Plano Diretor: Prefeitura inicia discussão do Caderno Técnico

20/02/2016 11:51

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

Como parte do processo para a revisão do Plano Diretor, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento e do Desenvolvimento (Sempla), realizou neste sábado (20) a 4ª Audiência Pública, na Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), no bairro Farol.

Nesta etapa, representantes da sociedade civil organizada como entidades de ensino e científicas, entidades de classe, associações de moradores, organizações não governamentais, órgãos e entidades públicas discutem o Caderno Técnico, um esboço do Plano Diretor que será finalizado nos próximos meses.

“Ao todo, já somamos mais de 10 encontros entre oficinas de sensibilização e audiências públicas. Hoje nós vamos discutir o Caderno Técnico, um esboço do Plano Diretor. Estamos chegando quase ao fim do processo e o empenho é para que mandemos, em breve, o Plano para apreciação na Câmara de Vereadores. Nosso objetivo e esforços são para construir um Plano que traduza as necessidades do povo e da cidade de Maceió”, destacou o arquiteto e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Messias Costa.

Cleonice Alves é presidente da Associação de Moradores do Conjunto José Tenório. Para ela, a audiência é uma oportunidade de colaborar com o desenvolvimento da cidade. “É o momento que nós temos para opinar e expor nossas demandas, além de apresentar e questionar sugestões. Tenho participado de todas as discussões abertas e fico feliz pela oportunidade da organização proposta pelos envolvidos na revisão do Plano Diretor”, disse a líder comunitária.

A revisão do Plano Diretor da cidade de Maceió conta com a consultoria da empresa especializada Porto Marinho. “Nós estamos discutindo o futuro da cidade e de quais instrumentos podemos dispor para o crescimento ordenado. Nesse contexto surge o Plano e esta reunião é a oportunidade detalhar o Caderno Técnico, se aproximando cada vez mais do que será o Plano Diretor”, acrescentou Cláudio Marinho, representante da empresa Porto Marinho.

Como instrumento para nortear o desenvolvimento de Maceió nos próximos 10 anos, o Plano Diretor é um documento que passa por uma revisão periódica e, segundo a legislação, deve acontecer a cada dez anos. Para construí-lo, o Município dialoga e discute diversos direcionamentos que podem melhorar a vida dos cidadãos.

Primeira Edição © 2011