Número de empresas extintas em agosto fica abaixo da média anual

Mesmo com a diminuição quando comparado a meses anteriores, quantitativo cresceu em relação a julho

29/09/2016 15:57

A- A+

Maysa Reis - Agência Alagoas

compartilhar:

O número de empresas fechadas em Alagoas no mês de agosto registrou diminuição em relação à média anual. Comparado aos dados do ano de 2016, o mês de agosto ficou a baixo do quantitativo em quase 3,27%. Foram 685 baixas de empresa, sendo em sua maioria de Microempreendedor Individual (MEI). 

Quando comparado ao quantitativo anotado em julho, no entanto, houve um crescimento de 3,31%. Em julho, foram registradas as baixas de 663 negócios.

Analisando os valores de agosto em relação ao porte empresarial, foram registradas as extinções de 166 microempresas (ME), 29 empresas de pequeno porte (EPP) e 43 negócios considerados sem porte.

O restante, equivalente a 447 empreendimentos, é referente aos MEIs, que representam 65,3% dos fechamentos totais no mês.

Comparando os meses de julho e agosto quanto às seções de atividades econômicas, foram registrados crescimentos significativos de extinções em apenas quatro ramos: indústrias de transformação (67 empresas); alojamento e alimentação (86 empresas); atividades profissionais, científicas e técnicas (27 empresas); outras atividades de serviços (45 empresas).

 

Enquanto isso, outras dez seções de atividades econômicas tiveram uma diminuição de fechamentos no mês de agosto, como: construção (21); informação e comunicação (10); educação (17); atividades administrativas e serviços complementares (24).

Ainda analisando julho e agosto, a baixa de empreendimentos apresentou queda ou se manteve estável em 93 dos 102 municípios alagoanos. No oitavo mês do ano, a lista de cidades com maiores quantitativos de fechamentos é composta por Maceió (347), Arapiraca (61), Rio Largo (17), Penedo (14) e Olho d’Água das Flores (12).

Os dados são divulgados pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), nos quais são verificadas às extinções de Número de Identificação do Registro de Empresas (Nire) no banco de dados do órgão alagoano de registro.

Primeira Edição © 2011