diferenciado para

nenhuma categoria, de forma que todos receberão aumento em iguais condições, isto é, o mesmo percentual e calendário.

A expectativa é de que Renan Filho faça o anúncio do reajuste já na próxima semana, cumprindo o que já antecipou em sucessivas entrevistas: “O período é maio e o anúncio sairá até o fim do mês”.

JUDICIÁRIO

Mesmo trabalhando com um duodécimo em vigor desde janeiro, o Tribunal de Justiça do Estado aguarda uma definição do governo do Estado, para só então definir o reajuste de seus servidores.

Esta posição foi colocada recentemente durante reunião do presidente do TJ-AL, desembargador Otávio Praxedes, com lideranças do funcionalismo sob seu comando.

PREFEITURA

Sem dinheiro sequer para cumprir ações administrativas prometidas durante a campanha eleitoral, o prefeito Rui Palmeira também parece esperar pelo anúncio do governador Renan Filho, mas então decidir sobre o reajuste dos servidores do Município.

 

Primeira Edição © 2011