Curso de Frentista abre portas para o mercado e possibilita construção de carreira na área

Ex-alunos do Senac contam experiências de sucesso.

05/05/2016 13:34

A- A+

Cristiane Calaça Senac Al

compartilhar:

Da atuação deles, depende a imagem dos postos de combustível diante dos clientes. Além do bom atendimento, cabe aos frentistas abastecer os tanques de combustível e verificar as condições de fluidos dos veículos, como o óleo do cárter, óleo de freio e nível de água do radiador, entre outras atividades. Uma profissão comum no Brasil que consegue abrir espaço para que muitas pessoas ingressem no mercado de trabalho.

Renata da Silva, 30, estava desempregada há um ano quando decidiu fazer o curso de Frentista no Senac. “Meu último emprego foi como Recepcionista, mas queria mudar de área de atuação. Por isso, procurei o Senac e foi a melhor escolha que eu poderia ter feito”, conta ela que foi efetivada pelo posto onde desenvolveu a prática do curso. “Após seis dias da conclusão do curso, fui contratada pelo Auto Posto Comendador, no bairro do Poço, onde trabalho há três anos. O Senac foi um divisor de águas na minha vida profissional. Já estou me organizando para voltar à sala de aula, dessa vez, em algum curso na área de Saúde”, conta ela que, recentemente, recebeu o prêmio de Excelência no Atendimento da BR Distribuidora – pelo cumprimento de todas as metas, com 100%  de aproveitamento –, reconhecimento que rendeu ao posto onde trabalha a Van de Prêmios Desafio Petrobras.  

Dos 15 frentistas do posto onde Renata trabalha, 9 são ex-alunos do curso de Frentista do Senac. Outros 4 alunos estão desenvolvendo a prática profissional e já estão sendo avaliados para uma possível contratação. Alex Modesto, chefe de pista do posto, explica o motivo da preferência. “Não temos mais tempo de treinar o profissional. Precisamos deles prontos para exercer as atividades e essa segurança nós encontramos nos alunos que vêm do Senac”, destaca Modesto. “Além de prontos, eles chegam aqui determinados a fazer a diferença. É isso que buscamos”, complementa Valter Oliveira, gerente do Auto Posto Comendador.

 No Posto Convém, no Farol, 75% da equipe de Frentistas são de ex-alunos do Senac contratados ao final da prática profissional supervisionada. “Valorizamos o interesse e o desenvolvimento correto da técnica”, explica o gerente do posto, Dario Estevão, 34, ao citar a própria história para reforçar que o segmento oferece grande possibilidade de construção de carreira. “Eu comecei como frentista, fui promovido à chefe de pista, fiz o curso de Excelência no Atendimento no Senac, alcancei a gerência da loja de conveniência e, em seguida, fui promovido a gerente geral do posto. Vale a pena investir nesse segmento”, reforça ele.

E para quem acha que a preferência nos postos de combustível é dos homens, a gerente do Auto Posto Leste Oeste, no Jacintinho, conta que, 80% dos frentistas contratados por ela para o posto são mulheres. “Reconheço as habilidades dos homens, mas considero as mulheres mais cuidadosas e comprometidas com o trabalho”, conta ela. Da equipe de frentistas, pelo menos 12 passaram pelo curso do Senac. Daniela Santos, 19, é uma delas. Contratada há 5 meses, tempo em que concluiu o curso, ela conta que pretende voltar à sala de aula para fazer cursos de Informática. “Por meio do Senac, conquistei meu primeiro emprego e não pretendo parar por aqui. Tenho o sonho de fazer o curso superior em Administração e pretendo acumular o máximo de conhecimento a fim de continuar fazendo a diferença no mercado de trabalho”, conta ela.

Colega de trabalho de Daniela, Adriana Santos, 30, comemora 13 anos de profissão. “Comecei servindo cafezinho no posto. Depois do curso no Senac, assumi a função de Frentista e não me vejo fazendo outra coisa. Quero construir carreira nesse segmento”, confessa ela que concluiu recentemente o curso de Excelência no Atendimento. “Aperfeiçoamento constante. Esse é o caminho, por isso, tenho o Senac como um grande parceiro para conquistar cada vez mais espaço e destaque no ambiente de trabalho”, finaliza.

Instrutor do curso de Frentista do Senac Alagoas há 12 anos, Edson Nobre não esconde a satisfação em contribuir para a mudança de vida desses jovens. “A maioria deles entra no Senac sem experiência de mercado, ansiosos pelo primeiro emprego. Minha preocupação, durante o curso, é prepará-los como frentistas de excelência, desenvolvendo a parte técnica em conjunto com a ética. A sociedade agradece”, explica Nobre, que assumiu a função de gerente de posto de combustível durante 16 anos.       

Novas turmas

O Senac Alagoas está com matrículas abertas para novas turmas do curso de Frentista. Durantes as aulas, além de aprender os serviços inerentes à profissão, os alunos estudam disciplinas como matemática básica, saúde e segurança no trabalho, comunicação e expressão, e rotinas financeiras. Durante o curso, os alunos realizam visitas técnicas a postos de combustível e, ao final das aulas, eles são encaminhados para a prática profissional supervisionada, o que torna ainda mais estreita a relação com o mercado de trabalho.

Banco de Oportunidades

A preferência por profissionais capacitados é uma realidade para a maioria das empresas, seja pela redução de custos, seja pela otimização de processos. A fim de facilitar a busca das empresas por esses profissionais e, dessa forma, promover o ingresso dos alunos no mercado de trabalho, o Senac oferece o Banco de Oportunidades (BOP), que realiza, gratuitamente, o encaminhamento dos profissionais qualificados na instituição para o mercado formal, de acordo com as exigências e a necessidade dos empregadores, agregando a qualidade da formação Senac aos serviços prestados pelo empresariado local.

Os ex-alunos do Senac Alagoas que desejam cadastrar o currículo e as empresas que  necessitam de profissionais qualificados podem entrar em contato com o BOP por meio do endereço eletrônicobop.maceio@al.senac.br ou pelo telefone (82) 2122. 7856. 

 

Primeira Edição © 2011