Plano Diretor: Prefeitura realiza segunda audiência

14/11/2015 17:00

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

Mais uma etapa para o processo de revisão do Plano Diretor da capital foi realizada neste sábado (14) pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e do Desenvolvimento (Sempla). Gestores públicos e representantes da sociedade civil lotaram o auditório do Centro Universitário Tiradentes (Unit), em Cruz das Almas, para a segunda audiência pública, onde está sendo feito um balanço do atual Plano e discutidas sugestões para o planejamento deste que será encaminhado para aprovação na Câmara Municipal de Maceió (CMM) até o final do ano.

Esta consulta pública acontece após a primeira audiência e quatro oficinas técnicas/temáticas. Para o secretário de Planejamento e Desenvolvimento de Maceió, Messias Costa, oportunidades de coletar da população os anseios e fazer uma leitura comunitária para, ao término do processo, conseguir um Plano que traduza as necessidades da cidade e povo maceioense, são essenciais.

“O que temos feito é juntar essas diferentes questões à experiência técnica dos profissionais responsáveis pela elaboração. Na primeira audiência apresentamos as questões metodológicas, organogramas e a partir das oficinas nós fomos juntado representantes que contemplam os vários seguimentos da sociedade para debater os desafios para o desenvolvimento de Maceió”, disse o secretário.

Messias Costa destacou que a discussão de hoje está servindo para avaliar a aplicação do atual Plano Diretor, planejamento que foi elaborado há uma década. “Um debate para avaliar os pontos que deram certo e as questões que não saíram como foram pensadas à época. Todo o trabalho é um conjunto de elementos importantes para nortear a revisão e sucesso do Plano. Só assim teremos, conforme orientação do prefeito Rui Palmeira, um planejamento para o reordenamento e crescimento equilibrado que Maceió precisa”, explicou.

“Quando se começa um processo dessa natureza o trabalho vai ganhando forma e se torna ainda mais produtivo. Ficamos muito felizes com todas essas presenças porque é dessa forma democrática que se constrói uma cidade melhor”, destacou o gestor sobre a participação popular.

Alisson Cardoso da Silva é líder comunitário no São Jorge e disse fazer questão de participar e contribuir com o processo de construção do Plano Diretor. “Tenho ido a todas as audiências e oficinas técnicas. Essas são oportunidades que a população tem para se fazer presente e acompanhar, trazendo novos conceitos e experiências, além dos anseios e reivindicações das comunidades. A Prefeitura está de parabéns pelo trabalho de comunicação para convocar os cidadãos a contribuir com esse processo”, relatou.

Representantes da MJ engenharia, responsável pela construção do Plano Municipal de Saneamento, também participaram da discussão. “São projetos que acrescentam um ao outro, de modo que as informações coletadas aqui servem também para o diagnóstico que estamos realizado para a construção do Plano de Saneamento”, complementou Sylvana Carvalho, psicóloga da empresa.

 

Primeira Edição © 2011