Caso de influenza aviária é confirmado em granja de perus em Wisconsin nos EUA

07/03/2017 11:23

A- A+

Estadão Conteúdo

compartilhar:

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) informou nesta terça-feira, 7, que foi confirmado um caso de gripe aviária em uma granja comercial de perus no condado de Barron, no Estado norte-americano de Wisconsin. Segundo a OIE, testes foram realizados após as aves apresentarem sinais de depressão e detectaram a presença do vírus H5N2.

A cepa, de baixa patogenicidade, tem origem em aves silvestres norte-americanas e é diferente da H5N2 que provocou em 2015 o pior surto de gripe aviária nos EUA desde os anos 1980s.

As instalações infectadas foram colocadas em quarentena e os perus serão comercializados de forma controlada, disse a OIE.

No fim de semana, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) confirmou um caso de gripe aviária H7 em uma granja de frangos parceira da Tyson Foods no Estado de Tennessee. Este foi o primeiro caso de vírus de alta patogenicidade a atingir uma granja comercial em mais de um ano no país. No total, 73.500 aves foram abatidas no domingo para evitar que a doença se espalhasse.

Na segunda-feira, 6, a Coreia do Sul proibiu a importação de aves vivas e ovos frescos norte-americanos. Outros países, como Japão e Taiwan, impuseram restrições mais específicas, com foco em aves e produtos do Tennessee.

Primeira Edição © 2011