Motociclistas salvos pelo Samu ressaltam agilidade do serviço

05/03/2017 14:27

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Vítimas de acidentes de trânsito ao pilotar motocicletas, o policial civil aposentado, Silvestre Fragoso Novaes, 55 anos, e o técnico de conserto de impressoras, Clemison Cordeiro Santos, 32 anos, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Agradecidos, eles compareceram até a Ouvidoria SUS do órgão, localizada no bairro Farol, em Maceió, e registraram a eficiência e agilidade dos socorristas que os atenderam após terem sofrido os acidentes. 

O acidente com o aposentado Silvestre Fragoso ocorreu na rua Belo Horizonte, no bairro Farol, em Maceió, durante uma colisão. De acordo com a vítima, ele estava pilotando sua motocicleta e, repentinamente, foi atingido por um carro. Com ferimentos na cabeça, ele foi atendido pelas técnicas de enfermagem Jocelma Oliveira Ferro, Tereza Momberg e o condutor socorrista, Sidney Teodósio. “O atendimento da equipe foi exemplar”, salientou. 

Ainda de acordo com o relato feito pelo aposentado, “o que chamou atenção foi o cuidado e abnegação dos socorristas que me atenderam naquele dia, como também a rapidez com que eles chegaram ao local do acidente. Todos estão de parabéns”, salientou Silvestre Fragoso. Ele recorda que desmaiou após a colisão com o carro desmaiou e, quando retornou os sentidos, já estava sendo atendimento pelos socorristas do Samu. “Lembro-me que os socorristas agiram com cuidado, seja para preservar meus objetos pessoais e, principalmente, para me imobilizar”, relembrou.

Silvestre Fragoso foi encaminhado para um hospital particular e ficou dois dias internado. Ele ainda continua fazendo tratamento com um oftalmologista, uma vez que ficou com uma sequela temporária na visão, denominada de diplopia, percepção de duas imagens a partir de um único objeto e que resulta na paralisia temporária ou permanente dos músculos oculares, em razão de uma pancada na cabeça. “Estou muito agradecido, de verdade”, finalizou. 

Uma nova chance – E o técnico de conserto de impressoras, Clemison Cordeiro, também comemora a segunda chance de viver, após ter sido vítima de um acidente de trânsito e ser socorrido pelos técnicos do Samu. Segundo o seu depoimento, registrado via telefone, na Ouvidoria SUS, ele trafegava com sua motocicleta, quando foi surpreendido por um carro em alta velocidade, que o jogou a alguns metros de distância. Com a queda Clemison fraturou as duas pernas e a quebrou o fêmur e a tíbia.

Clemison Cordeiro contou que foi submetido a várias cirurgias e passou 35 dias internado no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. “Assim que me recuperar, vou visitar os profissionais na sede do Samu. Eles foram atenciosos e agiram com muito profissionalismo. Durante todo o tempo, desde a chegada ao local do acidente, até a sala de cirurgia, no hospital, eles me deram todo o apoio, e fizeram de tudo para que eu permanecesse lúcido, me tranquilizando, o que me deixou muito bem, apesar da quantidade de sangue que eu estava perdendo”, pontuou, ao salientar que foi socorrido pelos técnicos de enfermagem Ericson Fernando Ferreira e Marcos Domingos de Oliveira, além o condutor socorrista Miguel de Queiroz Filho.

Primeira Edição © 2011