Maior obra de mobilidade urbana de Maceió tem inícío nesta quinta-feira

Trabalhos vão beneficiar motoristas que se utilizam do trajeto Centro-Gruta de Lourdes

28/07/2016 08:13

A- A+

Thiago Tarelli - Agência Alagoas

compartilhar:

Os primeiros passos para promover maior mobilidade urbana em Maceió serão dados nesta quinta-feira (28) com o início das obras do Eixo Quartel, promovidas pelo Governo do Estado. O secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, esteve nas rádios Correio, Gazeta e Jovem PAN AM, na manhã da quarta-feira (27), informando a imprensa e a sociedade quanto à implantação dessa importante alternativa viária.

Aos repórteres, Mosart Amaral ressaltou o empenho do governo em atender as necessidades da população.

“A grande notícia é que o Governo do Estado conseguiu o que todo mundo achava que era impossível, construir uma via cortando toda a área do exército. O Eixo Quartel é uma alternativa viária para desafogar a Fernandes Lima. Para gente que trabalha com mobilidade urbana e sempre esteve convivendo com os problemas da cidade, essa assinatura e o início das obras é um momento histórico muito esperado pela população”, contou o secretário.

Ele explicou ainda como se dará o trânsito pelos eixos binários Quartel e Cepa.

“Os eixos não vão mexer em vias existentes. Serão vias novas que serão incorporadas as ruas que já existem, aumentando a malha viária da capital e desafogando a Avenida Fernandes Lima que, atualmente, é o único grande corredor de tráfego da capital”, esclareceu Amaral.

Questionado quanto à sinalização e organização do trânsito durante a execução das obras, o secretário explicou que neste primeiro momento, as obras não serão muito visíveis.

“É importante dizer que nesse primeiro momento as obras não serão tão visíveis, porque inicialmente faremos um trabalho interno no Quartel, como a construção de um muro de segurança, até por ser uma área de proteção nacional. Todo um projeto de sinalização está previsto para ser implantando onde serão necessárias intervenções”, ressaltou.

Trajeto

O Eixo Quartel terá cerca de seis quilômetros de cumprimento, com início na Rua Marieta Lages, no bairro do Farol, próximo a Super Pizza, estendendo-se até a Rua Ranildo Cavalcante, na Gruta, por trás do Hospital do Açúcar, tornando-se uma nova alternativa de circulação viária no sentido Sul/Norte e Leste da região Metropolitana de Maceió.

Já o Eixo Cepa, que terá início das obras nos próximos quinze dias, possuirá nove quilômetros de extensão. O binário terá início no Ibama, no bairro da Gruta,  se estendo até as ruas Frei Caneca e Luiz de Mascarenhas, no Farol, próximo a ladeiro do Teobaldo. Em seu trajeto, o eixo Cepa conecta as regiões Norte/Sul e Oeste da cidade.

As obras acontecerão simultaneamente nos dois eixos e têm previsão de término dentro de quatro meses.

“A previsão de término dessas obras é de quatro meses. Elas são necessárias à futura implantação do VLT. Estar à frente da Setrand nesse momento importante, onde estamos tocando várias obras que irão transformar a realidade dos alagoanos, é gratificante. O fortalecimento de Maceió e região metropolitana, através das obras de mobilidade, são a base da construção de uma nova Alagoas, com uma nova realidade a todos”, concluiu Mosart Amaral.

Primeira Edição © 2011