Oficinas de Grafite e Hip Hop conquistam adolescentes da Vila dos Pescadores

Resultados já podem ser vistos na comunidade; aulas de Grafite foram prorrogadas e as de Hip Hop tiveram inícios nesta segunda-feira

09/09/2015 07:52

A- A+

Divulgação

compartilhar:

As oficinas de Grafite e Hip Hop realizadas desde a semana passada na Vila dos Pescadores, no bairro do Sobral, em Maceió, acabaram se tornando o foco das atenções da comunidade neste mês de setembro. Envolvidos nas atividades, jovens e adolescentes começaram a entender o verdadeiro sentido transformador da arte a partir dos ensinamentos passados pelos instrutores Alan Lima, de Grafite, e Nando Rozendo, de Hip Hop.

Devido ao sucesso e ao alto nível de engajamento, as oficinas de Grafite, que deveriam ter sido encerradas no dia 4, foram prorrogadas até a próxima sexta-feira (11). O resultado das aulas já pode ser visto pelos muros da Vila dos Pescadores, dando uma nova cara à comunidade. “Todo mundo pode ver o que a gente aprendeu”, comemora Murilo Oliveira, de 11 anos, que participou de todos os dias da oficina e agora mostra sua arte para os amigos.

“Esse é o poder transformador da arte. Primeiro, ela muda as pessoas por dentro, e depois muda a realidade em volta delas”, observou Alan Lima, artista responsável pela oficina. “É essa mudança que queremos provocar. Fazer esses garotos se sentirem valorizados dentro da própria comunidade é nossa maior vitória”, avalia Sergio Bacelar, idealizador e coordenador-geral do Festival do Teatro Brasileiro, que vem a Alagoas pela primeira vez trazendo, entre outras atividades, as oficinas de Grafite, Hip Hop, Residências Artísticas e uma série de espetáculos que se inicia na próxima sexta-feira (11). Veja a programação abaixo.

Na última segunda-feira (7), teve início a oficina de Hip Hop, comandada pelo líder do grupo Favela Soul, Nando Rozendo. No primeiro contato com os 15 jovens e adolescentes inscritos nas atividades, Nando buscou passar os princípios básicos do ritmo e sua relação com o meio social. “O poder de mudar é de cada um aqui. A vida é uma escolha. Qual o caminho que vocês querem pra vocês?”, provocou o músico. “O Hip Hop é uma expressão de luta, de resistência. Esses garotos têm a oportunidade de ser o que quiserem ser. Só depende deles serem boas pessoas, em qualquer ambiente. O movimento Hip Hop está aqui para ajudar”, disse Rozendo.

“Já aprendi que o Hip Hop ensina o que é certo e o que é errado. Você só vai para o mau caminho se quiser. Vou aprender a cantar, dançar... a arte, né?    “, dizia Raí, de 7 anos, animado com os ensinamentos. A Oficina de Hip Hop está sendo realizada no Espaço Comunitário da Vila dos Pescadores até o próximo dia 11, das 13h às 17h. Nos próximos dias, os alinos devem ter contato com representantes de todos os pilares da arte: os BBoys, os DJs, os MCs e os grafiteiros.

Espetáculos

O período de apresentações da etapa alagoana do Festival do Teatro Brasileiro começa no dia 11 de setembro, com o espetáculo Silêncio Total, do Piollin Grupo de Teatro. O monólogo é encenado há quase 30 anos pelo ator Luiz Carlos Vasconcelos, que atualmente dá vida ao personagem Bento na novela Além do Tempo, da Rede Globo. A apresentação acontece no Teatro Deodoro, às 20h.

No dia 12, a partir das 18h, o grupo Quem Tem Boca é pra Gritar apresenta o espetáculo de rua Cancão, Malazarte e Trupizupe. A encenação acontece no conjunto residencial Vila dos Pescadores, no bairro do Sobral. Ainda no dia 12, às 20h, no Teatro Jofre Soares, o ator veterano Fernando Teixeira, do Grupo de Teatro Bigorna, apresenta o monólogo Esparrela, um dos espetáculos mais premiados da cena paraibana, em cartaz há mais de 40 anos.

Após uma semana de atividades paralelas, o FTB retoma as apresentações para o público alagoano no dia 17, no Teatro Deodoro, onde a Agitada Gang – Grupo de Atores e Palhaços da Paraíba apresenta Como Nasce um Cabra da Peste. No dia seguinte, às 20h, o Milagre Brasileiro, do Coletivo de Teatro Alfenim, ocupa a Sala Preta do Espaço Cultural, na Praça Sinimbu. No dia 19, o período de apresentações do Festival de Teatro Brasileiro em Maceió será encerrado com o show do músico Chico César, DJ Chico Correia e o espetáculo de dançaNordestinidade, da Companhia de Projeções Folclóricas Raízes, na Praça Multieventos, na orla de Pajuçara, a partir das 18h.

O Festival é apresentado pelo Ministério da Cultura e Petrobras e sua etapa alagoana tem o apoio cultural do SESC, Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Governo do Estado por meio da Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal), e da Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a co-realização pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).

SERVIÇO

17° Festival do Teatro Brasileiro (FTB) - 31 de agosto a 21 de setembro, em Maceió.

Informações: www.festivaldoteatrobrasileiro.com.br/alagoas

Facebook: Festival do Teatro Brasileiro.

Twitter: @ftbrasileiro

Instagram: ftbrasileiro

Primeira Edição © 2011