A vez de Dilma e Lula

20/06/2016 09:34

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

O rumo da Operação Lava-a-Jato não dá margem à dúvida: o ex-presidente Lula e sua sucessora, Dilma, acabarão presos e condenados, fechando o processo da maior investigação da história, envolvendo políticos, governantes e empresários atolados até os cabelos num mar de corrupção.

A prisão de Lula se impõe, não como desejo de seus adversários, mas como premissa baseada numa conclusão do próprio procurador-geral da República. Mais de uma vez, Rodrigo Janot afirmou que o petrolão não existiria sem Lula. E é claro que, por sua ascendência sobre os demais envolvidos, o ex-presidente não poderia exercer outro papel, senão é de chefe do maior esquema de desvio de dinheiro público de que se tem notícia.

A acusação de Janot é emblemática – seja por ser o procurador-geral da República, seja por ter sido nomeado e reconduzido ao cargo pela petista Dilma – mas Janot virou figura polêmica. Então, que se busque na conduta de Lula e de Dilma a razão que deverá transformá-los em colega de José Dirceu, na cadeia.

Bom, na gravação que escandalizou o país, exibida pelo Jornal Nacional, em março, ficou claro, evidente, inequívoco e inquestionável que Dilma tentou nomear Lula para ministro chefe da Casa Civil com o objetivo de impedir o que, naquela ocasião, parecia ser iminente: a decretação de sua prisão pelo juiz Sérgio Moro. Logo, o que fez a presidente? Tentou obstruir a Operação Lava-a-Jato. No mesmo diálogo grampeado, o que diz Lula? Que um juiz de primeira instância ‘pode fazer ninguém sabe o quê nesse país’. É um reforço à prova de que Lula, além de ter chefiado o petrolão, tentou blindar-se contra a Lava-a-Jato.

O arrazoado contra Dilma e Lula já foi devolvido pelo Supremo Tribunal ao juiz Sérgio Moro. O ex-presidente já pode ser preso, pois não tem mais prerrogativa de foro. Dilma será quando acabar o julgamento do impeachment, se confirmada sua destituição.

 

COISAS DE BRASÍLIA

Incrível que, com todo o sarapatel que domina Brasília, exigindo permanente intervenção do Supremo Tribunal Federal, os ministros ainda encontrem tempo para dar andamentos a processos municipais.

 

CORTE CRIMINAL

Aliás, o protagonismo do STF chegou a tal ponto e dimensão, que muitos operadores do direito afirmam que, atualmente, a Corte Suprema está mais para Tribunal Criminal do que para uma Corte Constitucional.

 

NO PLENÁRIO PODERÁ SER DIFERENTE

Ainda não dá para os petistas cantarem vitória quanto à cassação de Eduardo Cunha no plenário da Câmara. Os mais atentos lembram que, para se livrar da degola, o presidente afastado precisa tão somente convencer alguns ‘independentes’ a não comparecerem à votação. “No plenário – lembram – é um mundo de gente, ao contrário da exposição que policiou os membros do Conselho de Ética”.

 

O OUTRO CIÇO

Com a desgraça política de Eraldo Pedro, afastado do cargo por determinação do Tribunal de Justiça, o caminho está aberto para a volta de Cícero Cavalcante à disputada prefeitura de São Luiz do Quitunde.

 

UM DIA DA CAÇA...

Ouvido nos bastidores da Assembleia Legislativa: “É sempre bom lembrar que a Polícia Civil, começando pelos delegados, mais cedo ou mais tarde vai precisar dos deputados para aprovação de seus reajustes salariais”.

 

SERIA UMA COINCIDÊNCIA INCRÍVEL

Se algo (na esfera judicial) vier a impedir a candidatura de Cícero Almeida, ficará bem mais fácil para Rui Palmeira se reeleger. E será uma coincidência incrível, pois em 2012, foi também uma decisão judicial que deixou o atual prefeito a cavalheiro na disputa em Maceió, ao excluir das eleições o ex-governador Ronaldo Lessa, hoje aliado do prefeito tucano.

 

NÃO ESCAPA NINGUÉM

Recente editorial do Primeira Edição sentenciou: ‘Não escapa ninguém’. E não escapa mesmo. As delações vão mostrando que o esquema montado pelo PT envolveu todos os partidos com representação no Congresso.

 

JANOT NA MIRA

Acabou a contemplação. O presidente do Senado, Renan Calheiros, avisa que vai dar andamento a qualquer pedido (procedente) de impeachment para destituir Rodrigo Janot da Procuradoria-Geral da República.

 

NEM TEMER, NEM, SOBRETUDO, DILMA

Parte considerável dos discentes da Universidade Federal de Alagoas está contra as ações do presidente Temer. Mas não dá para o PT se animar: os estudantes também não querem nem ouvir falar na volta de Dilma. Semana que passou, eles se concentraram no calçadão do Comércio para protestar contra o corte de verbas do setor educacional.

 

E POR QUE NÃO?

O traidor Sérgio Machado diz que Temer mandou repassar grana da petrofarra para um candidato a prefeito. Verdade? É possível. Se Lula era o chefão e Dilma entrou no pagode por que Temer ficaria de fora?

 

DE TERCEIRO

Agora, sempre há graus diferenciados de participação. Exemplo: o Machadão diz que Temer pediu para ajudar um candidato, e não para jogar no próprio bolso. Além do mais, uma peteca, como diria Jefferson.

 

CORTANDO O MAL PARA RAIZ

Se não der para Michel Temer, com certeza não dará para Dilma Rousseff. É possível que, se Dilma escapar do impeachment – o que parece muito improvável – o Tribunal Superior Eleitoral resolva logo a parada cassando o mandato da dupla eleita em 2014. Aí, sim,  haveria clima para nova eleição presidencial, mesmo depois do pleito municipal.

 

Primeira Edição © 2011