Creas alerta estudantes sobre perigos da exploração sexual

14/11/2015 11:28

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

Durante todo o ano, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Jatiúca, um dos equipamentos sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), vem realizando ações contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A equipe faz palestras em escolas da região para alertar e combater essa prática.

Desta vez, crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 12 anos, estudantes da Escola Municipal José Correia Costa, no bairro da Serraria, assistiram uma apresentação de teatro de fantoches alertando sobre o abuso e exploração sexual infantojuvenil, mostrando como cada um pode agir ao se deparar em casos de violação de direitos.

 

Os educadores sociais contam a estória de João e Maria vítimas de abuso sexual. De forma lúdica, eles são alertados dos riscos e dos cuidados que devem ter. Além disso, são ensinados que é preciso denunciar, falar para alguém de confiança, como a mãe, o pai e professores se algo de errado estiver acontecendo.

De acordo com a secretária Municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, os Creas possuem uma rede de profissionais que trabalham com vítimas de violações de direitos. “Essas ações nas escolas possibilitam o acesso informação de uma forma mais simples e direta, permitindo que as crianças sejam alertadas sobre esse risco”, destacou.

Em Maceió, os Conselhos Tutelares, junto com a Polícia Civil, são os responsáveis pela investigação da veracidade das denúncias. Já os Creas são os locais destinados à assistência e ao acompanhamento das condições psicológicas e sociais das vítimas.

O Disque 100 também é uma importante ferramenta de denúncia. O serviço de atendimento telefônico é gratuito e funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana. As denúncias recebidas na Ouvidoria da Secretaria Nacional de Direitos Humanos e no Disque 100 são analisadas, tratadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis.

Primeira Edição © 2011