Os alimentos recomendados para deixar de fumar

O cigarro é uma epidemia mortal que pode destruir sua vida ou a dos seus seres queridos

08/10/2015 08:25

A- A+

Redação com Matias Carrocera

compartilhar:

O índice porcentual de fumantes no Brasil caiu 30,7% nos últimos nove anos, segundo o Ministério da Saúde. Entretanto não é motivo para comemorações, uma vez que 10,8% da população ainda continua adepta ao cigarro. Considerada uma droga perigosa, fumar aumenta o risco de desenvolver diferentes tipos de câncer como o de pulmão, lábios, cavidade oral, esôfago, laringe, pâncreas ou bexiga; produz doenças cardíacas ou pulmonares como apoplexia, aneurisma da orta, asma e inclusive catarata.

Você continua se enganando com a típica frase de “posso deixá-lo quando quiser”, mas na verdade sua adição é mais forte que você.  Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) se estima que atualmente existam no mundo 1.300 milhões de fumantes. O número de mortes em razão do consumo do tabaco é de 5 milhões ao ano; se a pauta atual de consumo continuar no mesmo ritmo, esta mortalidade pode chegar a duplicar-se, alcançando quase os 10 milhões em 2020.

O cigarro é uma epidemia mortal que pode destruir sua vida ou a dos seus seres queridos e é por isso que decidimos compartir uma serie de conselhos alimentícios que ajudarão você a controlar a ansiedade que terá uma vez que diga não ao tabaco.

 Beba muita água, suco de frutas ou leite. Eles te ajudarão a eliminar a nicotina o mais rápido possível do seu organismo, evitando assim a típica ansiedade nos primeiros dias sem cigarro. É fundamental neste momento também deixar o chá, o café ou o álcool porque possuem substâncias que estimulam o sistema nervoso e provocarão uma maior vontade de fumar.

 Ingerir vitaminas através de frutas e verduras. É muito importante comprar frutas com alto conteúdo de vitamina C, já que a adição ao tabaco diminui os níveis de vitaminas em seu corpo. O kiwi que possui grandes quantidades de vitamina C (98 miligramas cada 100 gramas) ou a cenoura (possui vitamina C, B e A, que favorece a proteção de nossos pulmões) podem ser grandes aliados quando você começar a notar os primeiro sintomas de ansiedade.

 Deixar as carnes vermelhas e colocar mais feijão no seu prato. Está comprovado de maneira científica que consumir muita carne acentua o sabor do cigarro, transformando mais atrativo o hábito de fumar. Já os legumes são ricos em fibras e capazes de eliminar o sabor do cigarro, além de estimular o trânsito intestinal. Segundo a universidade de Durkein na Carolina do Norte, alguns alimentos precisam sempre estar em nossa despensa: leite desnatado, pão, frutas, alface, iogurte desnatado, ovos, batatas, soja, massa, queijo fresco e arroz.

 Sempre que tenha vontade de fumar lembre-se que os cigarros são um coquetel mortal. Hoje a indústria tabagista consegue deixar seus produtos mais atrativos ocultando a toxidade de seus cigarros com uma fumaça mais suave, menos visível e com cheiro mais suave.

 

 Porém o tabaco é uma fábrica de produtos químicos em miniatura, minuciosamente desenhado e fabricado de acordo com milhares de especificações que incorporam características e ingredientes amparados por patentes e que liberam nicotina dentro de um rango de doses calculadas para maximizar seu potencial de adição.

 Algumas empresas chegam até a publicar listas parciais de ingredientes em suas páginas web, mas não enumeram as numerosas substâncias que poderiam levar a muitas pessoas a deixar o vício de fumar: resíduos de pesticidas, herbicidas, fertilizantes, metais pesados, arsênico e outros produtos tóxicos aumentam o perigo.

 

 

 

matías carrocera

Primeira Edição © 2011