Os riscos dos calçados infantis inadequados

Dor nos pés, alergias, má formação dos pés e até problemas de coluna estão entre os problemas mais comuns

09/03/2017 18:31

A- A+

Redação

compartilhar:

É na infância que as crianças desenvolvem toda cartilagem e a parte óssea dos pés e qualquer alteração nesse processo pode ocasionar em problemas que acompanharão os pequenos em toda a vida adulta. Entre os problemas que se destacam está o joanete e o neuroma de Morton, que é uma lesão causada no nervo entre os dedos. Além disso, alguns problemas na coluna também podem estar ligados à má formação dos pés.

Para proteger os pequenos e evitar os problemas nos pés é importante ter o acompanhamento do pediatra para que qualquer problema seja identificado com antecedência, porém os primeiros cuidados devem surgir em casa. Após atingirem uma certa idade as crianças começam a desenvolver sua autonomia e exige certos produtos, inclusive o tênis infantil. Nesse momento é importante que os pais interfiram.

Independente do modelo, o tênis infantil precisa ser trocado sempre que necessário e jamais deve ser menor ou maior que os pés da criança. Mesmo que seja aquele personagem preferido do pequeno, os pais precisam priorizar o conforto e a qualidade do material. O tênis infantil ideal é aquele que se ajusta perfeitamente aos pés e permite a sua transpiração natural. O calçado inadequado também pode causar alergia, dor e mau cheiro nos pés dos pequenos.

Cada fase um calçado com o objetivo diferente

Para cada fase existe um calçado infantil ideal. Nos primeiros meses de vida o calçado tem  a função de proteger os pés; já nos primeiros passos o calçado deve manter o calcanhar firme para que a criança sinta-se segura ao levantar; e, para as crianças maiores além de conforto e segurança o calçado deve ter um sistema antiderrapagem e amortecedores.

Muito cuidado com as sandálias e sapatilhas infantis de salto alto, pois são os que mais prejudicam os pés e a coluna das crianças. O salto não deve ultrapassar dos dois centímetros e nem deve ser usado com muita frequência. Nas atividades do dia a dia, na escola e nas brincadeiras o correto é usar tênis infantis ou chinelos confortáveis.

 

 

Primeira Edição © 2011