Preocupado com Venezuela, papa envia carta para Nicolás Maduro

02/05/2016 17:16

A- A+

AFP

compartilhar:

O papa Francisco, preocupado com a situação política e social na Venezuela, enviou uma "carta pessoal" ao presidente Nicolás Maduro, informou o Vaticano nesta segunda-feira. Embora o conteúdo da mensagem não tenha sido divulgado, fontes confirmam que o papa "acompanha de perto a situação" do país e recordam que o pontífice, em um de seus últimos discursos de Páscoa, chegou a convidar o governo e a oposição para conversarem. "É necessário que todas as partes trabalhem para promover a cultura da união, justiça e respeito mútuo para garantir o bem-estar espiritual e material dos cidadãos", declarou Francisco na ocasião.

A oposição venezuelana anunciou nesta segunda-feira que entregou ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) um total de 1,85 milhões de assinaturas pedindo a convocação de um referendo revogatório contra Nicolás Maduro. No poder desde 2013, desde a morte de Hugo Chávez, o presidente enfrenta um crescente descontentamento popular devido ao agravamento da crise econômica.

Em nota publicada neste sábado, o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, afirmou que Aldo Giordano, o núncio papal em Caracas (posto equivalente ao embaixador do Vaticano), ofereceu-se "para encorajar o diálogo patrocinado pelo papa". Dada a grave situação social na Venezuela, com a escassez de produtos básicos e um duro confronto entre o governo e a oposição, a hierarquia da Igreja Católica ofereceu-se para servir como uma ponte para o diálogo.

Primeira Edição © 2011