Ação pedagógica do Festival do Teatro Brasileiro chega às escolas de Maceió

Cerca de 800 alunos com idades entre 11 e 14 anos participam de atividades que visam a formação de plateias e estruturação de grupos de teatro nas unidades de ensino

14/09/2015 07:34

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O Festival do Teatro Brasileiro inicia nesta segunda-feira (14) as atividades de seu eixo pedagógico, considerada a ação mais importante de toda a programação do evento. A Ação Pedagógica de Formação de Plateia envolve 800 alunos de escolas da rede municipal de ensino e é executada por dez arte-educadores pré-selecionados, que passaram por uma capacitação de 12 horas no último final de semana.

A ação é dividida em três etapas. Na primeira, que começa nesta segunda e se estende até terça-feira (15), os alunos passam por 2 horas/aula por dia com os arte-educadores, em sala, realizando exercícios que visam a ampliação de horizontes de percepção. Na segunda etapa, marcada para os dias 17 e 18, as crianças, todas com idades entre 11 e 14 anos, vão assistir ao espetáculo Flor de Macambira, do grupo paraibano Coletivo Teatral Ser Tão Teatro. As apresentações acontecem no Ginásio de Esportes do bairro do Pontal da Barra, na quinta, às 9h, e na sexta, às 14h30. No dia 21, quando acontece a terceira etapa, os meninos e meninas retornam à sala de aula para mais duas horas de debate sobre as temáticas abordadas pelo espetáculo.

De acordo com o idealizador e coordenador nacional do Festival do Teatro Brasileiro, Sergio Bacelar, um relatório elaborado ao final da ação deverá apontar as mudanças no comportamento e na absorção dos estímulos por parte dos alunos, resultado das atividades em sala e da análise do espetáculo Flor de Macambira.

“No primeiro momento, vamos analisar a expectativa dos alunos com relação às temáticas e às dinâmicas realizadas em sala. Após a apreciação do espetáculo, vamos observar a transformação dos alunos. O que vimos em todos os estados por onde passamos nesses 17 anos de FTB foram alterações profundas em quase todas as crianças que participaram da atividade, que vão desde a disciplina em sala de aula até o convívio social”, diz Bacelar.

As 800 crianças que vão participar da ação pedagógica são alunas das escolas Antídio Vieira, Padre Pinho e Silvestre Péricles. As ações em sala de aula acontecem pela manhã e à tarde, nos dias 14, 15 e 21 de setembro. Sessenta alunos participarão ainda da elaboração de Cenas Curtas, uma ação de continuidade do projeto onde serão transmitidas noções de dramaturgia, seguidas de atividades de criação de textos cênicos, práticas de jogos e encenação. A ideia é estimular a formação de grupos de teatro nas escolas.

A Ação pedagógica acontece simultaneamente nas escolas Antídio Vieira, no Trapiche; Silvestre Péricles, no Pontal; e Padre Pinho, na Cruz das Almas. Nestas segunda e terça-feira (14 e 15), as atividades serão realizadas pela manhã, das 7h40 às 11h30, e à tarde, das 13h40 às 17h30. Na quinta-feira (17), a ação ocorre no período da tarde, das 13h40 às 17h30, apenas na escola Silvestre Péricles. Já na sexta-feira (18), as atividades serão desenvolvidas no período da manhã, das 7h às 12h. E, por fim, na segunda-feira (21), conclui-se a última etapa pedagógica do Festival, com atividades apenas no período da tarde, das 13h às 18h.  

Flor de Macambira

O texto de Flor de Macambira é de Rosyane Trotta e Ser Tão Teatro, livremente inspirado na obra Coronel de Macambira, de Joaquim Cardozo, com a direção de Christina Streva. O espetáculo conta a história da jovem Catarina, a mais bela flor da Fazenda Macambira, que sucumbe aos vícios e tentações mundanas e, para salvar-se a si e a seu amado, mergulha nas profundezas de sua alma. Tipos do cotidiano brasileiro como o coronel sanguinário, o padre mercantilista, o bicheiro corrupto, e o triunvirato do capitalismo: o economista ilusionista, o banqueiro especulador e o marqueteiro enganador, vão sendo apresentados, quadro a quadro. Flor de Macambira é um espetáculo que contempla todas as idades e traz a força e a riqueza da cultura popular nordestina, de maneira lúdica e encantadora.

Espetáculos

Com as apresentações da semana passada, o Festival do Teatro Brasileiro alcançou a marca de 1.500 expectadores e participantes de suas atividades paralelas, que incluem as oficinas de Grafite e Hip Hop para jovens e adolescentes da Vila dos Pescadores e a Residência Artística com Coletivo de Teatro Alfenim, no Espaço Cultural da Praça Sinimbu.

A etapa de apresentações foi aberta na sexta-feira (11) pelo ator global Luiz Carlos Vasconcelos, que trouxe para Maceió seu espetáculo solo Silêncio Total, do Piollin Grupo de Teatro, lotando o Teatro Deodoro. Os espetáculos serão retomados no dia 17, às 20h, no Teatro Deodoro, onde a Agitada Gang – Grupo de Atores e Palhaços da Paraíba apresenta Como Nasce um Cabra da Peste. No dia seguinte, às 20h, o Milagre Brasileiro, doColetivo de Teatro Alfenim, ocupa a Sala Preta do Espaço Cultural, na Praça Sinimbu. No dia 19, o período de apresentações do Festival de Teatro Brasileiro em Maceió será encerrado com o show do músico Chico CésarDJ Chico Correia e o espetáculo de dança Nordestinidade, da Companhia de Projeções Folclóricas Raízes, na Praça Multieventos, orla de Pajuçara, a partir das 18h.

 

FTB conta com o patrocínio da Petrobras desde 2008. Todas as atividades do Festival, inclusive as apresentações dos grupos paraibanos e os shows do músico Chico César e do DJ Chico Correia, são abertas ao público. Os ingressos são distribuídos nos locais das apresentações, duas horas antes do início dos espetáculos.

O Festival é apresentado pelo Ministério da Cultura e sua etapa alagoana tem o apoio cultural do SESCSecretaria de Cultura do Estado da ParaíbaUniversidade Federal de Alagoas (Ufal), do Governo do Estado por meio da Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal), e da Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a co-realização pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).

SERVIÇO

17° Festival do Teatro Brasileiro (FTB) - 31 de agosto a 21 de setembro, em Maceió.

 

Informações: www.festivaldoteatrobrasileiro.com.br/alagoas

Facebook: Festival do Teatro Brasileiro.

Twitter: @ftbrasileiro

Instagram: ftbrasileiro

Assessoria de Comunicação: Petrônio Viana – jornalista responsável

Contato: (82) 9 9155-5755 / ftb_al@hotmail.com

Primeira Edição © 2011