Espetáculo consagrado traz ator de 73 anos aos palcos de Maceió

Fernando Teixeira encena 'Esparrela' neste sábado (12), no Teatro Jofre Soares, a partir das 20h

11/09/2015 05:51

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Consagrado pela crítica teatral em todos os estados pelos quais passou, o espetáculo paraibano Esparrela, do Grupo de Teatro Bigorna, chega a Maceió neste final de semana. O monólogo, encenado pelo ator, autor e diretor Fernando Teixeira, com 40 anos de carreira, apresenta a relação do urubu Arquimedes e seu adestrador Manuel, que, para impressionar os moradores da cidade da qual foi expulso, resolve ensinar a ave a dançar. Dessa relação, surge uma amizade que se encerra com a morte de Manuel e o ressurgimento dele em sua ave adestrada.

O espetáculo começa às 20h deste sábado (12), no Teatro Jofre Soares – SESC Centro, localizado na rua Barão de Alagoas, no Centro de Maceió. A história é contada por Fernando Teixeira de forma íntima e visceral, tal como faziam os fabuladores presentes na tradição oral brasileira. Em contato direto com o público, Teixeira, que tem 73 anos, transmite de forma única a relação do homem consigo mesmo, com seu alter ego, mantendo a plateia hipnotizada durante toda a apresentação.

A força da performance de Teixeira impressiona. Professor aposentado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o ator, dramaturgo e diretor é considerado o nome vivo mais importante do teatro paraibano, e teve sua trajetória retratada no livro Fernando Peregrino, do também dramaturgo Tarcísio Pereira.

O espetáculo do Grupo Bigorna faz parte da programação do Festival do Teatro Brasileiro (FTB), que chega a Alagoas pela primeira vez em sua 17ª edição trazendo atividades pedagógicas voltadas para a formação de públicos, incentivo à formação de grupos teatrais, ciclo de dramaturgos, e preparação de atores e roteiristas em potencial.

O período de apreciação de espetáculos do FTB tem início nesta sexta-feira (11), com o espetáculo Silêncio Total, do Piollin Grupo de Teatro. O monólogo é encenado há quase 30 anos pelo ator Luiz Carlos Vasconcelos, que atualmente dá vida ao personagem Bento na novela Além do Tempo, da Rede Globo. A apresentação acontece no Teatro Deodoro, às 20h.

No dia 12, a partir das 18h, o grupo Quem Tem Boca é pra Gritar apresenta o espetáculo de rua Cancão, Malazarte e Trupizupe. A encenação acontece no conjunto residencial Vila dos Pescadores, no bairro do Sobral. Ainda no dia 12, às 20h, no Teatro Jofre Soares, o ator veterano Fernando Teixeira, do Grupo de Teatro Bigorna, apresenta o monólogo Esparrela, um dos espetáculos mais premiados da cena paraibana, em cartaz há mais de 40 anos.

Após uma semana de atividades paralelas, o FTB retoma as apresentações para o público alagoano no dia 17, no Teatro Deodoro, onde a Agitada Gang – Grupo de Atores e Palhaços da Paraíba apresenta Como Nasce um Cabra da Peste. No dia seguinte, às 20h, o Milagre Brasileiro, do Coletivo de Teatro Alfenim, ocupa a Sala Preta do Espaço Cultural, na Praça Sinimbu. No dia 19, o período de apresentações do Festival de Teatro Brasileiro em Maceió será encerrado com o show do músico Chico César, DJ Chico Correia e o espetáculo de dança Nordestinidade, da Companhia de Projeções Folclóricas Raízes, na Praça Multieventos, na orla de Pajuçara, a partir das 18h. Os ingressos serão distribuídos nos locais das apresentações, duas horas antes do início dos espetáculos.

Festival do Teatro Brasileiro é apresentado pelo Ministério da Cultura e Petrobras e sua etapa alagoana tem o apoio cultural do SESCSecretaria de Cultura do Estado da ParaíbaUniversidade Federal de Alagoas (Ufal), do Governo do Estado por meio da Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal), e da Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a co-realização pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).

SERVIÇO

17° Festival do Teatro Brasileiro (FTB) - 31 de agosto a 21 de setembro, em Maceió.

Informações: www.festivaldoteatrobrasileiro.com.br/alagoas

Facebook: Festival do Teatro Brasileiro.

Twitter: @ftbrasileiro

Instagram: ftbrasileiro

Assessoria de Comunicação: Petrônio Viana – jornalista responsável

Contato: (82) 9 9155-5755 / ftb.teatroalagoas@gmail.com

Primeira Edição © 2011