Cultura: palestra demonstra técnicas de captação de recursos

15/09/2015 08:16

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

A elaboração de projetos para concorrência em editais abertos pelo poder público será tema de uma palestra marcada para a próxima sexta-feira (18), às 14h, no Anexo do Teatro Deodoro, no Centro. A palestra integra a programação da etapa alagoana do Festival do Teatro Brasileiro (FTB) e será conduzida pelo seu idealizador e coordenador-geral, Sergio Bacelar. O encontro tem como objetivo avaliar estratégias de singularidade e competitividade de propostas.

Com base no estudo do IV edital do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, o workshop trará aspectos da política cultural da Petrobras Distribuidora, com a avaliação do edital de 2014/2015. Os participantes terão a oportunidade de conhecer a singularidade dos projetos, competitividade e o alinhamento das propostas com as diretrizes das políticas culturais.

Sergio Bacelar destaca que a palestra passa orientações que podem ser utilizadas na elaboração de projetos em todos os segmentos, não somente para o teatro ou a dança.

As inscrições para o Workshop de Elaboração de Projetos para Editais são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.festivaldoteatrobrasileiro.com.br/alagoas. As vagas são limitadas.

Sobre Sergio Bacelar

Sergio Bacelar, formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), é especializado na idealização e coordenação de projetos de música, teatro e dança. Nos últimos anos foi selecionado em edital do PNUD e Presidência da República para a elaboração da VI Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Ele também coordenou e atuou como diretor artístico nas quatro edições do Festival Cultural do Banco do Brasil.

A frente da coordenação do Festival do Teatro Brasileiro ao longo de suas 16 edições, Bacelar colaborou para a promoção e divulgação das artes cênicas da Bahia, Pernambuco, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul. O Festival itinerante já chegou a todas as regiões, tendo sido realizado em 15 estados e no Distrito Federal. A XVII edição do FTB, em 2015, tem como tema as artes cênicas da Paraíba e já foi apresentado no Pará e no Ceará, passa por Alagoas neste mês de setembro e chega ao Espírito Santo.

O Festival é apresentado pelo Ministério da Cultura e Petrobras e sua etapa alagoana é correalizada pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) com apoio cultural da Secretaria Municipal de Educação (Semed), SESC, Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba, Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Governo do Estado, por meio da Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal).

Primeira Edição © 2011