Dia do Folclore é comemorado por grupos de folguedos

23/08/2015 09:07

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Alagoas é o estado brasileiro que possui a maior diversificação cultural. Segundo os estudiosos do folclore, possuímos quatorze folguedos natalinos, dois folguedos de festas religiosas, oito folguedos carnavalescos, sendo quatro com estrutura simples, três danças e dois torés, totalizando vinte e nove folguedos e danças alagoanas.

 

A Secretaria de Estado de Alagoas (Secult) promove durante todo mês atividades que disseminam e celebram as manifestações populares. "Neste mês, comemoramos a mistura destas tradições e crenças, lembrando a população o quanto é rica a nossa cultura e merece ser valorizada", destacou a secretária da Cultura, Mellina Freitas.

 

Para Josefina Novaes, membro da Associação de Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal), o diferencial do estado de Alagoas é essa diversidade de folguedos e danças. "Para mim, eles devem ser sempre valorizados, divulgados e fomentados, além de estar presentes nas escolas", disse.

 

Das manifestações folclóricas, Josefina destaca como as mais significativa pela sua importância social e presença quase sempre garantida nas festas populares são Reisado, Guerreiro, Chegança, Pastoril, Baianas, Cambindas, Cabloquinhos e Dança de São Gonçalo.
 

A décima edição do Giro de Folguedos é promovida pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secult. O projeto leva para os bairros da cidade apresentações de grupos de folguedos, danças e outras manifestações culturais, inserindo nas comunidades o contato direto com Mestres e brincantes da cultura popular. 

 

Neste sábado (22), no Dia do Folclore, o Giro de Folguedos chegou a orla de Maceió, com 10 palcos espalhados ao longo da avenida Sílvio Viana. Guerreiros, Pastoril, Baianas, Banda de Pífanos e Coco de Roda estiveram entre os grupos que animaram a população no trajeto da Feira de Artesanatos ao Alagoinha. 

 

Muitas famílias e turistas puderam ver a força da expressão cultural em cada folguedo apresentado. Os bairros Clima Bom, Ponta Grossa, Pontal da Barra e Benedito Bentes também receberam uma programação especial. No último final de semana, será a vez da Ponta Verde receber o projeto. 

 

Mês do Folclore

Até o final do mês de agosto, a população também poderá conferir exposições promovidas pela Secult que disseminam a cultura: a exposição "Mestres do Patrimônio Vivo de Alagoas", presente na programação do Pátio Cultural, no Shopping Pátio Maceió; e a exposição "Folclore Agosto de: Pedro Teixeira, Egildo Vieira e Asfopal", que homenageia o folclorista Pedro Teixeira, o maestro Egildo Vieira e os 30 anos da Asfopal. As mostras também contam com apresentações artísticas-culturais e oficinas de artes

Primeira Edição © 2011