Governo promove quarta edição da Feira Orgânica

Produtores de Murici e Maceió disponibilizam verduras e frutas que são cultivadas sem o uso de agrotóxico

05/02/2017 09:27

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) promove uma grande iniciativa que já se tornou uma tradição nas primeiras terça-feiras de cada mês. Trata-se da realização da Feira Orgânica que entra em sua quarta edição. A feira ocorre neste dia 7 de fevereiro das 8h às 12h, no estacionamento da Semarh, localizado por trás da Delegacia Geral da Polícia Civil, no bairro de Jacarecica.

À medida que a feira se consolida, diversos consumidores que prezam pela alimentação comparecem à secretaria para adquirir legumes, frutas e verduras cultivadas sem o uso de agrotóxicos pelos produtores do assentamento Dom Helder Câmara, localizado no município de Murici.

Toda a produção do assentamento, que conta atualmente com nove agricultores, passa por cuidados, principalmente porque a venda e o consumo das verduras são considerados de grande valia pelos produtores.

Regina Maria da Silva, de 58 anos, é agricultora e divide os trabalhos com o marido. Os alimentos são colhidos, de forma responsável e comprometida com o meio ambiente, no quintal de casa.

“Toda a nossa produção leva em consideração que iremos vender e repassar nossos produtos adiante para as famílias que consomem produtos sem uso de agrotóxicos. Plantamos e colhemos no quintal de casa e ainda ajudamos na proteção ao meio ambiente por tratar o solo da maneira correta”, explica a agricultora.

A produtividade no assentamento Dom Hélder Câmara tem o intuito de dividir o que foi plantado e colhido, além de incentivar a vida saudável. E é justamente por ter esta finalidade que os agricultores têm Certificado de Alimentos Orgânicos, que atesta a prática do cultivo sem agrotóxico.
A pequena Sara, de 10 anos, filha de agricultores, já compreende a necessidade de ter hábitos saudáveis dada à sua criação. “Eu não quero ter que sair de casa pra comprar alguma coisa que eu posso ter aqui. Eu ajudo a plantar e são esses alimentos que vêm da terra que eu confio”, diz a pequena.

Novidades

Uma nova parceria para a Feira Orgânica na Semarh é a Aldeia Verde, localizada no Benedito Bentes, em Maceió. O agricultor e proprietário, Ricardo Ramalho, pratica a plantação sem agrotóxico há 20 anos e a principal motivação de iniciar esse trabalho é mais uma vez a saúde.

“O modelo convencional que usa agrotóxico é insustentável e decadente, que desconsidera todo o trabalho da natureza ao longo de anos. Esse está modificando bruscamente o ecossistema e nós agricultores entendemos que diante das evidências que hoje são claras, uma mudança drástica seria o mundo todo parar de consumir esse tipo de alimento”, argumenta Ramalho.

Na Aldeia Verde, a prática de combate das pragas é feita com a erradicação da planta para que o próprio organismo volte ao normal e tudo é feito desde o início. O cultivo orgânico é bastante lento, pois os produtos crescem no seu tempo natural e precisam de uma atenção diferente para não adoecer e nem morrer.

Primeira Edição © 2011